Obs: Atividade para ser respondida no caderno!
Sociabilidade e
socialização
De fato, os seres humanos necessitam de seus
semelhantes para sobreviver, comunicar se, criar símbolos e formas de expressão
cultural, perpetuar a espécie e se realizar plenamente como indivíduos. É na
vida em grupo que os indivíduos da espécie humana se tornam realmente humana.
A sociabilidade, capacidade
natural da espécie humana para viver em sociedade, desenvolve-se pelo
processo de socialização. Por meio da socialização o indivíduo se
integra ao grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos, regras e
costumes característicos de seu grupo.
O indivíduo se socializa
quando participa da vida em sociedade, assimila suas normas, valores e costumes
e passa a se comportar segundo esses valores, normas e costumes. Assim,
quanto mais adequada for sua socialização, mais sociável ele tenderá a se
tornar.
Socialização em tempos de globalização
Com o surgimento da globalização e o advento de
novas tecnologias de comunicação, o tempo histórico se acelerou e profundas
transformações começaram a ocorrer em todas as esferas da sociedade.
Nesse contexto de rápidas
mudanças, novas formas de sociabilidade emergem no século XXI. Nos grandes
centros urbanos, o tribalismo se tornou uma das formas de expressão
desses novos tipos de sociabilidade. (A palavra tribalismo está sendo
aqui utilizada em sentido amplo, que ultrapassa o sentido comum, ligado à
idéia de sociedades indígenas.)
Exemplos desses novos grupos
são os punks, os surfistas, os skinheads, as torcidas
organizadas de futebol e as gangues da periferia urbana. Eles se
reúnem em torno de afinidades ou interesses momentâneos, e se identificam por
algum aspecto externo, como a
indumentária, o corte de cabelo, ou por uma linguagem própria do grupo.
Novas tribos também estão
surgindo a partir do desenvolvimento da informática e da rede de computadores.
São as comunidades eletrônicas ou virtuais que habitam o ciberespaço
e inauguram um novo tipo de sociabilidade. .
Esses grupos virtuais surgem como expressão de uma
nova cultura (cibercultura), que nasce da união entre a sociabilidade
pós-moderna e os avanços da microeletrônica. (A expressão pós-modernidade
tem sido utilizada para designar a cultura contemporânea, em oposição à modernidade,
que teve início no século XV e perdurou até a segunda metade do século XX.
Caóticas, desordenadas e sem nenhum controle
externo, essas redes de amizade vão se desenvolvendo por todo o mundo e
inaugurando um novo tipo de sociabilidade.
Hoje, as comunidades
virtuais têm papel fundamental na integração da sociedade de massa: elas
resgatam laços de sociabilidade que estão se perdendo em razão da falta de
tempo disponível para as pessoas freqüentarem os espaços de sociabilidade
tradicionais.
Contatos sociais
Ao dar uma aula, o professor
entra em contato com seus alunos. O cliente e o vendedor de uma loja
estabelecem contato na hora da venda de uma mercadoria. Duas pessoas conversando
também participam de um contato social. A convivência humana pressupõe
uma grande variedade de tipos de contatos sociais.
Você mesmo pode se
relacionar de diversas formas, a começar pela maneira como adquiriu este livro
ou pelos contatos sociais que manteve para chegar até a atual etapa de sua
educação formal.
O contato social está na
origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer
associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais,
criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base
da constituição dos grupos sociais e da sociedade.
Tipos de
contatos sociais
Existem dois tipos de contatos sociais: primários e secundários.
Contatos sociais primários. São os contatos pessoais, diretos, e que têm uma
forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências
individuais. São exemplos de contatos sociais primários: os familiares (entre
pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher); os de vizinhança; as relações
sociais na escola, no clube etc. As primeiras experiências do indivíduo se
fazem com base em contatos sociais primários.
Contatos sociais secundários. São os contatos impessoais, calculados, formais.
Dois exemplos: o contato do passageiro com o cobrador do ônibus para pagar a
passagem; o contato do cliente com o caixa do banco para descontar um cheque.
São também considerados secundários os contatos impessoais mantidos por meio
de carta, telefone, telegrama, e-mail etc.
EXERCÍCIOS
1. A respeito do contexto histórico
de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
A) A Sociologia consolidou-se,
disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por
transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos
históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
B) Um dos principais legados do
Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social,
combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
C) A crescente legitimidade
científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e
Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
D) Herdeira direta das transformações
sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a
Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do
conhecimento produzido pelo senso-comum.
E) A sociologia surgiu mediante a
necessidade de se explicar a sociedade as questões teológicas inerentes daquele
momento.
2. A Sociologia nasce sob a
influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da
Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos
pela Sociologia?
a) O sistema fabril, o
conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
b) O crescimento do radicalismo, a
situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
c) A situação da classe trabalhadora,
a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema
fabril.
d) A religiosidade, as mudanças na
família, o individualismo e a transformação da propriedade.
e) O desenvolvimento da ciência, a
situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o
racionalismo.
3. (UFUB) Assinale a alternativa
correta: O surgimento da Sociologia foi propiciado pela necessidade de:
a) Observar, medir e comprovar as
regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
b) Manter uma estrutura de pensamento
mítica para a explicação do mundo.
c) Condicionar o indivíduo, através
dos rituais, a agir e pensar conforme os ensinamentos transmitidos pelos
deuses.
d) Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de forças transcendentais.
d) Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de forças transcendentais.
e) Manter a interpretação mágica da
realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
4. Com o avanço do conhecimento,
tornou-se necessária um divisão das ciências em diversas disciplinas, e para
facilitar a sistematização dos estudos e pesquisas, a divisão atualmente das ciências
Sociaisabrange as seguintes disciplinas:
a) Sociologia – Economia – Física –
Antropologia
b) Sociologia – Política – Engenharia
– Economia
c) Sociologia – Economia –
Antropologia – Política
d) Sociologia – Economia – Urbanismo
- Matemática
e) Sociologia – Política – Economia –
Medicina
5. Um dos aspectos mais
representativos do Renascimento pode ser destacado no:
a)uso exclusivo de temas de origem
religiosa;
b)na valorização de uma vida de
renúncia e voltada para a determinação do destino da alma;
c)a exaltação de valores humanos e de
uma vida prazerosa, expressos no humanismo e nohedonismo;
d)na volta à uma vida simples,
rústica e ruralizada, onde o abandono das cidades e o declínio dasatividades
comerciais foram sua expressão
e)todas as alternativas estão
corretas e se completam.
6. Observados em
conjunto, o Renascimento, a Revolução Científica do século XVII e o
Iluminismoapresentam:
a) noção de progresso;
b)a idéia da supremacia dos instintos
sobre a razão;
c)o conceito da involução humanista;
d)a percepção de que todo progresso
corresponde a uma deterioração das condições humanas;
e)NRA
7. A evolução do saber
científico, da matemática, da química e da física, por exemplo, permitiramque
ocorrê-se, no interior da sociedade européia ocidental um processo denominado
por:
a)determinismo geográfico;
b)geocentrismo ptolomáico;
c)heliocentrismo copernicano;
d)laicização da sociedade;
e)ruralização social.
8. O desenvolvimento de
valores seculares e leigos, entre os séculos XVI e XVIII, refletiu-se sobre os
valores religiosos com:
a)sua revalorização e a reafirmação
da importância da religião;
b)com a extinção (enfraquecimento) da
religião como uma referência de comportamentos;
c)com o desenvolvimento de uma
religião mesclada com a ciência, como o catolicismo;
d) a condenação das teses
protestantes por serem consideradas meras manifestações místicas;
e) a submissão da ciência à religião;
9. Entre os novos valores
burgueses que emergiam e se consolidavam posteriormente ao século XV, estava a
idéia de lucro, que se contrapunha ao conceito de:
a)salvação da alma pela
riqueza;
b)Justo preço;
c)Predestinação;
d)Paraíso, Purgatório e Inferno;
e)Salvação pela Fé.
10. O desenvolvimento do
capitalismo esteve associado, principalmente, com o surgimento:
a)do luteranismo;
b)do calvinismo;
c)do catolicismo;
d)do movimento ortodoxo;
e)do islamismo.
11. Um dos aspectos mais
representativos do Renascimento pode ser destacado no:
a) uso exclusivo de temas de origem
religiosa;
b) na valorização de uma vida de
renúncia e voltada para a determinação do destino da alma;
c) a exaltação de valores humanos e
de uma vida prazerosa, expressos no humanismo e nohedonismo;
d) na volta à uma vida simples,
rústica e ruralizada, onde o abandono das cidades e o declínio dasatividades
comerciais foram sua expressão
e) todas as alternativas estão
corretas e se completam.
12 – “[...] A socialização é um
processo dinâmico e é ferramenta de formação da personalidade e por sua vez o
indivíduo também passa a ser ferramenta de manutenção e transformação da
socialização, pois quem é o socializado é também um que socializa, e tal
interação e integração estará sempre presente, pois enquanto houver relação
humana haverá socialização. [...]” Fonte:
http://regisper.blogspot.com.br/2010/05/socializacao-texto-de-sociologia-1-ano.html
Sobre o processo de socialização,
leia as afirmativas:
I. A pessoa ingressa no meio
social desde a vida intrauterina.
II. A sociabilidade é o
fundamento da convivência humana.
III. Pela socialização, o
indivíduo se integra ao grupo social, não necessariamente no que ele nasceu,
mas naquele em que vive.
IV. A pessoa se socializa quando
assimila normas, valores e costumes de uma sociedade.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
13 – “Considerando-se que a vida
social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos
enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização,
educação e formação para o mundo. [...]” Fonte:
http://www.brasilescola.com/sociologia/familia-nao-apenas-um-grupo-mas-um-fenomeno-social.htm
A respeito do início do processo
de socialização, considere as afirmativas:
I. O padrão de comportamento
determinado pelos pais é conhecido como padrão social.
II. Não há nenhum tipo de limite
no processo de socialização.
III. A reciprocidade ocorre
quando a pessoa, que socializa, é socializada.
IV. A socialização não interfere
na sociabilidade.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
14 – “[...] Os mecanismos de
socialização vão desde a transmição explícita de valores e conhcimentos, até a
seleção e organização dos conteúdos de aprendizagem. A aprendizagem, no
entanto, não se daria apenas atavés do que é transmitido de forma explícita
pelo currículo. [...]”. Fonte: http://escoladireta.blogspot.com.br/2011/05/questoes-para-reflexao-os-mecanismos-de.html
Tratando-se dos mecanismos de socialização, analise as
afirmativas:
I. Quando a criança relaciona
gestos dos pais com significados, como por exemplo, saudar alguém, os primeiros
passos da socialização estão sendo dados.
II. A família somente observa os
mecanismos de socialização.
III. A assimilação de normas
gerais de comportamento não tem significado para a socialização.
IV. A interiorização de normas,
valores e costumes é um dos principais mecanismos.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
15 – “Entender a sociedade em que
vivemos significa saber que há muitas diferenças e que é preciso olhar para
elas. É muito diferente nascer e viver numa favela, num bairro rico, num
condomínio fechado ou numa área do sertão nordestino exposta a longos períodos
de seca. Essas desigualdades promovem formas diferentes de socialização. [...]”
Fonte:
https://sites.google.com/site/arytjrsociologia/As-diferenas-no-processo-de-socializao
A respeito de diferentes formas
de socialização, considere as afirmativas:
I. O conjunto de valores de uma
sociedade é que vai orientar o processo de socialização dos cidadãos.
II. O processo de socialização do
homem que vive na área rural é idêntico ao do homem que vive na área urbana.
III. Os valores de uma sociedade
são interiorizados por meio da imitação, observação e estudo.
IV. As diferenças entre os
conjuntos de valores das sociedades não influem nas diferenças entre elas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I e III.
e) I, III e IV.
16 – “A família representa uma
grande parte dos nossos principais traços de personalidade, pois é com esta que
aprendemos o que é considerado básico: os primeiros passos, as primeiras
palavras e as primeiras distinções entre, por exemplo, o bem e o mal. [...]” Fonte:
http://www.esds1.pt/site1514/index.php?option=com_content&view=article&id=788:os-agentes-de-socializacao&catid=43:sociedade&Itemid=71
Sobre os agentes de socialização,
leia as afirmativas:
I. A socialização na escola é
conhecida como passiva.
II. O contato psicológico, mental
e físico dos pais é indispensável no início da socialização.
III. O cinema é um agente de
socialização.
IV. Uma escolha profissional de
uma pessoa influenciada pelo seu grupo de amigos faz desse grupo um agente de
socialização.
(Fl 3/3 do exercício da aula nº 4
de Sociologia do 1º ano do CMF – 2013)
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) II, III e IV.
d) I e III.
e)
I, III e IV.
17- Qual a
contribuição de Durkheim para a Sociologia?
18- Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo
da Sociologia?
19- Quais são as características do Fato Social?
Explique cada uma delas.
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