quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Análise do filme Elefante

Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).
Elefante
Jovens sem rumo e sem lei...

Vidas sem sentido. Pessoas que cruzam em corredores sem ter um destino certo quanto a suas vidas. Futuros incertos. O pior de tudo é quando constatamos que os corredores em que essas pessoas se encontram ao acaso fazem parte de uma escola de Ensino Médio (High School nos Estados Unidos). Mais preocupante ainda é sabermos que as pessoas cujas vidas não tem rumo são jovens, ainda transitando entre a adolescência e a idade adulta...
“Elefante”, filme do criativo diretor Gus Van Sant vem a público retratar as mazelas da vida de uma juventude totalmente perdida quanto a seus propósitos. Adolescentes que não sabem ao certo qual é ou qual deve ser sua identidade e que se confundem ao assistir documentários sobre o nazismo na televisão. Não identificam o que estão vendo como sendo um relato que procura apresentar a história de uma das maiores tragédias de todos os tempos, pelo contrário, visualizam os rituais e as práticas dos seguidores de Adolf Hitler como exemplos de uma ordem que não percebem no mundo em que vivem.
Editado de forma inteligente, tendo como base uma história real que abalou o mundo inteiro, “Elefante” não é simplesmente um documentário como “Tiros em Columbine”, de Michael Moore. Diferentemente de Moore, o filme de Gus Van Sant concentra suas energias no exame do cotidiano de uma juventude sem brilho e desprovida de perspectivas.
Nesse ínterim o ambiente escolar parece colaborar para a perpetuação da futilidade com a formação de “panelinhas” onde se reúnem estudantes que possuam status semelhante (há o grupo dos atletas, o das “patricinhas”, o dos “nerds” ou “cdfs”,...). Além da evidente segregação evidenciada pelo surgimento desses grupos, a escola não parece promover o conhecimento, estimulando o estudo e a pesquisa ou ainda como um local onde se aprendam habilidades e competências.
Nessa escola de Columbine transparece aos olhos dos espectadores que a principal atribuição das high schools norte-americanas é promover os aspectos sociais em detrimento do conhecimento, da ciência, da sabedoria...
Desprovido de efeitos especiais, sem contar com nomes famosos no elenco, tendo como locação básica o interior de uma escola e contando com orçamento reduzido para os padrões de Hollywood, “Elefante” é um verdadeiro fenômeno. Instigante, crítico, inovador na dinâmica utilizada para contar a história de uma grande tragédia americana, o filme foi premiado, com enorme justiça, com a Palma de Ouro em Cannes como melhor filme e pelo ótimo trabalho do diretor Van Sant. Imperdível!
O Filme

Várias histórias num mesmo filme. Personagens que se encontram sem que se conheçam ou mesmo que venham a se conhecer. Pessoas que habitam diariamente um mesmo local sem que saibam da existência de uma boa parcela de pessoas que naquele mesmo espaço transitam, estudam, se relacionam, projetam seus futuros (será?)...
Assim é a High School de Columbine. Assim são tantas outras escolas nos Estados Unidos e em muitos países (inclusive no Brasil).
A escola, ponto de encontro de belas garotas anoréxicas que criticam abertamente qualquer comportamento diferenciado em relação aos seus próprios; onde a crueldade de certos adolescentes em relação a outros que não se posicionam ou agem dentro de certos parâmetros gera traumas que ficam ocultos atrás de semblantes fechados, de atitudes derrotadas e medos contidos.
A vaidade impera e execra tudo o que não se encaixa nos padrões esperados de beleza. A inteligência ofende e torna seus portadores membros de guetos fechados, onde são humilhados e agredidos. Os professores e demais membros do corpo docente são agentes de uma ordem que não respeita nem mesmo o comportamento justo e adequado de quem se atrasou para evitar que um drama pessoal e familiar (o alcoolismo) se tornasse uma tragédia. A ociosidade e a falta de interesse pelos estudos promove o surgimento de uma juventude para quem atirar em latas ou em pessoas é a mesma coisa...
A tragédia de uma escola abalou uma nação e preocupou o mundo inteiro, porém que medidas realmente efetivas tem sido tomadas para evitar que outras matanças como aquela de Columbine voltem a acontecer? Será que continuaremos vendo jovens desiludidos invadindo escolas e atirando a esmo sem alvos fixos, ceifando vidas sem que possamos perceber que também somos culpados por tragédias como essas?
De que adianta colocar detectores de metais na entrada das escolas? Será que o problema vai ser resolvido com policiais circulando nos corredores para intimidar novos atentados? A expulsão dos infratores e sua condenação solucionam a questão? Será que ao definirmos atitudes como essas para resolver tais problemas não estamos dando continuidade a fórmulas fracassadas? Será que não teremos que rever muito mais, quem sabe toda a estrutura educacional, talvez a própria conformação familiar e social do mundo em que vivemos?

20 comentários:

  1. O filme ELEFANTE nos mostra a realidade o que acontece nos colegios de hoje como por exemplo:bulling, discriminacao racial,gordos, magros,nagros hoje em dia se uma pessoa for gorda as pessoa comeca a conhecer ele como gordinho se e magra constuma chamar de magrelo se a for negro as pessoas na sociedade constuma a chama e ae neguim entre outros nomes que dao para as pessoa hoje em dia a sociedade em geral hoje em dia as autoridades muitas vezes nao cuida mas dos casos de bulling racismo dentro de uma sociedade e com isso a muitas das pessoas que estao sofrendo bulling se uma pessoa estiver sofrendo de bulling muitas das vezes essa pessoa pode se vingar como cometer assassinatos ou o proprio suicidio e é isso dai muitas das vezes temos que pensar no que vamos falar para nao agravar a vida de uma pessoa


    ALUNO:Romário Markham N°36 SERIE/TURMA: 3°MG PROF°: Marcelo DISCIPLINA: Sociologia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O filme retrata a história de alunos do ensino médio que sofrem bulling. A escola desses alunos não se preocupa muito com a situação, virando as costas para os problemas existentes.
    Esses alunos revoltam-se de um jeito, que decidem comprar armas pela internet e sair matando quem aparecesse na frente.
    Baseado numa história real, esse é um problema que precisa ser combatido. Já aconteceram muitos casos parecidos em todo mundo. Um adolescente, ou qualquer pessoa que sofre bulling pode ter traumas irreparáveis.
    Como o bulling ocorre mais na escola, ela precisa está preparada para lidar com essa situação, com orientadores, um ambiente acolhedor, criando projetos que desenvolvam habilidades nos estudantes, etc. A família também tem um papel importante na educação e conscientização dos jovens para não praticar bulling, ensinando-os a aceitar e respeitar as diferenças de cada um!


    Centro de Ensino Médio Ave Branca
    Nome: Leonardo de Sousa Santos N° 28
    Série/turma: 3°MG
    Professor: Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Erh, professor... eu não consegui encontrar o questionário sobre o filme elefantes! Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  5. O filme retrata a história de alunos do ensino médio que sofrem bulling. A escola desses alunos não se preocupa muito com a situação, virando as costas para os problemas existentes. As pessoas como os personagens do filme atuam as discriminações, bullying e diversos outros tipos de violência que ocorrem. Suponho que o tema Elefante significaria o tamanho do problema causado, na qual dois amigos sujeita ao bullying se revoltam e vão ao colégio aonde estudavam para assassinar as mesmas pessoas que ousaram a iniciar uma violência contra eles mesmo.Baseado numa história real, esse é um problema que precisa ser combatido. Já aconteceram muitos casos parecidos em todo mundo. Um adolescente, ou qualquer pessoa que sofre bulling pode ter traumas irreparáveis.

    Kayk Medeiros Nº22 3MG' :D

    ResponderExcluir
  6. ELEFANTE

    O filme relata um triste episodio que aconteceu em Columbine ,quando dois alunos resolveram agir com violencia ,quando sofriam bullyng na escola onde eles estudavam.
    Depois de Columbine, escolas americanas investem em prevenção à violência,Com o passar dos anos, estratégias alternativas de prevenção à violência ganharam terreno dentro das escolas. Como medidas de médio e longo prazo, os diretores e professores investiram em medidas para combater o bullying e em serviços de aconselhamento. Essa tendência se refletiu nos investimentos.
    Colocando detectores de metais e policiais nas escolas nao resolve o problema integralmente pois precisamos de uma estrutura educacional contra o bulling nas escolas.
    Infelizmente, no Brasil, não se investe nem em educaçao propriamente dita, quem dirá na segurança das escolas,por isso a nossa sociedade tem que lutar contra o preconceito e a discriminaçao racial nas escolas ,so assim poderemos evitar que casos como de Columbine aconteça de novo.


    Centro de Ensino Médio Ave Branca
    Nome:Josinaldo Costa de Sousa N 19
    Série/turma: 3°MG
    Professor: Marcelo

    ResponderExcluir
  7. Alunos do ensino médio,vitimas de bulying revoltados com o modo que eram tratados na escola, resolvem se vingar de tudo e de todos, despejando sua raiva, matando alunos e professores, eles se inspiram em jogos violentos, e em documentarios nazistas.
    O bulying deve acabar em todo o mundo, só assim para que possamos nos sentir seguros em ambientes como a escola, vários casos ja aconteceram inclusive no Brasil, apenas reforçar a segurança nao vai resolver.

    Rafael de Sousa Ribeiro n°33 3°MG

    ResponderExcluir
  8. O filme Elefante,relata uma história dos estudantes que sofriam bulling na escola.Naquela época,nas escolas sofria muito em relação ao bulling, mais também as classes sociais e discriminação dentre muitas outras coisas,e não so naquela época mais hoje em dia se vive o mesmo,apesar que hoje em dia esse mundo cheio de realidades diferentes quando se fala em bulling quase ninguém se importa,mais a vida de um estudante hoje é baseada em ignora certas palavras de certas pessoas.
    Elefante esse drama vivido pelos adolescentes de uma escola de Ensino Médio,na qual a direção nunca se preocupou com os problemas de seus alunos,este filme baseados em fatos reais no ano de 1999 “Tiros em Columbine”,é um filme que nos mostra a realidade de hoje,por isso devemos respeita as diferenças de cada um.
    Centro de Ensino Médio Ave Branca
    Aluna: Wállina Batista de Carvalho n°:41
    Serie/Turma: 3°MG
    Professor: Marcelo

    ResponderExcluir
  9. Laís Reis Flores N° 24 3MG

    - O filme retrata um fato real,ocorrido nos EUA.Onde jovens de ensino médio sofrem frequentemente bulling,entre amigos e professores.
    Onde tudo acontece de maneira simples,professores não dão apoio aos alunos e a escola não projeta maneiras de melhoras para eles.
    Contudo,de tanto perderem a cabeça por serem''maltratados'' por todos,os mesmos se revoltam e se vingam da escola por um todo,trazendo um fato marcante nessa escola.
    O filme nos mostra um realidade dos dias atuais,crianças,jovens e até mesmo adultos,sofrem bulling em nossa sociedade.O melhor a fazer é respeitar a todos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O filme ELEFANTE relata a triste realidade que não só acontece nas escolas mas em qualquer meio social,que éo Bullying.Também no filme se passa que as pessoas que sofrem de bullying não recebem nenhum tipo de apoio por isso se revoltam contra todos que humilham eles por causa de suas escolhas sexuais,assim não aguentando mais começam a fazer assassinatos na escola .
    Infelizmente isso aconteceu de verdade nos EUA,e acontece frequentemente nas escolas do mundo hoje dia.Para que não venha mais a acontece o melhor que devemos fazer é respeitar todos não importando-se,se ela é negra ou branca,gorda ou magra ,rica ou pobre mas lembrando que ela é igual a todos.


    Geyson Anatan Lima de Araujo N°:16
    3°MG

    ResponderExcluir
  12. O filme se passa nos EUA e retrata a historia de um menino que sofre Bullying na escola, o que hoje em dia é super comum por conta das escolhas que cada pessoa toma. No filme o garoto fica revoltado ao ponto que decide se vingar de todas as pessoas da escola onde ele estuda e compra algumas armas com o irmão e decide sair atirando em todo mundo que aparece na frente dele.
    Wanessa Portugal de Lacerda Nº42 (3º MG)

    ResponderExcluir
  13. O filme é baseado em fatos reais, inspirado no massacre de columbine, em uma escola secundaria dos EUA. Uma dupla de estudantes que sofriam bullying, revoltados, resolveram armar um atentado contra todos ali presente, resultado 13 mortos e mais de 20 feridos. Fora o bullying presente na revolta dos garotos esta a falta de comunicação, interação, da sociedade com os jovens. E a curiosidade do nome ELEPHANT se faz referencia a um ritual, onde não imaginamos e não vemos sua proporção, só percebemos quando por algum motivo as coisas saem do lugar e acontece uma coisa totalmente fora do comum.

    Josiene Pereira nº 18 3ºm G

    ResponderExcluir
  14. Rafael Guimarães N°34 3 MG
    -O filme nos traz uma realidade de jovens que sofrem com o preconceito por serem diferentes,ou de classes baixas.
    Essa realidade que vemos no filme e vivida ate no dias de hoje,Com reações violentas de estudantes contra escolas e professores.
    Mais tudo isso so passa de conflitos que nunca vão ser redimidos,irão apenas passar em branco.
    O filme so nos fez refletir na ideia de zuar com os nossos colegas.

    ResponderExcluir
  15. Jean Carlos 3MH nº 14
    (1)O nome "elefante" pode ser interpretado de várias formas, mas resumindo poderia ser falando do tamanho do problema causado...
    2-Liberdade Sexual, discriminação, bullying.
    3-O filme relata a discriminação que acontece nas escolas,retratando a convivencia de alunos perante pais e pessoas da escola.
    4-na minha opnião ele tem uma percepção muito superficial do que acontece msm.
    5-uma postura com drama, pois mostra a juventude e como os jovens pensam
    6- as principais cenas são: a que tem os dois jovens assistindo ao video nazista, as deles comprando a arma, a cena em que há um beijo gay
    7-primeiramente os jovens serem mais amigaveis e não descriminar os colegas de escola, depois os pais participarem mais da vida dos filhos, a escola promover eventos educativos, não só a escola, mas o governo.

    ResponderExcluir
  16. 1)Ele se refere ao tamanho do problema.

    2)Bullying, exclusão social, discriminação.

    3)O filme nos mostra o dia a dia de muitos jovens que são discriminados e que não tem o devido apoio que precisam.

    4)Ele retrata fatos que realmente acontecem com muitos jovens.

    5)Um drama, tragédia um fato sério e ignorado por muitos.

    6)Dois jovens adentrando a escola como se fossem a uma guerra, eles se beijando no banheiro no banho e ambos sendo influenciados por videos nazistas.

    7)Tratar esse fato com mais seriedade, não ignorar o problema de muitos, apoiar, que isso pode evitar muitas coisas.


    "MATHEUS FELIPE N°46 3MH"

    ResponderExcluir
  17. - O filme relata uma historia triste baseada em fatos verídicos aonde o nome e ELEFANTE que significa: que o tamanho do elefante e o tamanho da discriminação ali existente, alunos sofriam com preconceitos dos colegas de sua escola, mais conhecido com Bullying, a partir dessa discriminação dois garotos se expiram-se em jogos violentos e vídeos nazistas e planejam um massacre em sua escola aonde mata alunos e professores. Devemos observar que em toda instituição de ensino o bulliving e freqüente, o filme se passa nos EUA aonde esse tipo de preconceito e bastante usado entre os alunos,quando pequenos a família deve conscientizar seus filhos que não podem ter qualquer preconceito em suas vidas, pois hoje você discrimina alguém amanhã pode ser você o motivo de risos de seus colegas,normalmente as pessoas que sofrem tais preconceitos não recebem nenhuma ajuda, ultimamente os preconceitos são freqüentes em nosso dia-a-dia.

    Aluna: Layane Laís / Nº 19 / Turma: 3ºmH.

    ResponderExcluir
  18. O filme “elefante” trata se problemas ocorridos com jovens nas escolas como o bullying e preconceitos sociais. Porem a escola, a sociedade e os familiares não dando o devido valor a esses problemas, proporcionam que esses alunos futuramente se tornem pessoas complicadas. Como o ocorrido na escola de Columbine nos Estados Unidos, más as medidas que foram tomadas em algumas escolas neste país como colocar detector de metais, policias nos corredores não resolvem esses problemas, no entanto fazem com que os jovens se sintam mais reprimido ocasionado revoltas dês jovens. O que de fato deve ser feito é um acompanhamento de perto desses adolescentes por psicólogos, porem o acompanhamento não deve ser feito forçadamente e sim espontaneamente. E que as escolas seja um local onde os jovens se expressarem sem ter medo de serem reprimidos por serem pessoas inovadoras do sistema.
    Aluno: Aldenei Lima Pereira
    Numero: 01
    Turma/serie: 3MF

    ResponderExcluir
  19. O filme Elefante fala sobre o Buliing , a partir dessa discriminação dois garotos se expiram-se em jogos violentos e vídeos nazistas e planejam um massacre em sua escola aonde mata alunos e professores. ObservE que em toda instituição de ensino o bulliving e freqüente, o filme se passa nos EUA aonde esse tipo de preconceito e bastante usado entre os alunos,quando pequenos a família devem ensinar seus filhos que tosdos temos direitos iguais , pois hoje você discrimina alguém amanhã pode ser você o motivo de risos de seus colegas,normalmente as pessoas que sofrem tais preconceitos não recebem nenhuma ajuda.Com anova Lei do Brasil vai acabar bastante com o bulling ,com ajuda da escola ,professores,alunos denunciando para que esse preconceito não continue,esse preconceito tão inutil que só fazem crianças e adolescentes sofrerem,serem isoladas e base de deboche.
    Nome:Deyseanne da Silva Santos
    Numero:08
    Serie /Turma:3°MH

    ResponderExcluir