segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Exercícios sobre o filme Elefante

01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
02) Quais os principais temas abordados no filme?
03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
05) Qual é a postura moral do filme?
06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?

161 comentários:

  1. Nome: Paloma Alisan / Nº:32 / Série e turma: 3ºMG

    Respostas*

    01)O termo ''elefante'' relata o tamanho do problema causado pelas pessoas.
    02)Bullying nas escolas, violências, preconceitos etc.
    03)O filme passa a realidade que acontece nas escolas do mundo inteiro, e de uma forma ou de outra os pais estão incluído nisso pelo fato de não se importarem com que os filhos fazem dou deixem de fazer, então inicia-se acontecimentos como violências, bullying, preconceitos nas escolas por falta de comunicação dos pais.
    04)Sim. O autor do filme mostrou em fatos reais o que realmente acontece na sociedade, e tanto o tema do filme quanto o filme em si teve certa argumentação verdadeira e deu para entender o que o autor queria passar.
    05) A postura do filme é retratar o mal comportamento dos alunos de uma escola High School que ao assistirem um filme sobre Nazismo e ao invés de levar como conscientização, fizeram ao contrário, seguiram todos os procedimentos que se passava dando ao inicio de um grande massacre.
    06) Imagens principais: o colégio e os alunos; O filme tem a duração de 81min mas quando passa assistir é como se passasse tudo em câmera lenta, a iluminação é pouca mas compreensível e o som é lento, talvez seja para mostrar detalhadamente o que realmente aconteceu ou para a melhor compreensão.
    07) Certas coisas iniciam se dentro de casa, e com ajuda dos pais em relação a orientação dos filhos é necessário, assim de certa forma evita constrangimentos nas escolas, porque através de uma boa educação conscientizada é que faz de uma pessoa ser melhor. E com a colaboração de uma sociedade unida sem querer fechar os olhos para o problema como é de costume, as coisas se tornam melhores e as violências seriam menores.

    ResponderExcluir
  2. (01) O título do filme elefante vem da parábola cada cego afirma convictamente que compreende a natureza do animal com base tão somente na parte que lhe chega ao tato ninguém vê ou sente o objeto na sua totalidade, mais todos arriscam um palpite totalizante e naturalmente equivocado, ou seja, significa que nós só enxergamos os problemas quando ele está a ponto de destruir algo ou alguém ou até mesmo quando ele esta enorme, ou seja, nós esperamos ele estourar para que vejamos o risco enorme que causa nas pessoas e no ambiente deixamos criar uma bola de neve a ponto de explodir uma questão que podia ser controlada mais nao foi porque esperarmos o elefante se movimenta causando todo o estrago primeiro se antes pensássemos em resolver antes de tudo ocorrer.
    (02) Liberdade sexual de se expressar em relação a sua opção sexual seu modo de agir pensar falar sentir, direitos, preconceitos de cor aparência física classe social etc. agressões físicas, verbais, depressões psicológicas, bulimia, anorexia, homofobia e o principal deles o bullying.
    (03) O filme relata acontecimentos vividos no tempo de hoje no mundo inteiro inclusive no Brasil são apresentados pontos negativos em relação às questões sócias apresentadas no filme que leva o filme a ser dramático de trata a violência entre os jovens sendo um relato, ou seja, uma história baseada em fatos reais uma das maiores tragédias de todos os tempos em outras palavras visualizam as práticas dos seguidores de Adolf Hitler mostra para nós também a questão de respeitarmos as opiniões dos outros o seu espaço tratarmos todos com igualdade não rejeitando ninguém mesmo que não gostamos de suas atitudes gerando assim menos violência entre nós.
    (04) Sim o filme e honesto verdadeiro e tudo isso, pois e baseado em fatos reais que nos mostrar sua realidade acontecimentos preocupantes aspectos sociais diferenciados.
    (05) Dramática, pois concentra em uma juventude com problemas vividos na escola apresenta uma história de uma das maiores tragédias de todos os tempos pelo contrário visualizam as práticas dos jovens em jogar jogos de neonazistas e são seguidores do Adolf Hitler crítico em contar uma história de uma grande tragédia americana.
    (06) As mortes inesperadas das pessoas muitas inocentes sem culpa alguma de esta morrendo e também as cenas parecem ser muito longa de uma para outra mais a duração do filme e pouca o silêncio constante que passa nas cenas os silêncios dos personagens um silêncio que deixa um suspense no filme um ar de mistério que reforçar o tema em seu modo geral o jeito como as pessoas si relacionam agem entre si pra deixar o filme mais emocionante e com real expressam o que as pessoas tão passando em suas vidas e principalmente o que passam na escola uma solidão sem expressar os sentimentos que senti.
    (07) Os pais precisam participar da vida escolar dos filhos entender compreenderem escutar conversar explicar dar a base necessária para os filhos prosseguirem nos estudos tentar resolver seus problemas sem causa brigas discussão desnecessários ajudar os filhos quando precisarem de ajuda pois a educação começa em casa os filhos precisam do apoio dos pais em todos os aspectos da sua vida secular os pais prestarem atenção no comportamento dos filhos em casa,a escola precisam fornecer sua ajuda também aos alunos compreensão aprender a ouvir os problemas dos alunos ajudar dar ali o apoio necessário para o aluno por isso que hoje nas escolas são criados centros pedagógicos para auxiliar os alunos aprender á ouvir seus problemas e questões de sua vida também assim a assistência disciplinar assistir o aluno como todo explicando seus direitos deveres obrigações construindo uma sociedade melhor culminando com a diminuição da violência e esses massacres ocorridos.

    ResponderExcluir
  3. winny paula n:43 serie/turma: 3ºm"G"

    01)quer dizer que o termo usado "elefante" é um problema grande que está a sua frente e todo mundo finge que não ver, e só da importancia quando acontece algo .
    02)bullyings na escola, opção sexual, revolta entre outras .
    03) que o filme relata as coisas que e~stá acontecendo nas escolas, como o bullying que cada vez mais ta atrapalhando a vida de varios jovens, que por final acaba se revoltando e fazendo alguma besteira.
    04) com o que ta acontecendo hoje em dia, é sim .
    05) que as coisas que estão acontecendo hoje em dia é melhor para e pensar antes de fazer alguma brincadeira sem graça com os outro porque podemos estar fazendo algum mal pra ela e podendo chega a uma tragedia .
    06) o silencio mostrava o misterio do que poderia acontecer , e as mortes das pessoas que não tinha nada haver foi bem impressionantes .
    07)Começando dentro de casa os pais que não conversam com seus filhos , deixando eles muitas vezes izolado não é tão bom , e fora de casa é bom a sociedade ser bem comunicativa e sem brincadeiras sem graça e sem coisas qe possa a levar uma pessoa se revolta ai sim fica tudo legal .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 1)Refere-se a facilidade de se ignorar um elefante, apesar do seu tamanho.
    2)Bullying, violência, preconceito e vingança.
    3)Retrata exatamente o que acontece no ambiente escolar, até nas melhores escolas pode-se ver o bullying, que por muitas vezes acaba em tragédia.
    4)Sim, o filme é baseado em fatos reais, e mostra extamente como é o dia a dia em uma escola.
    5)Concientiza os jovens a não praticar o ato do bullying.
    6)As mortes, o modo em que o filme foi filmado faz com que o filme seja intediante mas ao mesmo tempo interessante, prendendo a nossa atenção.
    7)Uma boa educação, dada pelos pais e pela escola, investimento em segurança para que alunos armados não entrem tão facilmente nas escolas.

    Rafael de Sousa Ribeiro n° 33
    3°MG

    ResponderExcluir
  6. 1)Relata a enorme problema,causado pelos alunos.
    2)Liberdade de expressão,violência,homofobia e bulling.
    3)O filme traz uma realidade que acontece em varias escolas em nossa sociedade,apresentando agressões entre jovens.
    4)Sim,baseando em fatos reais,o autor traz uma verdadeira realidade.
    5)Sua moral é mostrar o comportamento dos alunos de um escola,que se revoltam atraves de um filme,para sua conscientização.
    6)Suas imagens projetadas para uma visão de comportamento frustante de todos os estudantes,nos faz pensar em algo de novo acontecer em cada momento do filme.Sua principal cena e quando os alunos se revoltam e cometem o atentado.
    7)Saber lidar com os jovens,pais dando mais atenção aos filhos e os jovens sabendo brincar entres eles.


    Nome:Laís Reis Flores N° 24 3MG

    ResponderExcluir
  7. 01)O termo elefante pode relacionado com o enorme problema que o bulling gera,pois so e percebida quando ele se manifesta,retrata um fato real e cotidiano nos Estados Unidos.
    02)Os principais temas abordados no filme e o preconceito,bulling,violencia,vingança e a liberdade de expressao.
    03)O filme retrata o que esta acontecendo na nossa sociedade de hoje,pessoas que sofrem algum tipo de discriminaçao.
    04)Sim. O filme e honesto pois relata o que esta havendo no nosso cotidiano e isso precisa mudar.
    05)A postura moral do filme consiste em abrir os olhos para o alto indice de discriminaçao nas escolas de hoje.
    06)O filme tem algumas cenas fortes, produzido sem efeitos especiais e sem astros ou estrelas e isso deixa o filme desinteressante.
    07)A nossa sociedade precisa investir em segurança,e tomar medidas como a orientaçao e a puniçao para aqueles agressores.



    Josinaldo Costa de Sousa n19
    3° MG

    ResponderExcluir
  8. 1-Trata do enorme problema descrito no texto.
    2-Violencia,preconceito,entre outros.
    3-Traz uma realidade que vem acorrendo nos dias atuais em escolas da nossa sociedade,como o bulling.
    4-Sim,por relatar fatos de nosso cotidiano.
    5-E retratar o mau comportamento de alunos em sua escola.
    6-O filme parecer longo,com cenas de silencio,o que mais deixa de suspense em relação ao acontecimentos marcantes.
    7-Ter mais atenção da sociedade com os jovens.

    Matheus Kalebe N°31 3MG

    ResponderExcluir
  9. 01)O termo ELEFANTE é uma metáfora que relata a gravidade, "o tamanho" do problema demostrado no filme.O termo ELEFANTE é usado como uma metáfora.
    02)Os principais temas abordados no filme foi discriminação derivada do preconceito tendo como resultado a violência.
    03)O filme relata a discriminação que acontece entre alunos dentro da maioria das escolas, senão em todas trazando consigo consequencia que podem muitas vezas gerar grandes tragédias.
    04)Sim. Pois o filme é tido como espelho dos acontecimentos vividos na sociedades.
    05)O filme toma posição de concietizar as pessoas a não tomarem as mesmas atitudes do protagonista.
    06)As imagens são fortes no momento das mortes, pois causam impressões de tragédia na mente de quem assiste. A trilha sonora e a iluminação contribuem para isso.
    07)A educação começa do berço, as crianças devem ser muito bem educadas pelos pais ainda na infância para que futuramente seja educados por prefessores sem que os pais deixem de acompanhar tods os processos, sempre procurando saber o desempenho e as relações do filho na escola.Em sintaxe os pais devem sempre manter dialogo com os filhos.


    Dayse Maria Silva do Prado. Nº: 10
    3º MG

    ResponderExcluir
  10. Vitor Hugo Piazzi D'avila n°40 - 3° MG

    Respostas

    1) Demonstra o tamanho do problema existente no local.
    2)Bullying , preconceito , violência etc...
    3)O filme mostra a verdade que acontece em escolas , locais de trabalho , até mesmo em áreas públicas da sociedade , e também mostra o agravamento do problema.
    4)Sim , mostra apenas fatos verdadeiros.
    5)Mostra o comportamento da sociedade sobre o homossexualismo , sendo assim um filme dramático , que passa a realidade sobre a adolescencia homossexual.
    6)O filme é filmado de uma forma simples , que faz parecer um tanto quanto real , suas cenas príncipais são cenas de violência e cenas que mostram o ato homossexual.
    7)Teremos que deixar de preconceitos , não deveriamos julgar as pessoas por opção sexual , racial ou qual seja sua opinião ou escolha.

    ResponderExcluir
  11. Gabriela Sousa Liarte n° 15 3°MG
    1- O título elefante faz menção a uma antiga parábola budista e significa que o problema existe, mas não conseguimos compreende-lo em sua totalidade ou apenas o ignoramos até que ele se apresente de uma maneira mais trágica.

    2- Relata a questão do bullying, da violência, a bulimia e anorexia.

    3- A percepção que eu tive do filme é a de que os grandes problemas nem sempre são aqueles que estão em evidencia. O grande problema está nos pequenos atos de preconceito que muitos jovens e crianças hoje sofrem com relação às escolhas que faz.

    4- Acho que não, pois ele narra um mesmo evento de diversos pontos de vista diferente.

    5- O filme tenta nos mostrar um pouco dos fatos que levaram esses alunos terem feito o que fizeram, mas sem isentá-los da culpa.

    6- As principais cenas do filme são: quando eles chegam ao colégio e as várias mortes que se sucedem. Algo curioso que há nas cenas é que elas são longas, geralmente mostrando o que alguns personagens desse massacre estavam fazendo horas antes e há também muito silêncio o que nos dá a impressão de que o filme é mais longo.

    7- A nossa sociedade tem que começar a prestar mais atenção ao que está ocorrendo ao seu redor. Os pais devem prestar um pouco mais de atenção nos filhos. Não é por que um algo não está sendo problemático agora, que não poderá o ser no futuro.

    ResponderExcluir
  12. Geyson Anatan Lima de Araujo n° 16 3°MG

    01- ELEFANTE retrata a dimensão do problema causado pelos alunos.

    02-Bullying, violência, preconceito e vingança.


    3-O filme ELEFANTE relata a triste realidade que não só acontece nas escolas mas em qualquer meio social,que éo Bullying.Também no filme se passa que as pessoas que sofrem de bullying não recebem nenhum tipo de apoio por isso se revoltam contra todos que humilham eles por causa de suas escolhas sexuais,assim não aguentando mais começam a fazer assassinatos na escola .
    Infelizmente isso aconteceu de verdade nos EUA,e acontece frequentemente nas escolas do mundo hoje dia.

    4-Sim, o filme é baseado em fatos reais, e mostra exatamente como é hoje em dia.

    5- é que não se deve julgar as pessoas e aceita-lás do jeio que são.

    6- As principais cenas do filme pra mim foi quando eles começaram a tramar como iam matar as pessoas da escola ,e quando chegam la e começam a matar friamente as pessoas.

    7- Para que não venha mais a acontece o melhor que devemos fazer é respeitar todos não importando-se,se ela é negra ou branca,gorda ou magra ,rica ou pobre mas lembrando que ela é igual a todos.

    ResponderExcluir
  13. Leonardo de Oliveira Pereira nº27 3ºMG

    01) É o problema que está ocorrendo, e ninguém está vendo ou não se preocupa com os acontecimentos. Acabando muitas vezes em tragédia.

    02) Bulimia, anorexia, bullying e violência.

    03) As vezes o problema que está em evidência nem sempre é o que temos que se preocupar. E o que realmente é preocupante, é aquele que ninguém ver, e quando descoberto já é tarde.

    04) Acho que sim, apesar de tratar vários temas ao mesmo tempo, o autor tentou fazer o mais próximo da realidade que é o que vivemos hoje.

    05) É a questão do que levou os alunos a fazer esse tipo de babaridade.

    06) Na minha opinião é quando eles chegam na escola e começam a atiram em todo mundo. O curioso que as cenas não são tão longas, mas o silêncio nos faz te uma percepção de um filme mais longo.

    07) Os pais principalmente tem que dá mais atenção aos seus filhos. As escolas tem que prestar mais atenção aos alunos e não serem injuntos com ninguém, para não ocorrer revolta no futuro.

    ResponderExcluir
  14. EDUARDO MELO REBOUÇAS - Nº: 13 - 3ºM "G"

    1)O título “Elefante” vem de uma antiga parábola. Ela nos fala da existência de um problema no qual não o percebemos ou compreendemos ou muitas vezes ignoramos.
    2)Aborda temas presentes em nossa sociedade como o bullying, preconceito, anorexia e bulimia (doenças relacionadas à busca de um padrão de corpo dito “perfeito”) e violência.
    3)O filme mostra a nossa sociedade atual, cheia de preconceitos. Atitudes que uma sociedade alienada tem para com pessoas homossexuais, que são taxadas como pessoas “diferentes”, não se preocupando com os sentimentos e o psicológico dessas pessoas. São esses pequenos atos preconceituosos que destroem vidas, geram transtornos, acabam uma vida de várias formas, é essa ignorância que, infelizmente, muito têm que fazem com que a sociedade não evolua, continue preconceituosa. Os dois protagonistas do filme servem de exemplo, para mostrar os reflexos do preconceito.
    4)Penso que sim, mostra o que de fato ocorre em uma sociedade. Claro que, as atitudes mostradas no filme como a dos garotos foi algo inédito naquele momento, porém, a forma que é mostrado e o que é mostrado como um problema, servem de espelho ao que ocorre atualmente.
    5)Mostrou fatos que ocorrem hoje na sociedade, o mesmos que levaram os protagonistas ao ato final, tenta mostrar os reflexos de o que uma sociedade preconceituosa pode gerar, tentando justificar o comportamento dos adolescentes.
    6)O momento final, a hora da revolta dos protagonistas na escola. O filme mostra as cenas de forma muitas vezes cansativa, o silencio faz com que as cenas pareçam mais longas, e é esse silêncio (e a iluminação com contraste de escuro e claro) que faz com que as últimas cenas (nas mortes do colégio), se tornem, talvez, mas chocantes, transmitindo algo ruim, medo.
    7)Simples atitudes, como reparar um problema e tentar resolvê-lo, conversando, aconselhando, e claro, respeitar as escolhas de cada um, todos temos liberdade, respeitando uns aos outros.

    ResponderExcluir
  15. Juliana Soares Barbosa nº20 3ºMG

    1. O nome do filme é uma alusão ao tamanho do problema tratado no filme.

    2. O filme fala sobre o bullying, preconceitos e a violência.

    3. Com esse filme podemos ver como é séria essa questão do bullying. Esses jovens são exemplos dos milhões que sofrem bullying e ninguém faz nada para mudar isso.Com o agravamento da situação passaram a querer por pra fora aquilo que eles sofriam, e acabaram por resolver as coisas de uma maneira extremamente violenta, fazendo um verdadeiro massacre. Se os responsáveis por aqueles jovens, tanto os pais como os diretores e orientadores da escola, tivessem tomado providências antes provavelmente essa catástrofe teria sido evitada. Por isso é necessário que haja uma maior procura dos responsáveis por um jovem e saber da sua vida, e o que ele passa, para que ele seja orientado de que forma deve agir.

    4. Sim, embora o caso retratado seja uma atitude extrema, o bullying e a violência são questões muito presentes no dia-a-dia das escolas.

    5. A posição moral do filme é mostrar que essas questões devem ser solucionadas rapidamente, antes que cheguem a situações extremas como essa.

    6. Do meu ponto de vista, as principais imagens são as dos meninos sofrendo bullying e as do massacre, que foi o resultado. Eu acho que o som, a iluminação, tudo foi preparado de uma forma que parecesse bem natural e bem real, para alertar que isso esta no nosso dia-a-dia.

    7. A pessoas precisam aprender que as diferenças devem ser respeitadas, e que não deve haver preconceito e nem violência, para poder vivermos em um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  16. Rafael Silva Guimarães n°34 série/Turma: 3°MG

    1)O termo "elefante" é usado de forma que o problema e grande mas muitos finge não ver, somente quando o problema cresce.

    2)Preconceito e um certo modo de exclusão social.

    3)O filme mostra um fato que realmente aconteceu e que infelismente acontece até hoje, mas nos preferimos atar os olhos ao enxergar o problema.

    4)Sim ele passa o que realmente acontece, e tenta passar ha todos que o assistem , que isso pode estar acontecendo bem ali preto de você mas não vemos.

    5)O respeito moral com os outros e o bullying.

    6)Sim, cenas fortes de morte onde os dois alunos matam vários outros alunos mesmo sem terem culpa do que eles passaram.

    7)È necessário que à sociedade perceba o comportamento de jovens que se excluem de certa forma e dêem um auxílio maior a eles, e um acompanhamento da educação desse jovem em casa.

    ResponderExcluir
  17. Roseni Ximenes N°:37 Turma 3MG

    1-O Título se refere a uma parábola, que quer dizer que o problema pode estar bem perto de nós,porém não nos damos conta disto e só percebemos quando se torna muito grave.

    2-Bullyng,bulimia,falta de atenção com os filhos e alunos.

    3-A minha percepção foi que muitas vezes o bullyng pode se tornar algo muito sério e até mesmo trágico, e que não é um problema fácil de se resolver e pode afetar a vida de muitos estudantes.

    4-Sim,pois acredito que tenha sido feito de forma bem realista,e de como é a vida na escola.

    5- Para mim a moral do filme é que o bullyng é uma ato muito sério que pode causar traumas muito grandes, em muitos alunos e deve-se tratar esse problema de forma séria, e com atitudes reais.

    6-As cenas são quando eles entram armados na escola,quando matam as pessoas, quando de alguma maneira eles sofrem bullyng,o filme é bem devagar acho que mostra mais ainda a realidade das pessoas que estudavam lá.

    7 Deve-se tomar atitudes mais reais,não deixar o problema de lado, deve-se prestar atenção nos filhos saber o que está acontecendo com eles, e nas escolas não tratar os colegas de turma com desrespeito e exclusão pois isso pode causar sérios problemas no futuro.

    ResponderExcluir
  18. *respostas sociologia
    1.a palvra elefante que dizer o tamanho do problema que e causados nos colegios
    2.bulling e o preconceito
    3.o filme nos mostra o que estar acontecendo nas escolas tanto as particulares quanto nas publicas o preconceito racial,violêcia e o bulling entre outros fatos que acontece no dia a dia dos estudantes.
    4.o filme e honesto,verdadeiro mostra o que estar acontecendo na vida dos estudantes no dia a dia
    5. a postura moral do filme que dizer: o conportamento e a atuacao dos estudantes dentro da sala de aula
    6.as imagens principais do filme e quando os garotos resolve se vingar pela as humilhacoes do passado vivida pelos colegas da escola. o filme mostra imagens muito fortes.
    7.a sociedade tenta ajudar mas nao depende so da sociedade depende tambem do comportamento de dentro de casa

    ALUNO:Romário Markham N°36 SERIE/TURMA 3°MG

    ResponderExcluir
  19. (1) O termo “elefante” é usado pra mostrar o tamanho do problema que as pessoas são capazes de provocar nas pessoas, e também é usado pra mostrar a dimensão da tragédia que ouve na época...
    (2) O tema os principais temas abordado no filme é preconceito, descriminação, bullying...
    (3) O filme mostra a realidade que estamos vivenciando hoje em dia que é o bullying não só no Brasil mas como no mundo inteiro. Nas escolas é aonde isso ocorre com mais frequência sendo assim onde ocorre as piores tragédias.
    (4) Sim. Pois nos mostra a realidade que infelizmente está acontecendo em nossa sociedade...
    (5) Dramática. Pois apresenta uma atitude de revolta de dois jovens que provoca uma das maiores tragédias dos EUA.
    (6) As mortes de muitas pessoas inocentes...
    o filme tem duração de aproximadamente 82:00 minutos, a iluminação é ótima, o ângulo da câmera da um ar de suspense que deixa o filme interessante, o som é meio lento mas é compreensível, mas tudo passa meio que em câmera lenta, talvez para dar melhor compreensão do filme...
    (7) Os pais devem conversar e conscientizar seus filhos desde de criança , para que eles possam respeitar e aceitar as diferenças que existem em cada um...

    Mitson Bruno Número: 30 Turma: 3°MH

    ResponderExcluir
  20. Bruna Rodrigues n°: 06 3°MM

    1- O termo elefante refere-se ao tamanho do problema vivido pelos jovens.
    2- O preconceito, o bullying e etc.
    3- O filme só fala sobre a realidade vivida por muitos jovens em nossa sociedade.
    4- Sim , o filme só mostra a realidade o que muitos jovens vivem não só em escolas, mas em muitos outros lugares
    5- A moral do filme é mostrar o que muitos jovens vivem, mostrar o quanto esse fato é sério e que muitas vezes pode ter fins tragicos.
    6-
    7- Educar os filhos, conversar bastante na adolescência, mostrar pros filhos que ficar rindo dos outros, fazendo brincadeira sem graças e discriminando o próximo não vai levar ele a lugar nenhum é importante mostrar os filhos os danos que podem causar as pessoas que sofrem preconceitos e bullying.

    ResponderExcluir
  21. CEMAB
    Turma: 3º MH
    Aluno: Julio Cesar Pires dos Reis Nº; 16

    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    Significa que o bullying e um problema muito grande podendo se comparar ao tamanho de um elefante, ou seja, "tão facilmente ignorável quanto um elefante na sala de estar"

    02) Quais os principais temas abordados no filme?
    Bullying , homossexualidade,timidez,fragilidade e entre outros.

    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    Bom, o filme demonstra uma questão social,que é o bullying, porém o filme nós reflete quase que automático uma pergunta,será que é o bullying que faz os indivíduos serem tão cruéis ao ponto de “metralhar” toda uma escola? Eu Julio Cesar, penso que não, pois acho que o individuo só recebe bullying a partir do momento em que ele reage a essas tais “brincadeira sem graça”, o individuo ao ser “bullynado”, ele tem que se posicionar para tais agressores e dar um basta de imediato.

    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    Penso que não, o filme não demonstra muitos motivos para que ocorra tamanha violência.

    05) Qual é a postura moral do filme?
    Conscientizar que o bullying EXISTI, e a sociedade esta pouco se importando com este tal problema.

    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    O filme nos remete muitas historias de pessoas que sofrem bullying, as imagens, a iluminação e etc., demonstra que são de amador.

    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?
    Conscientizar os jovens que isso e feio e que tal fato não pode ocorrem novamente, sintonizar o individuo que sofre bullying para que ele somente ele possa de imediato pedir para tal agressor não realizar este feito, pois ele não gosta de tal apelido, ou de tal brincadeira.

    ResponderExcluir
  22. Beatriz Figueiredo – 3° MG
    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    Trata – se de uma associação a uma parábola budista em que existe um elefante, no caso do filme, o bullying, mas as pessoas parecem não perceber... ou simplesmente ignoram.

    02) Quais os principais temas abordados no filme?
    Principalmente o Bullying e como seus efeitos podem ser perigosos, se não for evitado. Além de alguns sérios transtornos alimentares.

    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    Inicialmente não me pareceu interessante, chegando a ser monótono... mas com o decorrer da história, acabei ficando instigada a assistir até o final para saber o desfecho de uma história tão dramática e quem vem se tornando cada vez mais comum. Para mim, é um filme excelente para ser trabalhado em sociologia porque aborda o tema de uma nova perspectiva, dando espaço a reflexões importantes e até necessárias.

    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    Se tratando de um filme, não há como existir que seja extremamente condizente com a verdade, mesmo que a história seja baseada em fatos reais, mas na minha concepção, o filme conseguiu captar e passar para o telespectador, de uma maneira não sensacionalista que existe um, ou melhor, uns problemas... que não podem simplesmente ser ignorados.

    05) Qual é a postura moral do filme?
    Mostrar a história de vários pontos de vida, sem culpar 100% algum dos lados, e sim evidenciando a responsabilidade de cada um no ocorrido.

    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    As imagens mais marcantes do filme, e que prendem a nossa atenção, se passam quando o massacre está acontecendo, nos chocando com a frieza dos agentes em relação aos seus atos. O mais interessante com relação a maneira como o filme é feito, como luz, câmera, etc... é que nos faz sentir dentro de um videogame, evidenciando a relevância que esses tipos de jogos violentos tem para a vida de alguns adolescentes, que agem como se realmente fizessem parte de um.

    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?
    O primeiro passo já está sendo dado, que é a instrução por parte de escola com relação ao bullying, mas só isso não basta, é necessário que além de ensinar, a escola também possa punir ações que degradem a dignidade da pessoa. Também é preciso que os pais, as escolas, etc, formem a cabeça das crianças para que elas não sejam facilmente manipuladas pela mídia, para que assim, existam menos adolescentes com transtornos alimentares, bipolares.. etc.

    ResponderExcluir
  23. Nome: Carolina do Nascimento Lima nº5
    Turma: 3ºMH
    1_ O titulo do filme focaliza a dimensão do problema (causado pelos alunos) comparando-o a um elefante. Um ser que nos passa a imagem de grandeza, dimensão e espaciosidade.

    2_ Bullying, racismo e violência. O preconceito de uma forma geral, que está presente em nosso cotidiano e que acontece principalmente nas escolas.

    3_ O filme relata de forma bem clara o que acontece hoje no mundo todo. Mostra que todos estão sujeitos a sofrer Bullying, esse tipo de discriminação afeta tantos os jovens de classe alta como os de classe baixa. Essa é a consequência de ser diferentes uns dos outros, numa sociedade q busca cada vez mais a 'perfeição'.

    4_ Se trata de um relato por isso pode-se dizer que retrata de forma bem natural e verdadeira o que acontece nas sociedades.

    5_ É mostrar os principais motivos que levam jovens do mundo inteiro a cometer esse tipo de crime, contra aqueles que o feriram de alguma forma.

    6_ A violência e frieza dos dois adolescentes, tirando vidas como se não valessem nada. A filmagem parece ser bem natural nos dando a impressão de realidade.

    7_ Não a sociedade, mas cada indivíduo de forma particular. Devemos abrir nossas mentes e procurar aceitar as pessoas como elas são. E sempre nos lembrar que preconceito é opinião sem conhecimento.

    ResponderExcluir
  24. Juliana marques 3ºMG N°44

    1- O elefante e um grande problema que eles não conseguem ver.

    2- Bullying , bulimia , preconceito e opção sexual tudo isso em um ambiente escolar .

    3- O filme mostra de maneira bem clara o que sofrem os adolescentes na escola , além do bullying adolescentes em busca da perfeição vomitam tudo o que come .

    4- As cenas do filme mostra o que realmente acontece em todo o mundo adolescentes que se sente agredido verbalmente guarda magoá e depois se vingam,

    5-Mostrar que pessoa que sofrem com bullying podem ficar com traumas , transtornos e desequilíbrio mental que os levem a matar pessoas inocentes para se vingar do que passou.

    6-Nas cenas finais do filme destaca-se a frieza com que eles matam as pessoas ,o mascare e assustador .

    7-socializar os alunos de maneira que todos se respeitem, ouvir os seus problemas tanto ma escola quanto em casa não de-boxar dos defeitos ,sexualidade , cor ,etc..
    dessa forma o jovem será um cidadão aplicado e sem traumas .

    ResponderExcluir
  25. Raiara da Costa Aguiar N°35
    3°MD
    1)O título se refere a dimensão dos problemas que pessoas causam a outras.
    2)Bullying,preconceito contra Homossexuais,violência,problemas sociais e familiares,Bulimia.
    3)O filme retrata adolescentes cujo não tem uma ideia formada do que realmente querem para suas vidas,apontando situações como o preconceito presente nas escolas,jovens revoltados com os seus colegas de escola,justamente por conta de serem tratados com indiferença.
    4)Sim,o filme nos passa fatos reais que pode acontecer em qualquer meio social, transmitindo ao receptor uma mensagem clara do que ele deseja nos passar.
    5)Alunos ao invés de aproveitarem o conhecimento que adquirirem para fazer coisas uteis,eles por exemplo assistiram um filme de nazismo e olharam para o filme de forma errado,montando um esquema para massacrar seus colegas.
    6)Um ambiente escuro,sem vida que se tornou cenário de morte de muitos jovens.atos cometido por garotos perdidos.
    7)O comportamento do ser humano vai de acordo com os seus sentimentos ou razões,portanto uma sugestão para que o massacre não ocorra,seria fundamental a presença de profissionais atuando nesse caso em escolas,e estando sempre presentes e dialogando com os jovens.Sem falar que consequências de atos como esse ocorrido é fato da mau formação dos pais a seus filhos e a desigualdade claro que os leva a sentir o rancor de serem rejeitados e acabam que optando por cometer esses atos desumanos.

    ResponderExcluir
  26. Nome: Janayna Rodrigues Martins nº 13 3ºMH

    01-Comparando o tamanho do animal com o tamanho do problema na escola.

    02- Bullying ,homossexualidade,timidez,fragilidade e etc.

    03- O filme nos mostra a realidade de hoje no mundo inteiro, que apartir do buliing nas escola ou em outros lugares é que nos fazerm pessoas cruéis. Mostra que todos estão sujeitos a sofrer Bullying, esse tipo de discriminação afeta tantos os jovens de classe alta como os de classe baixa. Essa é a consequência de ser diferentes uns dos outros, numa sociedade q busca cada vez mais existe pessoas diferentes.

    04- Sim, mas há lugares que sabem como ajudar pessoas que sofrem de bulling, e por isso não acontece tragédias como essa.

    05- Mostra pessoas que sofrem com bullying podem ficar com traumas , transtornos e desequilíbrio mental e podem cometer qualquer tipo de transtornos.

    06- As imagens mais marcantes do filme, e que prendem a nossa atenção, se passam quando o massacre está acontecendo, nos chocando com a frieza dos agentes em relação aos seus atos. O mais interessante com relação a maneira como o filme é feito, é que nos faz sentir dentro de um videogame, evidenciando a relevância que esses tipos de jogos violentos tem para a vida de alguns adolescentes, que agem como se realmente fizessem parte de um.

    07- A sociedade pode dá aulas educativas, incentivando pessoas que praticam o bulling desistindo dessa idéia.E levar ao psicologo as pessoas que sofrem o bulling.

    ResponderExcluir
  27. Lucas Cardoso Ferreira
    Serie/turma : 3MH N:23

    1- O problema vivido pelos jovens e tão grande quanto o tamanho de um elefante.
    2- Bullying , homossexualidade, transtornos alimentares, timidez.
    3- Acho que não porque se tais chamadas “Brincadeiras” acontecem com ele, o certo e ele tomar uma postura e decidir da um basta com essas brincadeiras sem graças.
    4- Não, se trata de um filme não quer dizer que ocorre exatamente assim na realidade.
    5- Conscientizar que bullying e um caso serio e deve ser tratado como tal.
    6- São mostrados como se fizessem parte dos acontecimentos, da impressão de ser real.
    7- Participação da escola para que isso não aconteça, punição para aqueles que cometerem bullying, e uma boa educação tanto dos pais quanto da escola para que não aja crianças transtornadas no futuro.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. 01- O termo Elefante, é como se fosse o tamanho do problema que os alunos passam na escola.
    02- Bulimia, anorexia, bullying, violência, etc.
    03- O filme relata uma realidade dos dias de hoje, não só na escola, mais em qualquer lugar há preconveito, bullying, e poucas pessoas conseguem lidar com isso, por isso acaba gerando tanta violência, como aconteceu no filme.
    04- Sim, pois mostra o que esta acontecendo frequentemente em todo o mundo.
    05- Concientizar as pessoas que praticam o bullying, tratar todos da mesma forma.
    06- O filme é interessante pelo fato, de mostrar um pouco da história de cada aluno, como as jovens que depois de comer, vão juntas ao banheiro e causam a bulimia ou a aluna que sofria bullying por fazer educação física com uma vestimenta diferente das outras alunas...
    07- Apenas continuar fazendo o que estão fazendo ultimamente, tentando concientizar todos, mostrando nas escolas, na televisão, as concequências do bullying e do preconceuito.

    Sharon Silva Camilo Nº35 Turma: 3ºMH

    ResponderExcluir
  30. Kennedy do Vale Almeida N°: 17
    Turma: 3°MH

    01)Uma antiga parábola budista sobre um grupo de cegos examinando diferentes partes de um elefante. Nessa parábola, cada cego afirma convictamente que compreende a natureza do animal com base tão-somente na parte que lhe chega ao tato. Ninguém vê ou sente o objeto na sua totalidade, mas todos arriscam um palpite totalizante – e, naturalmente, equivocado.
    02) Bullying, vilolência, anorexia, bulimia, disturbio, homosexualismo.
    03) Eu acho que o filme relata alguns problemas ou talvez muitos problemas que as escolas enfrentam hoje, e esses problemas acabam aumentando, porque uma coisa gera a outra. Por exemplo Bullying gera violência.
    04) Sim, porque isso acontece em muitas escolas, ou num meio social.
    05) Que o bullying é uma coisa muito séria, e que pode gerar violência, e/ou numa grande tragédia.
    06) As meninas vomitando o que comeu, o menino tocando piano e depois jogando video-game e depois eles atirando, a menina que andava só , e a hora do massacre que aparece um homem tentando pegar a arma do menino e depois seu outro colega matando ele. Sim existe.
    07) Eu acho que deve começar um diálogo em casa, entre pais e filhos os pais devem se conscientizar do comportamento dos filhos na escola e conversar com eles, e cada um deve ter respeito um pelos outros, tanto na sala de aula como fora.

    ResponderExcluir
  31. Nome: Magno de Sousa Lopes N°: 25 Série/ Turma: 3°MH

    01- O título refere-se ao tamanho do problema abordado no filme.
    02-Bullying, bulimia, preconceitos...
    03- O filme mostra a realidade das escolas durante seu dia-a-dia.
    04- Sim, pois retrata perfeitamente o que acontece nas escolas.
    05- Mostrar as causas e consequências que o bullying pode causar.
    06- As cenas principais do filme, são durante as mortes, pois mostram o prazer que o assassinos sentiam em matar as pessoas.
    07- Se conscientizar em relação a esses problemas ao invés de fingir que eles não existem.

    ResponderExcluir
  32. Ana Caroline, 05 (3° MD)

    01) Acho que a idéia do titulo do filme e mostrar que o respeito e os valores vem sendo esmagados pela sociedade ignorando tudo que acontece a nossa volta.
    02) Bullying, Orientação sexual, base familiar, fragilidade e mostra também as diferenças existentes em diversos espaços e os “padrões” colocados pela sociedade.
    03) O filme mostra a questão social, no caso o bullying só que ao decorrer do filme somos instigados a nos questionar que o bullying faz os indivíduos tão cruéis ao ponto de destruir vidas e uma escola em peso, metralhando como em um joguinho de vídeo game. Acredito que o bullying não seja de imediato o tal causador, talvez apenas um agente e geralmente em mentes fracas sem uma boa base familiar.
    04) Não, eu acho que pra chegar ao ponto de metralhar uma escola, o filme não conseguiu transmitir o sentimento que reprimem e machucam essas pessoas ao serem menosprezadas.
    05) Conscientizar e alertar a sociedade de que pequenas ações e brincadeiras podem se tornar em um massacre.
    06) A iluminação é ótima, o ângulo da câmera desperta o suspense e dá ênfase a cena, e a questão do som acompanha a execução da cena.
    07) Começando pela reeducação nas escolas e a conscientização as sociedade em relação as nossas diferenças.

    ResponderExcluir
  33. Rafaela Pereira Sousa
    Série/ Turma: 3°MH N°:33

    1-O elefante significa o tamanho do problema de cada um no filme.
    2-Bullying, violência, matança, bulimia.
    3-O filme mostra principais fatos que ocorre hoje nas escolas, uma situação muito grave no meio dos adolescentes e jovens.
    4-É sim, porque ele mostra os fatos ocorridos de forma clara e sucinta.
    5-Mostra uma forma real que os jovens enfrentam seus problemas: bullying, violência, timidez e o convívio com as pessoas.
    6-As imagens deles atirando se preparando, das meninas conversando, vomitando, do menino que atira nas pessoas sofrendo bullying na sala de aula, da menina sózinha..é importante que mostrem tudo bem detalhado.
    7-Se conscientizar de que estamos na escola para aprendermos, e ela é um meio social que devemos no socializar com respeito a todos.

    ResponderExcluir
  34. Nome:Nairane soares nº:32 Série/Turma: 3ºMH

    1)O título "Elefante" significa o tamanho do problema causado pelas pessoas.E também porque um elefante nunca esquece e os dois jovens nunca esqueceram o que os colegas agressores fazião com eles.
    2)Os temas principais são, bullying,bulimia,homossexualidade e violência.
    3)O filme mostra a realidade que se passa principalmente nas escolas e que todos os jovens estão sujeitos a sofrer bullying e com isso os jovens podem se revoltarem com os colegas de escola.
    4)Sim,porque o filme mostra o que acontece hoje em dia nas escolas e de que muitos jovens são agredidos verbalmente e esses jovens não aguentam essas agressões e acabam se vingando dos agressores.
    5)O filme mostra principalmente o que leva os jovens que sofrem bullying a cometer esses crimes.
    6)A imagem principal do filme é quando os dois jovens que sofrem bullying vão se vingar das pessoas que os agrediram.
    7)A sociedade pode até ajudar com campanhas, mais o respeito pelas pessoas tem que vim de dento de casa.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Nome:Carolina Salgado Lopes N°10 3°MD

    01)Significa o tamanho do problema,mas que é ignorado pela maior parte da sociedade.

    02)Bullying,anorexia,bulimia,orientação sexual,timidez.

    03)O filme "ELEFANTE" retrata um dia na vida de um grupo de adolescentes em uma escola nos Estados Unidos.Entre os estudantes retratados,dois planejam fazer algo terrível que o corpo estudantil nunca esqueceria.Fato que,infelizmente,ainda ocorre no mundo.

    04)Sim,porque o filme mostra um caso que realmente aconteceu numa escola dos Estados Unidos,e que acontecem em vários países inclusive no Brasil.

    05)A atitude violenta que os jovens que sofrem Bullying adquirem.

    06)Trata com frieza o trágico acontecimento do massacre de Columbine,mostrando um ambiente escolar onde praticamente não há amizade,afeto e amor.Tudo construído no filme por Van Sant é seco,para mostrar um ambiente que a qualquer momento está prestes a explodir.

    07)Saber lidar com os jovens,pois tentando compreende-los e respeita-los,por que cada jovem tem a sua maneira de ser.

    ResponderExcluir
  37. Danyela de França nº10 (3º MI)



    1-O Elefante refere-se aos problemas causados pela pessoas.
    2-Violência,preconceito,bullying e etc.
    3-O filme realmente relata a realidade de hoje, o bullying nas escolas,a violência, juventude perdida, os pais não estão cuidando de seus filhos, assim os filhos vão ficando sem rumo.
    4-Sim.
    5- A postura do filme é mostrar a realidade de hoje das escolas.
    6- A escola e os alunos. Os efeitos do filme contribui para fazer drama e suspense .
    7-A sociedade tem que parar com o preconceito, o bullying ,saber lidar com as pessoas ,tratar bem as pessoas, não fazer brincadeira de mal gosto, os pais precisam ser mais atenciosos com seus filhos, educar e conversar mais ,e também um fato extremamente importante investir na segurança das escolas, para evitar que massacre não aconteça.

    ResponderExcluir
  38. Nome:Lucas Basilio nº:47 Série/Turma:3ºMH

    1)O termo "Elefante" é usado para mostrar um grande problema que as pessoas são capazes de provocar.
    2)Os principais temas são, Bullying, violência, bulimia,preconceito e homossexualidade.
    3)O filme retrata os jovens que sofrem bullying nas escolas.
    4)Sim,o filme é honesto e verdadeiro,porque mostra a realidade que se passa na vida de cada aluno nas escolas.
    5)A moral da hístoria é mostrar para sociedade que existe sim bullying nas escolas e que essas pessoas que são agredidas, podem ficar com trauma e acabar fazendo alguma loucura.
    6)A parte principal do filme é quando o massacre acontece.
    7)A sociedade pode começar a ajudar, com cada pessoa respeitando o próximo.Mais esse respeito vem principalmente de dentro da nossa própria casa.

    ResponderExcluir
  39. Eduardo Dias 3MH Nº:09

    Respostas:
    1)O título se refere a importância dos problemas causados pelo bullying.
    2)A segregação que ocorre devido ao status,despreparo das escolas para entrada de armas nas escolas,casos de bulimia e a homossexualidade.
    3)O filme retrata a realidade das escolas de ensino médio (High School),revela os problemas que os jovens passam, desde a violência do bullying até distúrbios alimentares.
    4)Sim,pelo motivo de que foi realizado com base em acontecimentos reais.
    5)A postura moral do filme é mostrar e conscientizar sobre os atos de violência que o bullying provoca.
    6)As principais cenas foram:Os dois jovens assistindo e discutindo sobre as ideias nazistas, isso respondeu o motivo pelo qual os garotos realizaram tal matança.O sincronismo de ações realizado pelo diretor teve papel fundamental para a cronologia.
    7)Começar a educar às crianças de hoje sobre a diversidade das pessoas e sua igualdade na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  40. Ana Paula Gomes Castro 3°MI NÚMERO 02

    1-vem de uma parabola antiga, quer dizer que o problema está bem na sua frente, e agente não vê, ignoramos, só percebemos quando a "tragedia" acontece

    2-bullying, opção sexual, anorexia, violencia e etc

    3-mostra o que acontece nas escolas de qualquer lugar do mundo, o preconceito com as pessoas, a violencia, questão da saúde também, o bullying
    4-sim o autor se procurou colocar como as coisas realmente acontece, as questões citadas nas questões anterioes! deu epra deixar bem claro como anda a situação das escolas!
    5-mostrar para o mundo como as coisas estão precisando de ajuda, de mais atenção dos governos, abrir os olhos das pessoas a não fazer a mesma coisa

    6-o filme é bem lento, tem personagens que mal falam, pouca iluminação,o filme prende a nossa atenção

    7-Os pais precisam se preocupar mais com a vida do filho, ir a escola regularmente, converssar sempre sobre todos os assuntos, o governo tem que investir MUITO na segurança

    ResponderExcluir
  41. Nome:Jassiária da Silva Miranda 3°MK N°17

    Respostas:

    1)O termo elefante refere-se ao grande problema que as pessoas causam.Ao tamanho do bullying que é gerado e ao que ele causa.
    2)O bullying nas escolas,a violência,a opção sexual e o preconceito.
    3)O filme mostra a realidade vivida em mutias escolas do mundo,como o bullying,o preconceito,problemas que muitas vezes causam danos irreversíveis na vida de uma pessoa.
    4)Sim,pois o filme se baseia em fatos reais,que não só já aconteceram,como estão acontecendo no mundo inteiro hoje em dia.
    5)Conscientizar as pessoas de que o preconceito não é legal, não faz bem nem para si e muito menos para quem ta sofrendo o preconceito.
    6)Os alunos.A iluminação é pouca,o som é lento para dar a impressão de mistério.
    7)Educar as pessoas desde muito cedo,ensinar os valores reais da vida.Educar as pessoas no sentido de mostrar que é melhor aceitar as pessoas como elas são por dentro e não pela aparência física.

    ResponderExcluir
  42. Adriana Gonçalves N°: 01 // 3°MH

    01)Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    Existe uma parábola budista, onde vários cegos tocam e descrevem uma parte do elefante: a cauda, a pata, a orelha ou a tromba. Mas nenhum deles consegue perceber o tamanho do elefante, pois só tocam em uma parte dele. O filme é como se fosse o elefante, onde nos mostra a visão de todos os cegos da parábola. Com isso, podemos compreender a história, pois diferente dos cegos, vimos todos os lados dela.

    02)Quais os principais temas abordados no filme?
    Exclusão social, liberdade Sexual, discriminação, bullying, preconceito.

    03)Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    É um filme realista, onde os jovens sofrem bullying e são discriminados. Os pais devem tratar desses assuntos com seus filhos, para eles não estarem sujeitos a isso.

    04)O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    Sim, pois os referidos assuntos fazem parte de uma realidade bastante vivida atualmente nas escolas, serviços, etc.

    05)Qual é a postura moral do filme?
    Que devemos pensar antes de agir, porque talvez uma simples brincadeira possa se transformar em bullying, sem que tenhamos a intenção.

    06)Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    Imagens principais: a ênfase nos alunos, as mortes, a escola.
    Não há muita iluminação, a filmagem é lenta, não há muito som, e isso tudo é para que as pessoas ao assistirem o filme possam ver detalhadamente os acontecimentos e terem um melhor entendimento.

    07)O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?
    Colocar maior segurança nas escolas. Os pais também têm que ajudar a sociedade, educando seus filhos, ensinando-os a não discriminar as pessoas.

    ResponderExcluir
  43. LARISSA FREITAS , 3ºMK . Nº: 24
    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    Trata a respeito da capacidade das pessoas de ignorar algo , ou alguem que chama a atenção como o elefante .



    02) Quais os principais temas abordados no filme?

    O filme nos mostra a verdadeira realidade das escolas , mostra os problemas que os alunos infrentam como a

    violência , o preconceito com as diferenças dos alunos.


    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.

    O filme não tem medo me mostrar o que realmente acontece com as pessoas, ele mostra com detalhes

    como acontece e o por que acontece o problema entre alunos.


    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?

    Sim , e bastante .


    05) Qual é a postura moral do filme?

    O filme nos motiva a abandonar a alienação em que vivemos , a tentar algo novo , a largar

    a concepção do preconceito e bulling .
    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?

    A cena que me chamou a atenção é a cena em que os alunos se revoltam e cometem o atentado .


    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?

    Abrir a mente para novos conceitos, e começar a parar de rotular as pessoas .

    ResponderExcluir
  44. Wemerson de Araujo Sousa , N°43 3°MK'

    RESPOSTAS...

    1)O termo "Elefante" é usado para mostrar um grande problema que as pessoas são capazes de provocar.
    2)O filme nos mostra a verdadeira realidade das escolas , mostra os problemas que os alunos infrentam como a

    violência , o preconceito com as diferenças dos alunos.
    3)O filme retrata os jovens que sofrem bullying nas escolas.
    4)Sim,o filme é honesto e verdadeiro,porque mostra a realidade que se passa na vida de cada aluno nas escolas.
    5)A postura do filme é mostrar a realidade de hoje das escolas.
    6)A parte principal do filme é quando o massacre acontece.
    7)A sociedade pode começar a ajudar, com cada pessoa respeitando o próximo.Mais esse respeito vem principalmente de dentro da nossa própria casa.

    ResponderExcluir
  45. Gabriela Bueno, nº 18 3º MD

    Respostas

    1- O termo elefante relata o tamanho do problema demostrado no filme.
    2- Os principais temas abordados no filme são bullying, violência, preconceito, anorexia, alcoolismo e orientação sexual.
    3- Minha percepção sobre o filme é que ele mostra as causas e consequências provocadas principalmente pelo bullying e pela violência.
    4- Sim, pois os termos abordados no filme realmente acontecem em muitas escolas.
    5- O filme mostra os dois lados da história, os que praticam bullying e os que sofrem o bullying e que no final todos pagam pelas suas atitudes irracionais.
    6- O filme é bem lento, tem personagens que mal falam, pouca iluminação,e o filme prende a nossa atenção. E a principal imagem é a hora em que se começa o massacre.
    7-A sociedade tem que começar a aceitar as pessoas como elas são e não ficar jugando elas pelas suas atitudes ou escolhas.

    ResponderExcluir
  46. Sueslaily Linsmara N°42 3°MD

    1)o termo ¨elefante¨ é para usado para mostra o tamanho das consequências das atitudes das pessoas, pois tudo que se faz um dia virá a consequência de seus atos.

    2)o bullyng, a homossexualidade, a liberdade sexual de se expressar em relação a sua escolha sexual e um tema também muito delicado tratado no filme é a bulimia.

    3)o filme nos mostra a realidade da nossa sociedade violenta, agora a violência virou nas escola algo para mostra se a pessoa é ou não é corajoso, na nossa sociedade esta com a seguinte realidade ninguém conhece mas ninguém de verdade.

    4)sim o autor foi honesto , pois ele só quis nos passar como esta a sociedade e dessa maneira a mensagem foi passada de forma objetiva.

    5) dramática, pois apresenta uma juventude com problemas vividos na escola apresenta uma história de uma das maiores tragédias de todos os tempos.

    6)As mortes das pessoas, pessoas que não tinham culpa de nada e as cenas tinha algumas que o câmera dava muita importância para as pessoas andando ele poderia ter dado mas importância a outras coisas, pois isso fazia as cenas ficaram longas.

    7)bom se os pais estivessem mas presentes na via de seus filhos e principalmente tivessem diálogos essa violência toda que esta na sociedade podia ser bem menor e se os jovens de hoje em dia ouvissem os seus pais em relação: não beba, não fome, não use drogas, a sociedade seria completamente diferente.

    ResponderExcluir
  47. Respostas

    1) Porque a violência entre os jovens é “tão ignorado quanto um elefante na sala de estar”, ou seja, ninguém consegue ignorar esse tema.
    2) Violência nas escolas; “panelinhas” ou grupos de pessoas que possuem status semelhantes; bullying.
    3) O filme apresenta um caso de bullying, o que já não é tão incomum. “Elefante” quer mostrar a miscigenação nas escolas e como ainda há preconceito.
    4) Sim, pois o autor só quis mostrar o que acontece nas escolas.
    5) O autor quis que compreendêssemos que algumas atitudes que temos podem ferir alguém, mas eu acho que o bullying não era uma coisa que devia existir, pois antigamente, nos apelidávamos uns aos outros e não tinha essa história de que “eu vou matar todo mundo porque eles estão implicando comigo”.
    6) Existe um clima de tensão e estranhamento tão bem fomentado. O tempo parece durar mais do que seus 80 minutos. Isso ocorre porque a imersão do espectador é tão grande que ele ao final da projeção se sente exaurido, daí a sensação de tempo estendido.
    7) Primeiro, a mídia podia deixar de sensacionalismo em relação ao bullying. Segundo, nós, seres humanos, temos que aprender a conviver com o outro sem se importar com o diferente!

    Jéssica Aretz nº 18
    3ºMM

    ResponderExcluir
  48. Ivia Freitas '3MD' N:20
    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    Que é um gande problema. e de FATO atual .
    02) Quais os principais temas abordados no filme?
    O filme aborda os vários aspectos negativos da juventudo hoje, a bullimia,a discriminação,a sexualidade, a frieza com que alguns jovens sentem a respeito dos outros, o rancor [no caso dos dois alunos que matam],as pessoas populares.
    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    Eu acho oo filme um tanto quanto 'chocante', ele abre bem os olhos das pessoas enquanto ao que está acontecendo e por falta de atenção talvez,existem muitas pessoas com tais broblemas abordados no filme.
    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    É, podemos finjir que não vemos, mais é soó prestar atenção ao seu redor que podemor saber que essa realidade está em nossa volta.
    05) Qual é a postura moral do filme?
    Eu daria um nome como 'a verdade nua e crua', A moral é que se não mudarmos, não se concientizamos e tomar alguma posição sobre,a situação pode cada vez mais se agravar, muitas pessoas pensam : é existe no mundo inteiro isso. E se esquecem de que podem fazer alguma coisa pra muda, um pequeno problema pode crescer e se tornar irreparável .
    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    sim, a camera filme pricipalmente os casos 'isolados' pra dar mais foco, mais tençao no que acontece e no porque que acontece.
    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?
    Tratar cada pessoa como um ser humano, ouvndo as opniões, sem discriminar ou deichar de falar com as pessoas por elas paecerem estranhas, parar com o bullin, e o mais importante, alertar pricipalmente os pais que por mais que os jovens tenham capacidade para andar, comer,se arrumar, estudar, nós sempre vamos presisar do acompanhamento deles, até a nossa idade adulto, por'q cabeça de jovem é rebelde e só os pais controlam.

    ResponderExcluir
  49. Estudante: Danilo Barros de Oliveira
    Turma: 3ºMI Nº:46

    1)O nome "Elefante" faz uma referência a uma espécie de ditado popular americano, no que diz, que o problema é imenso, está na sua frente, porém ninguem é capaz de ve-lo, até que algo pior aconteça.

    2)Os principais temas abordados são: Bulling, preconceito, alcoolismo e bulimia.

    3)O filme apesar de ser norte-americano, mostra uma realidade vivida não apenas lá, mas no mundo inteiro, começa com o bulling, logo aquilo vai evoluindo e a pessoa se sente muito ruin, inferior as demais e chega determinado tempo que ela "explode", que é o que acontece pelo mundo a fora e aconteceu inclusive aqui no Brasil, na escola de Realengo, não que isso justifique a ação dessas pessoas, mais o filme retrata de uma forma muito veridica os acontecimentos atuais, e essa é uma boa forma de chamar a atenção da pessoas para esses problemas, porque realmente é uma coisa muito seria.

    4)Com certesa, tanto que no filme foi retratada a realidade vivida no séc XXI, o acontece e está acontecendo é exatamente daquela forma, pessoas transtornadas, revoltadas, com a forma que são tratadas, começam a se vingar da pior forma possivel.

    5)A postura moral do filme é algo que dá um toque a mais nele, ja que mostra, pessoas tão normais quanto as demais porém, são revoltadas,e muitas veses isso acontece por falta de moral-etica profissional por parte de alguns dos professores da instituição.

    6)As principais cenas creio que foram as cenas das mortes dos aulos inocentes, porém em relação a angulo de camera e disposição da luz eu não me recordo de nada parecido.

    7)Alem de concientizar a massa de que o bulling é algo muito prejudicial, deveria fazer campanhas contra esse tipo de coisa, e principalmente começar a prender pessoas que façam isso

    ResponderExcluir
  50. Aluno: Eysler Alcântara Rosa nº:16
    serie/turma: 3ºMD

    1- Comparação do elefante com o grande problema gerado na escola.
    2- Em suma bullying e violencia
    3- Alguns atos, expressões, falas, podem acabar levando um aluno ao total discriminio, fazendo que com isto se sinta excluído e ao mesmo tempo regeitado. Com isso fazendo a vítima ficar mentalmente abalada, podendo fazer coisas que normalmente, se tratado de uma forma adequada, não faria.
    4- Ele relata os acontecimentos na escola, mas não entra com sua opnião sobre o mesmo.
    5- Que tudo que se faz tanto de bom ou ruim, volta a si mesmo.
    6- As imagens principais ocorrem com a relatação do bullying. Algo que nesse filme se destacaria seria o fato do "cinegrafista" acompanhar o aluno andando pela escola, dando a impressão que vc esta vendo o ocorrido de perto.
    7- Evitar discriminações, educar alunos sobre o bullying, suas causas e como a outra criança se sente.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Aluno: Danilo Alves Moreira Nº:09
    serie/turma: 3ºMK

    1) O título do filme vem de uma frase do escritor Bernard MacLaverty, que diz que esses problemas com jovens são como "ter um elefante na sala de jantar" e fingir que ele não existe.
    E também o termo “elefante” é usado para mostrar o tamanho das conseqüências das atitudes das pessoas, pois tudo que se faz um dia virá a conseqüência de seus atos.
    2)O bullyng, a homossexualidade, preconceito, anorexia e orientação sexual.
    3)O filme nos mostra a realidade da nossa sociedade violenta, e as e conseqüências provocadas pelo bullying e pela violência.
    4)Sim, pois ele só quis nos passar como esta a sociedade, e os termos abordados no filme estão presentes na vida de muitos alunos.
    5) A postura do filme é mostra a todos o que acontece em varias escola quando existe o bullying, e no filme mostra os dois lado da historia quem prática o bullying e quem sofre o bullying.
    6) O grande numero de mortes, pessoas inocentes que acabaram sendo assassinadas. As câmeras mostrando a historia pelos olhos de outras pessoas, a repetição de algumas cenas pra mostrar a vida das outras pessoas.
    7) A sociedade pode começar a aceitar e respeitar as pessoa como realmente elas são, independente de sexo, raça, etnia etc. E Amar o próximo, como diz uma frase (Fazer o Bem Sem Olhar a Quem)

    ResponderExcluir
  53. Fernanda De Carvalho nº:13 3°MI
    1- São grandes problemas gerado na escola que as pessoas não conseguem enxergar é invisivel.
    2-Preconceito, bullying, anorexia, homessexualismo etc.
    3- É um ótimo filme, porém a violencia que existe nele é horrivel. Retrata bem o que alguns jovens passam hoje em dia. Varios problemas e pouca aceitação onde a sociedade se coloca por preconceitos de não aceitar as escolhas deles.
    4- Sim, porque ele retratou o que passou e mostra o que ainda infelizmente acontece no mundo.
    5-Mostrar para os pais ficarem mais ligados com a reações de seus filhos porque alguns deles podem estar passando por problemas e os pais não conseguem ver.
    6-Com certeza foram as cenas que começou o massacre com alunos e professores inocentes.
    7- Tem que acabar o o termo preconceito, hoje em dia todo mundo tem o direito de ser o que quiser. E também se aceitar como é.

    ResponderExcluir
  54. Eulíndna Passos nº11 3ºMK
    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    nome é elefante porque tem um esquema de que se varias pessoas vendadas pegassem em uma parte do elefante nenhuma delas saberia dizer q era um elefantecomo por exemplo: um pegava na pata, outro no rabo e etc. significa que nós só enxergamos os problemas quando ele está a ponto de destruir algo ou alguém ou até mesmo quando ele esta enorme, ou seja, nós esperamos ele estourar para que vejamos o risco enorme que causa nas pessoas e no ambiente em que vivemos

    02) Quais os principais temas abordados no filme?


    Bullying, violência, preconceito,vingança,vaidade impera e execra tudo o que não se encaixa nos padrões esperados de beleza. A inteligência ofende e torna seus portadores membros de guetos fechados, onde são humilhados e agredidos emuitos outros ...

    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    Vidas sem sentido. Pessoas que cruzam em corredores sem ter um destino certo quanto a suas vidas. Futuros incertos. Mais preocupante ainda é sabermos que as pessoas cujas vidas não tem rumo são jovens, ainda transitando entre a adolescência e a idade adulta e o filme nos quis passar isto que os jovens de hoje não tem um real significado na vida...


    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    apesar de tratar vários temas ao mesmo tempo, o autor tentou fazer o mais próximo da realidade que é o que vivemos hoje.

    05) Qual é a postura moral do filme?
    O diretor adotou um posicionamento inequívoco, aquele de onde se vê tudo e nada ao mesmo tempo.Mostrar que tipos de jovens o mundo tem formado.E também a violência nas escolas.

    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    Nos corredores escuros, bem como a musica de Beethoven, as imagens deles atirando se preparando, das meninas conversando, vomitando, do menino que atira nas pessoas sofrendo bullying na sala de aula, da menina sozinha


    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?
    Ele realmente nos faz pensar nas responsabilidades enquanto adultos e tentar entender o que se passa com os jovens. O que mais me impressiona é o fato de ser uma obra tão pura mostra a experiência de ir à escola para alguns jovens... E essa conversa se deve começar em casa não na escola este e o papel dos pais educar os filhos.

    ResponderExcluir
  55. Raquel Ingrid nº: 35 3ºMK
    1) O termo ELEFANTE é usado como uma metáfora que relata a gravidade ou o “tamanho" do problema demostrado no filme.
    2) Preconceito, violência, Bullying, bulemia.
    3) O filme demonstra a realidade vivida pela maioria dos jovens de todo mundo.Sendo uma história baseada em fatos reais.O filme nos ajuda a entender melhor os problemas e perturbações sofridos pelos adolescentes.Cabe a nós lutar para que esses problemas tornem-se cada vez menos frequentes.
    4) Em partes, ele trata do mesmo ponto de vista de diversas formas o que nos permite observar varias realidades ,a narrativa, as cenas vistas várias vezes de ângulos diferentes, as vidas entrelaçadas, o caos do ataque, são colocados de uma forma singular pelo diretor e é um filme baseado em fatos reais por isso pode ser considerado verdadeiro.
    5) A postura moral do filme é a de mostrar o alto indice de discriminaçao nas escolas de hoje, mas não só isso, concentra-se em uma juventude com problemas apresenta uma das maiores tragédias de todos os tempos pelo contrário visualizam as práticas dos jovens em jogar jogos de neonazistas e são seguidores do Adolf Hitler crítico em contar uma história de uma grande tragédia americana.
    6) Quando os jovens se revoltam e cometem o atentado. Suas imagens projetadas para uma visão de comportamento frustante e marcados pelo suspense e silencio, nos leva a pensar que algo de novo deve acontecer em cada momento do filme.
    7) Deve-se trabalhar a tolerância e a integração entre todas as pessoas que fazem parte de uma comunidade. O respeito têm que existir como um treinamento para que os jovnes saibam se portar futuramente. Não é aceitável que continuem existindo situações em que alunos sejam agredidos ou ofendidos apenas por não se posicionarem da mesma forma.

    ResponderExcluir
  56. Monique Freitas N°31 3°MK

    01 - È uma metáfora usada pra mostrar o tamanho do problema que acontecia ali, mas que ninguém notava.
    02 - Anorexia,Bulimia, Bullying, Homofobia, Inveja , vaidade etc.
    03 - O filme relata ,de uma forma diferente dos demais que já existem por ai, o que acontece com os jovens quando são pressionados pela sociedade, principalmente pelos da mesma fachetária de idade. È um filme baseado em fatos reais que nos mostra o quão pode ser grave as consequências, se não dermos a devida importância aos problemas citados no filme.
    04- Em partes sim, o filme é projetado somente para mostrar ao telespectador o que acontece quando não damos a devida atenção aos problemas que acontecem em uma escola.
    05 - Somente usado como 'prestação de serviço' .
    06 - As imagens principais são quando os dois jovens estão se preparando para fazer a chacina na escola, sua iluminação é bastante relevante em algumas partes do filme, já na trilha sonora temos a sinfonia de bethoven antes das mortes na escola.
    07 - Como o próprio título do filme já diz, prestarmos mais atenção nesse 'elefante' , com campanhas educativas contra bullying para que não ocorram mais tais massacres como esse em Columbine.

    ResponderExcluir
  57. LAÍS CRISTINA nº23 3mF


    01)O nome faz referência a uma parábola budista na qual vários cegos tocam um elefante, e cada um o descreve de acordo com a parte que tocou: a pata, a cauda, a orelha ou a romba. Mas nenhum é capaz de imaginar o animal em sua totalidade. A nós, é mostrada a “visão” de todos os cegos (uma de cada vez) da parábola, sendo assim, possível tirar nossas próprias conclusões e entender melhor o elefante. Pois, quando se tem a visão de um só dos lados da história, não é possível compreender o que está acontecendo nem o porquê. Também outra interpretação para este título é a história do elefante instalado na sala de estar que só é notado quando o estrago chega a proporções maiores do que o suportável. Mas o próprio diretor disse que o seu filme está mais para a primeira interpretação do que a para a segunda, mas não que esta última esteja errada.

    02) o filme aborda temas de adolescentes que viviam na pele o drama de não serem os “queridinhos da escola”, ou os “nerds matemáticos”. Vai muito além disso, ambos provavelmente sofriam da mesma coisa que a maioria dos jovens sofrem, depressão e carência, dois assuntos que não são levados a sério nem pelos pais e nem pelas escolas. O filme mostra o dia a dia sofrido desses adolescentes, mostrando o fim mais provável após as pressões psicológicas sofridas.

    03) . O filme é interessante pois retrata a vida dos adolescentes, em meio as suas preocupações, problemas. No filme, é possível notar a vida de uma escola, cheia de tormentos, injustiças, segredos, preconceitos e tragédias mudas. Um filme com pouca iluminação e o som mais lento.

    04) Sim. O diretor não poupa criatividade nem nos pequenos detalhes, consegue fazer da câmera os olhos dos personagens, e de certa forma os nossos também. Mostrando os dilemas dos estudantes e como eles lidam com as situações de conflito, apesar de acabarem se suicidando.

    05) o filme mostra que a sociedade e o governo devem tomar medidas importantes com relação as violências físicas e psicológicas que muitos alunos sofrem por parte de gente medíocre, inescrupulosas e sem respeito ao se próximo, gente sem amor e sem compaixão, que não se colocam no lugar do outro, gente incapaz de compreender a dor de quem sofre esse tipo de agressão.

    06)As principais imagens do filme são os alunos e o colégio. O estilo de filmagem é bem estranho, quase sempre é focada nos personagens de costas, mas isto torna ainda mais interessante esta grande obra que é “Elefante”.

    07) A sociedade deve se conscientizar de que existem crianças e adolescentes sofrendo bullying nas escolas e muitas vezes pela pressão psicológica elas acabam se calando, guardando sua dor e seu sofrimento para si. Os pais deveriam conversar mais com os filhos sobre os conflitos que ocorrem dentro de uma escola, ensinando a eles que existem outras maneiras -que não a morte- para resolver os conflitos. E o Estado deveria lançar campanhas de conscientização sobre o bullying na escolas.

    ResponderExcluir
  58. ALUNA: MIRIAM NASCIMENTO DA SILVA

    NÚMERO: 44

    SÉRIE-TURMA: 3ºMH



    RESPOSTAS:

    01. “Elefante” significa o tamanho dos problemas descritos no filme.

    02. Bullyng, bulimia, violência entre outros.

    03. Retrata o que esta acontecendo atualmente nas escolas e na sociedade.

    04. Sim, pois o que esta sendo retratado no filme é o que realmente acontece.

    05. Mostrar as conseqüências que o bullyng traz na vida das pessoas.

    06. Uma das principais cenas do filme é quando os dois jovens se vingam massacrando aqueles que os agrediram.

    07. A sociedade deve ter noção das conseqüências que o bullyng pode trazer na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  59. Aluno: EDUARDO KIRST DOS SANTOS

    Número: 09

    Série-turma: 3ºMF



    Respostas

    01. O título “Elefante” significa o tamanho dos problemas citados no filme.

    02. Bullyng, bulimia, violência, etc.

    03. Retrata o que esta acontecendo hoje em dia nas escolas e na sociedade.

    04. Sim. O que esta sendo retratado no filme é o que realmente acontece.

    05. Mostrar as conseqüências que o bullyng traz na vida das pessoas.

    06. Na minha opinião, a principal cena do filme é quando os dois jovens se vingam massacrando aqueles que os agrediram.

    07. A sociedade deve ter noção das conseqüências que o bullyng pode trazer na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  60. Aluna: Yures Rodrigues N:44 3°M K
    1) O nome faz referência a uma parábola budista na qual vários cegos tocam um elefante, e cada um o descreve de acordo com a parte que tocou: a pata, a cauda, a orelha ou a romba. Mas nenhum é capaz de imaginar o animal em sua totalidade. A nós, é mostrada a “visão” de todos os cegos (uma de cada vez) da parábola, sendo assim, possível tirar nossas próprias conclusões e entender melhor o elefante.
    2) Liberdade de expressão,violência,homofobia e bulling
    3) O filme retrata algo que está sendo muito freqüente em inúmeras escolas do mundo inteiro, mostra toda a violência que existe entre os alunos, o preconceito que muitos passam por ser de outro sexo por não se vestir igual aos outros não ser popular devido a vários fatores, etc.
    4) Sim. Pois o filme vem a público retratar as mazelas da vida de uma juventude totalmente perdida quanto a seus propósitos. Adolescentes que não sabem ao certo qual é ou qual deve ser sua identidade e que se confundem ao assistir documentários sobre o nazismo na televisão. Não identificam o que estão vendo como sendo um relato que procura apresentar a história de uma das maiores tragédias de todos os tempos, pelo contrário, visualizam os rituais e as práticas dos seguidores de Adolf Hitler como exemplos de uma ordem que não percebem no mundo em que vivem.
    5) A postura do filme é retratar o mal comportamento dos alunos na escola que ao assistirem um filme sobre Nazismo ao invés de levar como conscientização, fizeram ao contrário, seguiram todos os procedimentos que se passava dando ao inicio de um grande massacre, algo que contribuiu a este massacre é todo o preconceito sofrido por alguns alunos.
    6) São as cenas de quando o massacre está acontecendo, nos chocando com a frieza dos agentes em relação aos seus atos. O mais interessante com relação a maneira como o filme é feito, como luz, câmera, etc... é que nos faz sentir dentro de um videogame, evidenciando a relevância que esses tipos de jogos violentos tem para a vida de alguns adolescentes, que agem como se realmente fizessem parte de um.
    7) Educar os alunos a respeitar cada um como a si mesmo, para que não aja nenhum conflito entre eles, mostrar que eles respeitando as diferenças é bem mais fácil de conviver.

    ResponderExcluir
  61. ALUNA:GLEICYELLE ARAUJO
    NUMERO:16
    TURMA:3MI
    01) È uma metáfora usada pra mostrar o tamanho do problema que acorre nas escolas des de muito tempo, e que a sociedade so dá atençao quando ocorre o estrago.
    02) Neste filme relata a anorexia na adolecencia, o Bullying nas escolas, violências, preconceitos, alcoolismo,homofobia eentre outros problemas

    03)No filme é relatado a vida dos adolescentes, em meio as suas preocupações, problemas.É possível notar a vida de uma escola, cheia de tormentos, injustiças, segredos, preconceitos e tragédias mudas.

    04) Sim, pois lidam com as situações de conflito que até hoje ocorre nas escolas

    05) mostra que a sociedade e o governo devem tomar medidas importantes com relação as violências físicas e psicológicas que muitos alunos sofre
    06) O estilo de filmagem é bem estranho, quase sempre é focada nos personagens de costas,sua iluminação é bastante relevante em algumas partes do filme, já na trilha sonora temos a sinfonia de bethoven antes das mortes na escola.E as imagens principais são quando os dois jovens estão se preparando para fazer a chacina na escola.

    07)Primeiramente Os pais deveriam conversar mais com os filhos sobre os conflitos que ocorrem dentro de uma escola, ensinando a eles que existem outras maneiras (não a morte) para resolver os conflitos. E o Estado deveria focar mais em campanhas para combater nao so o bullying mais tambem os preconceitos que há.

    ResponderExcluir
  62. Nome: Sarah de Sousa Dias nº.:41
    Série/Turma: 3ºMF

    01)O filme procura enxergar a situação como um todo através de várias partes que seria a vida dos estudantes, uma metáfora usada por causa da parábola de três cegos que apalpam um elefante para tentar compreendê-lo. E cada um interpreta o animal a sua maneira, sem conseguir “ver” o animal por inteiro.

    02)Retrata o bullying, bulimia e anorexia, preconceitos, homofobia e situações ditas como corriqueiras que não são dadas muita atenção.

    03)O filme mostra de uma forma simples a vida de alguns estudantes, sem muita interferência para que as situações vividas sejam interpretadas por cada um que assista. Relatando situações problemas que parecem e são muito comuns em várias escolas, vividas por vários jovens. Nota-se que as pessoas se fazem de cegas em relação aos problemas porque se torna mais fácil do que combate-lô. No caso do filme, isso leva ao clímax trágico do massacre.

    04)O filme é baseado em uma história real, o "Massacre de Columbine". O que percebe é que ele simplesmente retrata os acontecimentos sem impor sua tese, sua opinião. Não impõe uma verdade e nem julga as pessoas, nem mesmo os garotos responsáveis pelo massacre. Ele simplesmente mostra pequenos detalhes, levando-nos a uma reflexão, sem tomar uma posição.

    05)Uma visão sobre as violências psicológicas e físicas em que muitos jovens sofrem no ambiente escolar. O fato de não haver uma conscientização para que haja mudança desses problemas e o que leva à atitudes extremas e muitas vezes ao fim trágico. Mostra uma postura simples em relação a cegueira da sociedade em relação a problemas como esses, que muitas vezes começam "pequenos" e sem importância, mas que depois tomam proporções inesperadas.

    06)Todas as imagens são importantes. Cada personagem aparece sob a sua visão, percorrendo o seu caminho permitindo que mostrem suas vidas. As camêras seguem os personagens permitindo espaço e levando uma naturalidade aos movimentos. Sem diálogos longos, o silêncio predomina pois a razão do filme é principalmente não interferir, é levar a observar os pequenos gestos, uma palavra, um jeito de falar e de olhar, por exemplo. A iluminação e o espaço temporal culminam a realidade, ao acontecimento em si.

    07) Deve primeiramente haver o diálogo em casa, pois a família é a base, depois a escola. Os dois juntos devem dar atenção à problemas recorrentes que muitas vezes são deixados de lado. Se as crianças e os jovens tiverem apoio, orientação e um direcionamento sobre essas situações problemas vão conseguir se portar psicologicamente e haverá consequentemente menos preconceitos e conflitos.

    ResponderExcluir
  63. KIMELLY DE SOUSA SANTOS
    3°MH N°18
    1-O título se refere a uma antiga parábola budista sobre um grupo de cegos examinando diferentes partes de um elefante. Nessa parábola, cada cego afirma convictamente que compreende a natureza do animal com base tão-somente na parte que lhe chega ao tato. Ninguém vê ou sente o objeto na sua totalidade, mas todos arriscam um palpite totalizante – e, naturalmente, equivocado.
    2-Trata-se do preconceito, da violência, liberdade sexual, depressão, bulimia e entre outros.
    3- O filme retrata os acontecimentos vividos por muitos jovens e crianças no mundo em diversas escolas, muitas das vezes problemas que acabam ignorados por muitos.[
    4- O filme mostra o que ocorre no decorrer dos dias em escolas, e é baseado em fatos reais, então o fim e verdadeiro com sua própria posição.
    5- O filme trata-se de uma postura dramática, pois mostra o que levou aqueles jovens aos devidos atos sem tirar lhes a culpa do ato.
    6-Quando o massacre começa a acontecer, o planejamento,o sons são feitos de modo que deu um suspense, e os ângulos da câmera fazem com que compreendamos todos os ângulos das cenas mais fortes.
    7-Instruir os pais e os jovens no decorrer dos dias, e ensinar que a diversidade não é um problema, e tentar sempre incluir a todos na sociedade.

    ResponderExcluir
  64. Aluno:José Anezio Nº:20
    Turma: 3MK

    01)O termo‘elefante”demonstra o tamanho do problema existente no local.
    02)Bullying nas escolas, violências, preconceitos,vingança.
    03)Traz uma realidade que vem acorrendo nos dias atuais em escolas da nossa sociedade,como o bulling.
    04)Sim.Mostra fatos reais
    05)De concientizar o publico dos problemas que vem acontecendo.Para que não haja preconceitos.
    06)Eu acho que o autor quis mostar as cenas detalhadamente para da um aspecto de Drama
    07)Primeiro precisamos começar a tratar as pessoas melhores.Depois devemos melhorar a segurança

    ResponderExcluir
  65. Danielly Alves nº: 13 3ºmD

    1) O peso que os adolescente levam com a pressão, da escola e dos problemas sociais, entre os alunos, levando a ter um grande problema na vida de cada um.
    2) Grupos sociais (nerds, patricinhas,esportistas entre outros) bulling, anorexia.
    3)O filme relata o cotidiano dos adolescentes, em questoes de preconceito, que mostra a revolta de alguns alunos que nao gostam e nao aceitam palavras referidas de mal gosto.
    4) Sim, pois relata um fato real que ocorreu, em uma escola nos Estados Unidos.
    5) Representa um postura moral e dramatica, que mostra o que realmente ocorre, nas questoes sociais.
    6) O massacre, existem sim a percepçoes de sons, iluminação que nos mostra algo realmente real.
    7) A educação e o fato principal, e tambem a relaçao social em uma certa comunidade.

    ResponderExcluir
  66. Aluno:Elio lopes nº:11
    Turma:3MI
    01) como se fosse um enorme problema só que a família não nota um elefante invisível.
    02)Abusos sofridos no colegio, pessoas que se acham melhor que os outros acabam maltratando as pessoas que são um pouco diferente, bulimia, Homofobia entre outros problemas
    03) o filme abordo arealidade um cachorro quando estar encurralado ele avança, as pessoas não sabem lidar com a diferença
    04) Sim,pois o filme nada mais trata do maior erro q acontece diariamente nos colégios preconceito contra pessoas diferente.
    05) Que todos deviam para de pensar de um jeito arcaico e começa a ver a vida de um jeito diferente novo, se não acontecera mais desastres como o do filme
    06) Jovens diferentes sendo gravados nas suas rotinas de triste e preconceito.
    07) começa desde cedo a ensinar que a diferença não faz mal e que ser diferente e normal.

    ResponderExcluir
  67. Aluno: Lucas Macedo Ribeiro nº 29
    Turma: 3ºMG

    Exercícios sobre o filme Elefante
    01)Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    Um problema grande, que se camufla no meio da sociedade.

    02) Quais os principais temas abordados no filme?
    Bullyng,disturbios alimentares,influencia da mídia(vídeos, jogos, moda) na vida dos jovens, a escola tendo que fazer o papel dos pais em educar os filhos.
    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    Desde a antiguidade, postula-se que o papel de educar os filhos, cabe somente a um dos pais.
    Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, os filhos passaram a ficar sozinhos em casa, e tanto pai e mãe, que deveria dar atenção e educar os filhos, agora deixam esse papel para a escola pois estão muito ocupados trabalhando.
    Numa fase de transição, formação de personalidade como a adolescência, não´é raro que surjam dúvidas defeitos e incertezas na cabeça do jovem.
    São dessas dúvidas que nascem os problemas apresentados no filme, como bullyng,violencia física, disturbios.

    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    A posição do filme é subjetiva.Ele mostra o cotidiano de uma escola com fidelidade, fugindo aos estereótipos de holywood, mostra os fatos, mas em momento nenhum expõe-se uma opnião contra ou a favor do que está acontecendo.Quem toma a posição é o espectador.
    05) Qual é a postura moral do filme?
    Qual quer gesto, por menos que seja, pode acarretar em algo grave.Tal como a batida das asas de um borboleta aqui na América pode causar um furacão no japão.
    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    O filme quase não apresenta trilha sonora.O ângulo das câmera foca bem nos alunos e no ponto de vista deles. E quando eu falo “ponto de vista” é de fato, o campo e visão, como se víssemos a escola com os olhos deles.
    Interessante, as cenas do refeitório,as meninas no banheiro, os garotos no banho, e a cena final, quando ocorre o massacre na escola.
    Na minha opnião, a falta de feitos sonoros e visuais ajuda a não nos destraímos do foco do filme com música legal ou atrizes bonitas.


    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?
    Em primeiro lugar, educar os pais.Eles precisam aprender que quem tem que dar educação, exemplo,e atenção,são eles.
    Em segundo,a sociedade, tem que ser reeducada a aceitar as diferenças e parar de impor padrões, pois é isso que faz o jovem se sentir pressionado e se revoltar.
    A escola, desempenha um papel importante na formação de idéias do jovem e deve ser valorizada,para que possa proporcionar um ensino tanto formal quanto informal eficiente para seus jovens, já que quem deveria fazer isso não o faz.

    ResponderExcluir
  68. Natálya Paulino n°32 3MK

    1- São grandes problemas gerado na escola que as pessoas não conseguem enxergar é invisivel.
    2-Preconceito, bullying, anorexia, homessexualismo etc.
    3- É um ótimo filme, porém a violencia que existe nele é horrivel. Retrata bem o que alguns jovens passam hoje em dia. Varios problemas e pouca aceitação onde a sociedade se coloca por preconceitos de não aceitar as escolhas deles.
    4- Sim, porque ele retratou o que passou e mostra o que ainda infelizmente acontece no mundo.
    5-Mostrar para os pais ficarem mais ligados com a reações de seus filhos porque alguns deles podem estar passando por problemas e os pais não conseguem ver.
    6-Com certeza foram as cenas que começou o massacre com alunos e professores inocentes.
    7- Tem que acabar o o termo preconceito, hoje em dia todo mundo tem o direito de ser o que quiser. E também se aceitar como é.

    ResponderExcluir
  69. Nome:Thayná Carvalho 3º MI / nº 39

    1)O filme tem esse nome por conta dos grandes problemas vividos pelos jovens, apesar dos problemas serem grandes, ninguém pára para observá-lo; parece que eles não estão no alcance de ninguém.

    2)Liberdade de falar, agir e pensar; liberdade sexual. Preconceitos com relação á aparência física e/ou classe social. Também mostra agressões físicas e verbais, homofobia, bulimia e bullying.


    3)O filme retrata bem os problemas vividos pela maioria dos jovens no Brasil e no mundo. Todas as questões e dificuldades colocadas no filme, também são vividas pelos jovens da vida real. Também mostra a questão de respeitarmos o outro.

    4)Sim, pois é baseado em fatos reais e quer nos mostrar o novo tipo de juventude que está surgindo na nossa sociedade; a juventude preconceituosa, depressiva e problemática.

    5)Dramática. O filme concentra sua história em uma juventude com problemas na escola, em casa e até mesmo conflitados com eles mesmos.

    6)As principais e as que mais me chamaram a atenção foram quando os jovens entraram na escola atirando em todos que apareciam na sua frente. O filme todos mostra a história de um personagem simultâneo à vida de outro personagem.

    7)Os pais devem acompanhar seus filhos na escola, e conversar sobre todos os assuntos com eles. Mostrar que os pais se importam com os filhos, e quem querem ajudá-los.Orientá-los para que resolvam seus problemas sem brigas ou confusões. A escola também pode fornecer auxílio pedagógico aos seus alunos, e deve existir uma ponte entre pais, escola e filhos. Isso tudo pode ajudar a diminuir os índices de violência, assim como possíveis massacres e/ou ataques, sejam eles ou não dentro de uma escola.

    ResponderExcluir
  70. LARYSSA CEZAR DOS SANTOS N°25 3°MF

    1) O termo ELEFANTE é usado como uma metáfora que relata a gravidade ou o “tamanho" do problema demonstrado no filme.

    2) Os principais temas abordados no filme são o cotidiano dos jovens na escola, as práticas de bullying e violência.

    3) O filme relata a realidade ocorrida nas escolas e na sociedade. Os problemas e a situação de pessoas diante deles.

    4) Sim. O autor do filme mostrou em fatos reais o que realmente acontece na sociedade e mostra com exatidão como é o dia a dia em uma escola.

    5) Dramática, pois concentra em uma juventude com problemas vividos na escola apresenta uma história de uma das maiores tragédias de todos os tempos pelo contrário visualizam as práticas dos jovens em jogar jogos de neonazistas e são seguidores do Adolf Hitler crítico em contar uma história de uma grande tragédia americana.

    6) Imagens principais: o colégio e os alunos; O filme tem a duração de 81min mas quando passa assistir é como se passasse tudo em câmera lenta, a iluminação é pouca mas compreensível e o som é lento, talvez seja para mostrar detalhadamente o que realmente aconteceu ou para a melhor compreensão.

    7) A educação começa do berço, as crianças devem ser muito bem educadas pelos pais ainda na infância para que futuramente seja educados por prefessores sem que os pais deixem de acompanhar tods os processos, sempre procurando saber o desempenho e as relações do filho na escola.Em sintaxe os pais devem sempre manter dialogo com os filhos.

    ResponderExcluir
  71. Taynara Dias Ramos 3MK nº:40

    01-O título do filme vem de uma frase de um escritor, que diz que esses problemas com jovens são como "ter um elefante na sala de jantar" e fingir que ele não existe.
    02-Agressões físicas, verbais, depressões psicológicas, bulimia, anorexia, homofobia e o principal deles o bullying.
    03-O filme relata os assassinatos acontecidos em Columbine por dois adolescentes. A direção é inusitada e conta a história com lapsos de tempo tendo como protagonistas vários personagens.
    04-Sim, o autor soube relatar sobre o que realmente se passa nas escolas hoje em dia, na maioria pelo menos.o filme foi um otimo alerta de como os pais tem deixado de participar da vida dos filhos por causa do trabalho ou dos comprimissos com a vida que não inclui a vida escolar do filho.
    05-De como o comportamento dos alunos tem mudado com a escola e até mesmo em casa, que a situação esta bem diferente dos tempos antigos. a moral seria que os pais participacem mais da vida dos seus filhos e que a escola possa voltar a coordenar melhor e saber o que se passa no ambiente escolar.
    06-A imagem das mortes, como eles foram frios a esse ponto, matar pessoas que ele conviveram durante anos só por causa que mutas vezes foram negados ou deixado de lado.Triste de ver como os alunos se portam hoje em dia em rela ção aos outros.
    07-A educação vem de casa, depois passamas por uma etapa chamada ESCOLA qeu nos prepara pa vida, mais a educação vem essencialmente da pessoa que tem a necessidade de reconhecer que um dia ele precisa crescer é não necessita masi da escola pou dos pais é somente dela.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Aluna: Gabriela Gomes Amaral de Freitas N°: 14
    Turma: 3°m"K"

    1. Significa os problemas causados por preconceitos,Homofobia e Bullyng.
    2. Bullyng,Homofobia,Preconceitos e Doenças causadas pelo distúrbio alimentar.
    3. Que muitas pessoas não se importar com o que acontece no mundo que acaba prejudicando as pessoas. Principalmente na escola acontece muitos sofrimentos alunos que não querem voltar para escola por causa de problemas com os outros alunos.
    4.Sim. Pois no filme retrata o que acontece na escola e suas consequências.
    5.Mostra que temos que mudar o nosso jeito de agir, pensar e tratar as pessoas.Por que pode trazer consequências.
    6. Podemos observar que o autor quis mostrar com mais detalhe na hora do massacre.
    7. Que a sociedade tem que mudar o seu jeito de pensar e agir, para que não possa magoar as pessoas. Aceitar as pessoas como elas são.

    ResponderExcluir
  74. Aluna: Jessiane Moura Fernandes N° 19
    Turma: 3° m"K"

    1). Significa um grande problema que ta acontecendo na sociedade.
    2). Preconceitos, Homofobia, Bullyng e anorexia.
    3). O filme relata sobre o que ta acontecendo na sociedade. Que acaba prejudicando as pessoas. Que ninguém se importar com os outro.
    4). Sim. Pois retrata as consequências dos preconceitos,Bullyng e Homofobia.
    5).Temos que pensar nos outros evitando falar coisas que possa prejudicar emocionalmente as pessoas por que pode trazer consequências.
    6).O autor trabalhou mais nas cenas do massacre com mais iluminação com mais detalhes.
    7).Que a sociedade tem que mudar os seus pensamentos para que não possa prejudicar as pessoas e nem magoar. Para que não possa acontecer o massacre denovo.

    ResponderExcluir
  75. Nome: Maria Lorrany Farías de Jesus - n°26
    3°MD

    1) O título faz uma referência a uma parábola budista, que, quando nós vemos só um lado do problema, não temos informações suficientes para dizer o que está acontecendo. Já uma pessoa que vê o problema 'por fora' compreende melhor o que aconteceu, e o porquê.
    2) O filme retrata algo que é comum na sociedade atual. Como a influência da mídia na vida das pessoas. O preconceito homessexual, que ainda é existente. Outros problemas sociais como bullying, distúrbio alimentar. Também mostra como a escola influencia na vida dos estudantes.
    3) É um ótimo filme pois nos mostra problemas que realmente existem na nossa sociedade.
    4) Sim. Pois, apesar do filme não ser baseado em fatos reais, é algo que realmente presenciamos hoje em dia. Seja em algum noticiário, ou na própria convivência com as pessoas ao nosso redor.
    5) O filme pode ser entendido como uma "lição de moral" para alguns, pois os temas discutidos e mostrados nele, são discutidos na vida de alguns que sofrem os mesmos problemas retratados no filme.
    6) A cena que provavelmente que deu um certo 'espanto' a todos, foi o final. Quando os adolescentes entraram na escola e começaram o 'massacre', atirando em todos que viam pela frente. Em relação a filmagem, é bem interessante pois ela não te prende em um cena por muito tempo. Não tem muitos diálogos para dar um ar mais pensativo, e também para não acabar interferindo na situação mostrada. Em questão da iluminação, pelo que percebi foi o mais simples possível, sem sair do roteiro. Pois o filme queria demonstrar algo como se fosse real, e por isso não houve efeitos fictícios.
    7) Os pais devem acompanhar todo e qualquer momento na vida dos filhos, assim como a escola tem o dever de ensiná-los a se comportarem em certas ocasiões. A mídia, que tem boa parte na influência de alguns problemas, deveria informar em suas propagandas, a diferença do certo e o errado. E tentar não padronizar algo que não tem padronização, como a beleza. Colocar uma garota magérrima em um comercial de roupas, é praticamente dizer às outras, que se quiserem ser bonitas, fiquem como essa do comercial. Algumas propagandas desse tipo deveria ter no final algo como uma advertência: "Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado."

    ResponderExcluir
  76. Nome: Marília dos Santos Dias Nº: 27 3ºMD


    1. O termo se refere ao enorme problema que as escola tem que enfrentar todos os dias com seus alunos
    2. Homofobia, bullying, problemas familiares..
    3. O filme “Elefante” retrata um problema mundial que as escolas sofrem: as agressões sofrida pelos jovens alunos por preconceito.
    4. Sim, pois traz em seu contexto fatos reais
    5. O filme tem o intuito de fazer com que a sociedade reflita através dos acontecimentos, nele demonstrados
    6. As cenas que marcam o filme são as mortes que acontece. As cenas lentas faz com que o publico fique ansioso, fazendo assim que as pessoas prestem mais atenção.
    7. Fazendo mais investimentos na segurança e na educação da sociedade. As escolas tem que incentivar os pais a dá mais atenção aos seus, conversar, vê o que se passa na vida de seus filhos, afinal “educação vem de berço”, mas a escola também tem que incentivar os alunos a uma convivência uns com os outros colegas, de maneira que um respeito o outro.

    ResponderExcluir
  77. JULIANA NOVAES AREDE COSTA - 3ºMF Nº:21

    1- o termo Elefante designa o enorme problema social.
    2- Bullying, violencia, vingança e etc.
    3- O filme retrata a violencia a qual vivenciamos diarmante no ambiente escolar e social.
    4- sim, o autor mesmo nao baseando a historia em fatos reais, conseguiu demonstrar a realidade vivida pelos jovens.
    5- mostra que é errado cometer bullying, preconceitos e as más atitudes
    6- uma visão de comportamento frustrante de todos os estudantes,nos faz pensar em algo novo que vai acontecer em cada momento do filme.Sua principal cena e quando os alunos se revoltam e cometem o atentado.
    7-a familia tem que esta mais presente na vida do adolescente, ver se ele não precisa de ajuda, conversar, por que muitas vezes uma boa conversa é melhor, compreensão.

    ResponderExcluir
  78. 1)o significado do filme e uma comparação entre o animal elefante que quando feriado se torna o animal mais perigoso da terra
    2)preconceito e bullyng
    3)o filme relata os dia a dia que alunos que sofrem algum tipo de bullyng ou preconceito e como alguns dele reagem de forma agressiva
    4) as vezes sim porque não são todos os que sofrem bullyng que matam todos podem ter vontade mas o que falta é coragem.
    5)a postura moral do filme e de relatar os fatos para que a sociedade tenha o que ''temer'' para que isso não torne a acontecer
    6) filme com mais de uma hora de duração iluminação suficiente para relatar os fatos som pouco equalizado para da impressão de tempo
    7)a sociedade tem que manter um olhar mais detalhista para os problemas individuais e com uma melhor educação para que não ocorra novamente o massacre
    aluno Rodrigo Aguiar de Araujo.
    3º MD
    numero : 38

    ResponderExcluir
  79. NAÍSA CARVALHO RODRIGUES 3°MD,N°33
    1-se chama elefante por causa de como o fime se desenrola a sequencia das imagens não lógica.
    2-O filme trata de temas sociais como a questão do bullying da violencia da agressividade humana e do preconceito que ainda não foram excluidos da sociedade.
    3- o filme me faz refletir sobre os problemas sociais em que vivemos e sobre as possiveis soluções, pois ,quando não se encontra soluções para esses problemas,eles acabam gerando graves problemas como no filme mostra que a partir do momento em que os alunos que sofriam violencia não foram ouvidos pelas autoridades maiores e não tendo os seu problemas resolvidos eles se revoltaram causando toda a tragédia.
    4-Ele se demonstra honesto e verdadeiro por demonstrar a dramáturgia de varias maneiras por varias visões e por tratar de uma questão verdadeira que apesar de não ter acontecido daquela maneira como e mostrado ,demonstra um fato que já ocorreu o caso columbine.
    5-A moral que o filme nos transmite e a questão das soluções que devem ser encontradas com rapidez em relação aos problemas sociais, pois, quando não solucionados causam tragédias problemas maiores ainda como no filme fica claro, a violencia que foi gerada causando a morte de pessoas inocentes .
    6-As imagens principais são as do ataque a escola,quando os dois alunos se revoltam e fazem o massacre,as cenas que ao longo do filme predominaram eram contidas de bastante obscuridade o que reforça mais ainda a idéia de tensão de drama vivido no filme.As imagens não possuem uma sequencia não são lineares mostrando as varias visões dos alunos.
    7-Para que isso não ocorra novamente todas as pessoas e não somente as autoridades devem ter consciencia de seus atos não agir de forma preconceituosa com outras pessoas não gerar a violencia ,as autoridades devem dar uma maior enfase a esses problemas resolvendo-os

    ResponderExcluir
  80. Nome: Paulo Rodrigues 3ºMI / Nº 31

    1)O filme tem esse nome por conta dos grandes problemas que os jovens do filme vivem; mas parece que ninguém enxerga esses problemas, a nãos ser quando eles estão a ponto de explodir.

    2)Liberdade de agir, pensar, falar e liberdade sexual. Também mostra o preconceito, homofobia, bullying e anorexia, esses são os principais temas tratados.


    3)O filme relata acontecimentos das vidas dos jovens de hoje, do Brasil e do mundo, e são apresentados pontos negativos em relação ás questões sociais, á violência, etc.

    4)Sim, pois o filme é baseado em fatos reais, na vida e realidade da juventude, dos problemas que eles enfrentam.


    5)Dramática, pois o filme inteiro fala dos problemas dos jovens e das dificuldades que eles encontram de se ajustar na sociedade.

    6)O massacre inesperado, e a frieza como aqueles dois jovens mataram aquela quantidade tão grande de pessoas. Todo o filme mostra a vida dos personagens simultâneas a de outros.


    7)O acompanhamento dos pais da educação e formação de seus filhos é indiscutível, eles têm um papel fundamental na vida deles. Os pais devem orientar e educar seus filhos para a sociedade, e ensiná-los a lhe dar com todo e qualquer tipo de problema. Mostrar que a violência e discussão não é o caminho certo, que tudo pode ser resolvido com conversa. Conversar sobre todos os assuntos também é importante. A escola também ajuda na formação desses jovens, a relação entre escola, pai e aluno devem existir.

    ResponderExcluir
  81. Sarah Rodrigues/ nº40/ 3ºMD

    1)Significa o tamanho dos problemas da sociedade.

    2)bullying, preconceito, violência, revolta...

    3)o filme mostra a realidade de muitas escola do mundo, que as pessoas sofrem de bullying, preconceitos e muitas vezes se tornam psicopatas, pessoas vingativas...

    4)sim.o filme mostra como é o dia a dia de muitas escolas e o que pode acontecer com as pessoas que sofrem por algum tipo de preconceito...

    5)mostra que é errado cometer bullying, preconceitos e as más atitudes.

    6)as cenas lentas são para a gente prestar mais atenção nas nossas atitudes, e ter mais consciencia!!

    7)a familia tem que esta mais presente na vida do adolescente, ver se ele não esta precisando de ajuda, concersar, por que conversa ajuda muito, compreensão...

    ResponderExcluir
  82. Thaila Giordani Lopes Lombardi N°:40 - 3°MM

    1)Refere-se aos problemas socias simbolizando o tamanho de um elefante, do qual as pessoas tem a facilidade de ignorar.
    2)Preconceito, homofobia, bullying, anorexia entre outros.
    3)Retrata um problema que aos olhos de qm vê parece pequeno. Mas de quem sofre é enorme.O bullying que acontece no ambiente escolar,ou em qualquer outro lugar é grave, e muita das vezes acabando em alguma tragédia.
    4)Sim. Passa a mensagem de forma clara, não só mostrando a gravidade do probelama, mas tbm nos alertando.
    5)Concientização a não praticar o ato do bullying.
    6)A morte de pessoas inocentes é uma cena bem impactante. E o silêncio predominante na cena deixa transparecer algo mais real e comovente.
    7)As principais atitudes a ser seguidas devem começar de uma boa educação dentro da própria casa, tendo um diálogo diário dos pais com os filhos. Orientações da escola e da família e muita cautela do sociedade e do governo reforçando a segurança de todos.

    ResponderExcluir
  83. 1- Refere-se a uma antiga parábola budista. Conta-se que vários cegos examinavam partes diferentes do elefante, ninguem via ou sentia o objeto totalmente, mas todos arriscavam um palpite, naturalmente equivocado.
    2- O principal tema abordado no filme é o Bullying sofrido pelos estudantes Michele e Jared, a Bulimia mostrada pelas tres amigas, o alcoolismo mostrado no início do filme pelo pai de John e a violencia entre os jovens.
    3- Minha opinião sobre o filme é que não devemos julgar as pessoas pela aparencia ou o jeito de ser, como no caso da estudante Michele e do Jared, todos os achavam esquisitos, até chegaram a jogar bolinhas de papel no estudante. Depois de todas essas "provocações" ele se revoltou e acabou cometendo uma tragédia. Isso é um exemplo do que vemos no mundo atual, estudantes revoltados, cometendo tragedias, por terem sofrido esse tipo de violencia.
    4- Sim. O filme foi baseado em fatos reais e autor nos passa a ideia com muito realismo e não nos poupa detalhes.
    5- Que não adianta se sentir angustiado com os colegas da escola, se revoltar e matar todo mundo.
    6- As principais imagens do filme são quando Jared e seu amigo conseguem facilmente comprar uma arma, a tal que usam para exterminar as pessoas na escola. Outra imagem é de quando estão assistindo um tipo de documentario sobre os nazistas e ao invés de serem contra acabam fazendo meio que o mesmo. A iluminação parece ser bem natural, ja o angulo da camera nos faz ver como se fosse a visão dos proprios atores.
    7- Uma boa educação, dialogo entre os pais e uma inibição por parte do governo à livre venda de armas a qualquer pessoa.

    Miriã Costa Barros nº 33 - 3º MF

    ResponderExcluir
  84. Nome: Marta da Silva Pinto Nº 30 Série/turma: 3º MM

    Respostas:

    1- Demonstra o tamanho do problema existente no local.

    2- Bullyings na escola, opção sexual, revolta entre outras .

    3- Retrata exatamente o que acontece no ambiente escolar, que por muitas vezes acaba em tragédia.

    4- Sim, o filme é baseado em fatos reais, e mostra extamente como é o dia a dia em uma escola.

    5- Concientização a não praticar o ato do bullying.

    6- O massacre, existem sim a percepçoes de sons, iluminação que nos mostra algo realmente real.

    7- Simples atitudes, como reparar um problema e tentar resolvê-lo, conversando, aconselhando, e claro, respeitar as escolhas de cada um, todos temos liberdade, respeitando uns aos outros.

    ResponderExcluir
  85. joseval dos reis 3°MI n°:21

    01)quer dizer que o termo usado "elefante" é um problema grande que está a sua frente e todo mundo finge que não ver, e só da importancia quando acontece algo.
    2) O filme retrata algo que é comum na sociedade atual. Como a influência da mídia na vida das pessoas. O preconceito homessexual, que ainda é existente. Outros problemas sociais como bullying, distúrbio alimentar. Também mostra como a escola influencia na vida dos estudantes.
    3)Retrata um problema que aos olhos de qm vê parece pequeno. Mas de quem sofre é enorme.O bullying que acontece no ambiente escolar,ou em qualquer outro lugar é grave, e muita das vezes acabando em alguma tragédia.
    4) Sim. Pois, apesar do filme não ser baseado em fatos reais, é algo que realmente presenciamos hoje em dia. Seja em algum noticiário, ou na própria convivência com as pessoas ao nosso redor.
    5) Que não adianta se sentir angustiado com os colegas da escola, se revoltar e matar todo mundo.
    6) Jovens diferentes sendo gravados nas suas rotinas de triste e preconceito.
    7)Uma boa educação, dialogo entre os pais e uma inibição por parte do governo à livre venda de armas a qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  86. Aluna: Thamile Helena de Oliveira Pereira n°:38
    Turma: 3°MI

    1)O termo usado "elefante", refere-se a um grande problema, e que mesmo sendo grande as pessoas tem facilidae de ignorar.

    2)Bullying, homofobia,violência, preconceito, anorexia, bulimia, entre outros.

    3)Retrata o que tem acontecido na atualidade. Ex. o bullying nas escolas, o preconceito, homofobia, etc. E muitas vezes, acaba em tragédia.

    4)Sim. O autor relata fatos que realmente ocorrem no dia a dia da sociedade.

    5)Concientiza, e mostra como a sociedade deve agir em relaçao aos fatos mostrados no decorrer do filme, fazendo com que cada um possa parar e pensar no modo de agir e tratar as outras pessoas.

    6)As cenas de mortes, violência e preconceito, e a forma como as cenas forma produzidas dão um efeito mais interessante ao filme

    7)A participação e acompanhamento dos pais é um bom começo, seguido de mais atençao e cincientização da sociedade em relaçao ao tratamento dado as pessoas e principalmente às crianças.

    ResponderExcluir
  87. Camila Do Nascimento 3º MI Nº 06

    1)Trata-se de um enorme problema o bullying vivido por uma parte de alunos de uma escola. O mesmo é tratado como se não fosse algo importante e que pudesse acabar com as pessoas.
    02)O Bullying, opção sexual, preconceito e revolta.
    03)O filme traz a péssima maneira em que são tratadas pessoas diferentes. Demonstra o quanto as são pessoas ignorantes, fúteis e não aceitam o diferente e tratam isso como se fosse algo normal. Algo que acaba afetando o psicológico das pessoas.
    04)Sim, pois ele mostra de maneira real o que acontecem nas escolas. E não teme mostras a violência que acontece.
    05)Conscientização. Tenta demonstrar que o bullying é algo que destrói e provoca a violência. Devemos manter o respeito com tudo que achamos diferentes.
    06)A parte em que as pessoas morrem, de uma maneira violenta e assustadora. o filme em grande parte é lento e chato mais ao mesmo tempo não me fez perder o interesse.
    07)A primeira educação o caráter do filho isso vem do pais. Os pais devem participar da vida dos filhos, ensina-los o respeito e que existe a diversidade. E tratar como crime e ter severas punições contra os que pratiquem o bullying.

    ResponderExcluir
  88. Breno R. de azevedo
    nº 04
    3º MI

    1-O título faz uma referência a uma parábola budista, que, quando nós vemos só um lado do problema, não temos informações suficientes para dizer o que está acontecendo. Já uma pessoa que vê o problema 'por fora' compreende melhor o que aconteceu, e o porquê.

    2- O filme aborda principalmente os temas : preconceito, buylling, violencia e educação.

    3-Por meio da ficção, é retratada arevolta de jovens, que foram humilhados e reprimidos no ambiente escolar, criaram uma personalidade violenta e fizeram um atentado na ropria escola, como um meio de vingança.

    4-Sim, pois retrata uma triste realidade vivenciada por alguns alunos, e tambem a falta de controle da escola em relação aos problemas nela ocorridos.

    5-Revolta, pois as pessoas usam o filme como uma forma de exressar sofrimentos sofridos.

    6- Explora um tipo diferente de filmagem, a camera pareçe estar sempre em movimento, seguindo o personagem por onde ele vai, a iluminação da um aspecto de suspense no filme.

    7-Rerimir de forma unica, a ação de pessoas que humilham as outras e ter atenção a pessoas que tem ré disposição a se tornarem assasinos.

    ResponderExcluir
  89. Karoline Lira nº 22 3ºmI
    1) Tem comparação com o próprio animal, que é muito grande, porém o termo gera ambigüidade porque no filme o grande problema se torna invisível aos olhos de todos.
    2) Preconceito, Bullying, Padrões de beleza
    3) Observei no filme o total desinteresse que a maioria dos adolescentes da escola tinha uns pelos outros e por si próprios; a falta de propósitos e perspectivas que fez com que as automutilações se tornassem avassaladoras.
    4) Sim porque o filme narra exatamente os fatos como aconteceram, mas mostra diferentes visões.
    5) Retratar os fatos que tem se sucedido por conta de grandes problemas que quase sempre são imperceptíveis.
    6) Na minha opinião o filme é totalmente obscuro, misterioso, o foco intenso que muitas cenas tinham nunca revelavam muita certeza sobre o que estava acontecendo, o som também trazia todo um suspense. Acredito que as principais imagens do filme, as que retratam bem a história, são os momentos finais que revelam tudo o que foi meio que pré-mediado durante todo o filme.
    7) Cada um pode começar dentro de casa mesmo, a família com primeira instituição na formação de um cidadão tem que primeiramente observar atentamente seus filhos, não os deixando totalmente à mercê da sociedade lá fora. A escola também tem um papel enorme nisso tudo, pois é ela, principalmente que constrói as ideologias de cada um, e tem que incentivar atos solidários, antiterroristas, e também não deve ficar passiva diante de problemas que podem parecer pequenos, pois isso tudo acaba virando uma bola de neve gerando um “massacre” assim como o do filme.

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Nome: Erick Albuquerque Carmo N°: 09
    Série/Turma: 3° M“M”

    01-Quer dizer que o termo usado "elefante" é um problema grande que está a sua frente e todo mundo finge que não ver, e só da importancia quando acontece algo .

    02-Os principais temas abordados no filme e o preconceito,bulling,violencia,vingança e a liberdade de expressao.

    03-O filme relata a discriminação que acontece entre alunos dentro da maioria das escolas, senão em todas trazando consigo consequencia que podem muitas vezas gerar grandes tragédias.

    04- As cenas do filme mostra o que realmente acontece em todo o mundo adolescentes que se sente agredido verbalmente guarda magoá e depois se vingam.

    05-Sim, embora o caso retratado seja uma atitude extrema, o bullying e a violência são questões muito presentes no dia-a-dia das escolas.

    06-As cenas são quando eles entram armados na escola,quando matam as pessoas, quando de alguma maneira eles sofrem bullyng,o filme é bem devagar acho que mostra mais ainda a realidade das pessoas que estudavam lá.

    07-A sociedade tem que parar com o preconceito, o bullying ,saber lidar com as pessoas ,tratar bem as pessoas, não fazer brincadeira de mal gosto, os pais precisam ser mais atenciosos com seus filhos, educar e conversar mais ,e também um fato extremamente importante investir na segurança das escolas, para evitar que massacre não aconteça.

    ResponderExcluir
  92. Rayane Stefany de Melo Lopes , nº36 3° MK


    1-E uma parábola antiga, quer dizer que o problema está bem na sua frente, e agente não vê, ignoramos, só percebemos quando a "tragedia" acontece, quando o problema já e grande demais .

    2- Anorexia , preconceito , Bullying , e violência nas escolas .

    3-o filme trata de acontecimentos que são reais , pois podemos encontrar isso nas nossas escolas , assim podendo ver que e algo que vem de muito tempo por falta de instrução ou as vezes por muitas delas . Os adolescentes passam a fazer coisas que não são da sua idade confundindo suas mentes , a anorexia por exemplo e algo que acontece por causa da vaidade em excesso , algo que não tem necessidade , o bullyng preconceito gerado por falta de informação , ou as vezes por influencia de pessoas que são medíocres o suficiente para achar que e melhor que o próximo.

    4-Sim ele e honesto , ele esta tratando de um assunto muito polemico porem realista .

    5-Ele retratar o mal comportamento dos alunos de uma escola ,que ao assistirem um filme sobre Nazismo e ao invés de levar como conscientização, fizeram ao contrário, seguiram todos os procedimentos que se passava dando ao inicio de um grande massacre.

    6-É filmado de uma forma simples , que faz parecer um tanto quanto real , suas cenas principais são cenas de violência e cenas que mostram o ato homossexual. Existem algumas cenas que nos mostra suspense assim deixando o filme ainda mais curioso.

    07-as pessoas devem se respeita , procura viver sem infringir os direitos dos próximos , os pais e professores devem prestar mais atenção a certos aspectos para poder evitar revoltas com relação a esses tipos de atitudes como violência , preconceito , entre outros , ninguém e melhor que ninguém , todos tem que ver que em uma sociedade tem que haver respeito de todas as partes .

    ResponderExcluir
  93. Stefanny Hellen Sampaio dos Santos nº38 3MG

    1) O termo elefante expressa o tamanho do
    problema
    2) Bullying, falta de interesse dos professores pelos alunos, preconceito e distúrbios alimentares
    3) O filme deixa claro que problemas como esses estão mais perto do que imaginamos e pessoas que sofrem de bullying podem se tornarem violentas e vingativas
    4)Sim, pois mostra a realidade de muitas pessoas
    5)Tratar colegas com preconceito é inadequado, devemos respeitar as diferenças
    6)A maneira que o filme é filmado é semelhante aos jogos violentos de vídeo-game
    7)Prestar mais atenção nos jovens, dialogar mais com os filhos e educa-los sem preconceito

    ResponderExcluir
  94. RAYSSA RODRIGUES PIRES 3ºMK Nº 37

    1-Por causa do GRANDE problema causado pelos alunos.

    2-Classe social,preconceito, violência,opção sexual.

    3-O filme retrata coisas que estão acontecendo ao nosso redor,seja na escola como em outro lugar qualquer,muito preconceito sobre o assunto opção sexual é umas pessoas se revelando e outras criticando.

    4-Sim. porque retrata realmente o que esta acontecendo nas escolas,que é o preconceito muito grande,a violência,o racismo.

    5-Que as pessoas não estão aceitando o jeito de ser um do outro e mostra o comportamento verdeiro das escolas.

    6-Tem muitas fortes,e isso faz parecer muito reais as cenas,e com algumas imagens em câmera lenta.

    7-Começar a respeitar o jeito de ser de cada um,conversar sobre os temas em casa com os pais,e ser abertos aos diversos assuntos tem preconceito.

    ResponderExcluir
  95. Nome: Raissa Góis Barbosa Nº36
    Turma: 3ºMM

    1) O termo “Elefante” significa um grande problema que as pessoas ignoram e só dão atenção após uma tragédia.

    2) Os principais temas abordados no filme são bullying, preconceito, violência e vingança.

    3) O filme retrata a revolta que de jovens que foram humilhados na escola e criaram desejo de vingança contra os agressores, levando-os a cometer uma tragédia.

    4) Sim, pois ele retrata fatos que são bastante atuais e é baseado em fatos reais.

    5) Conscientização, ele mostra que o bullying é algo que provoca danos emocionais nas pessoas, destuindo e provocando violência. Devemos respeitar o próximo com suas diferenças.

    6) As cenas que eles entram armados na escola e a das mortes. O filme no geral é lento, mas consegue te manter preso com atenção até o final.

    7) A educação em casa, o caráter da criança vem de casa. Os pais devem participar mais da vida dos filhos, ensiná-los desde pequenos que as pessoas não são iguais e respeitar isso. E que bullying traz sérias conseqüências pra vida de quem o sofre.

    ResponderExcluir
  96. LETÍCIA MAGLHÃES - 3º "D" - 24
    1 - Trata-se do grande problema representado no filme.
    2 - Violência, preconceito, bullying, entre outros.
    3 - Pra mim o filme apresenta o que acontece em nossa sociedade nos dias atuais.
    4 - Em minha opinião, sim. Ele retrata como é o comportamento de alunos na escola.
    5 - O filme tenta nos mostrar os fatos que levaram esses alunos a terem feito o que fizeram, mas sem isentá-los da culpa.
    6 - São as cenas em que retratam a chegada dos alunos no colégio durante o massacre. O que impressiona nas cenas é que elas são longas e silenciosas, o que faz com que o suspense e a impressão de tempo aumentem.
    7 - Acho que como parte da sociedade cabe a cada um dar mais atenção ao que acontece a ela. E cabe a cada um também cuidar da sua vida, deixar de preconceitos, bulliyng entre outras coisas que fazem com que a sociedade apodreça.

    ResponderExcluir
  97. Camilla Arantes Medrado nº 07 Série/Turma: 3ºmI


    1) “Elefante” é o termo usado para mostrar o tamanho do problema que havia perto deles na qual ninguém conseguia ver.
    2) Preconceito e bullying.
    3) O filme só relata situações que diariamente acontecem em praticamente todas as escolas do mundo , um exemplo é o bullying que é o maior causador de violências nas escolas.
    4) Sim. O autor só mostrou o que acontece realmente nas escolas.
    5) Mostram uma postura fraca dos alunos maltratados que ao invés de buscarem ajuda , procuram resolver seus problemas com um massacre.
    6) Acho que a cena mais forte é quando um dos assassinos mata seu próprio parceiro.Apesar que nessa hora do filme o ângulo da câmera deixa a desejar se foi mesmo ele que matou .As cenas em câmera lenta e os sons deixam um ar de suspense .
    7) Acho que não tem como evitar , vai da educação de cada um , educação que vem de casa e também da escola.

    ResponderExcluir
  98. Nome: Gabriel dos Santos Costa
    Serie/turma: 3° "MM" Numero: 11

    Questões

    1) O termo "Elefante" é usado para mostrar um grande problema que as pessoas são capazes de provocar.

    2) Violência nas escolas; “panelinhas” ou grupos de pessoas que possuem status semelhantes; bullying.

    3) O filme "ELEFANTE" retrata um dia na vida de um grupo de adolescentes em uma escola nos Estados Unidos. Entre os estudantes retratados, dois planejam fazer algo terrível que o corpo estudantil nunca esqueceria. Fato que infelizmente ainda ocorre no mundo.

    4) Sim, o filme nos passa fatos reais que pode acontecer em qualquer meio social, transmitindo ao receptor uma mensagem clara do que ele deseja nos passar.

    5) Mostrar que pessoa que sofrem com bullying podem ficar com traumas , transtornos e desequilíbrio mental que os levem a matar pessoas inocentes para se vingar do que passou.

    6) A violência e frieza dos dois adolescentes, tirando vidas como se não valessem nada. A filmagem parece ser bem natural nos dando a impressão de realidade.

    7) Não a sociedade, mas cada indivíduo de forma particular. Devemos abrir nossas mentes e procurar aceitar as pessoas como elas são. E sempre nos lembrar que preconceito é opinião sem conhecimento.

    ResponderExcluir
  99. aluno: Thiago Guimarães
    numero:40
    turma:3º MI

    1- O termo elefante faz referencia a uma parábola chinesa, e representa que existe um problema e todas as pessoas ignoram, o que aconteçeu no caso do filme.

    2- Violencia e preconceito.

    3- O que ocorreu no filme, foi a revolta de estudantes que foram humilhados e guardaram magoas, até que uma hora resolveram agir radicalmente.

    4- Sim pois retrata roblemas que existem no mundo real e não são combatidos.

    5- A moral é que, devemos combater a violencia na escola.

    6- As que retratam os estudantes fazendo uma verdadeira chacina na escola, foram usadas cores e efeitos reais, para aproximar ao maximo da realidade, e a camera faz movimentos de acordo com a movimentação dos personagens.

    7- Começar com uma educação verdadeira, não só na escola, mais em casa e tambem nas ruas.

    ResponderExcluir
  100. Nome:Rafael Rodrigues de Andrade Numero:35
    Serie/turma: 3° "MM"

    1)O termo usado "elefante", refere-se a um grande problema, e que mesmo sendo grande as pessoas tem facilidade de ignorar.

    2)Liberdade de agir, pensar, falar e liberdade sexual. Também mostra o preconceito, homofobia, bullying e anorexia, esses são os principais temas tratados.

    3)O filme relata os dia a dia que alunos que sofrem algum tipo de bullyng ou preconceito e como alguns dele reagem de forma agressiva.

    4)Sim. O autor do filme mostrou em fatos reais o que realmente acontece na sociedade e mostra com exatidão como é o dia a dia em uma escola.

    5)Que todos deviam para de pensar de um jeito arcaico e começa a ver a vida de um jeito diferente novo, se não acontecera mais desastres como o do filme.

    6)O massacre, existem sim a percepções de sons, iluminação que nos mostra algo realmente real.

    7)Educar os alunos a respeitar cada um como a si mesmo, para que não aja nenhum conflito entre eles, mostrar que eles respeitando as diferenças é bem mais fácil de conviver.

    ResponderExcluir
  101. Vinícius Pimenta / Nº 42 / 3ºMK

    1)quer mostrar que o problema abordado no filme é grande
    2)violência preconceito e bulling
    3)ele aborda um tema que tem acontecido com muita frequência nos dias atuais e que deve ser discutido para que não ocorra do modo que esta ocorrendo
    4) não da mesma forma que ocorre no filme mas mostra partes de preconceitos que ocorre no meu dia-a-dia
    5)é mostrar o que ocorre quando de pratica bulling e mostrar o alto índice de violência que vem aumentando cada vez mais nos dias atuais
    6)a cena em que começam a matar alunos e professores inocentes
    7)o dialogo e a conscientização é a melhor forma de evitar os fatos mostrados no filme

    ResponderExcluir
  102. Brenda Caroline /Nº 08/ 3ºMD
    1. O termo se refere ao tamanho problema que as escola enfrentam com os seus alunos
    2. Discriminação, problemas familiares, homofobia .
    3. O filme “Elefante” retrata um problema que as escolas sofrem, no caso as agressões entre os jovens
    4. Sim, pois traz um contexto com fatos reais
    5. O filme tem por objetivo, fazer com que a sociedade reflita através dos acontecimentos que no mesmo é relatado.
    6. As cenas que marcam o filme é quando os estudantes chegam na escola e acontecem as mortes. As cenas lentas fazem com que o publico fique ansioso e preste atenção
    7. As escolas tem que dá mais atenção aos seus alunos e incentivar os pais a participar mais da vida dos seus filhos, pois na atualidade os pais ficam maior parte do tempo trabalhando para o sustento da família, esquecendo assim que os filhos necessitam de mais atenção.

    ResponderExcluir
  103. Aluna: Stephanie Luar n°41 3°MD

    01)O termo "elefante" se refere a um grande problema, em que a sociedade ignora.

    02)Os principais temas abordados no filme e o Bullying,Bulimia, preconceito, alcoolismo, orientação sexual e a timidez.

    03)O filme retrata de uma forma bem clara,sobre o preconceito que acontece cada vez mais nas escolas o chamado "Bullying" em que a sociedade ainda ignorar.

    04)Sim. O filme ele coloca o que esta acontecendo nas escolas, pessoas que de alguma forma sofreram algum preconceito e querem fazer justiça com as próprias mãos.

    05)O filme traz uma lição de moral, onde nos mostra que não devemos discriminar as pessoas nem ficar quietos se formos discriminados.

    06)Onde os dois jovem se espelham em Hitler e começam o massacre. E o interessante das imagens e que retrata vidas diferentes em um mesmo ambiente.

    07)A sociedade deve se impor ao Bullying. Onde as escolas devem conversar com os alunos, punir quem comete tal ato. E também e dever dos pais conversarem com seus filhos sobre o que acontece na escola, se envolver na vida academica de seus filhos para evitar tal violência.!!!

    ResponderExcluir
  104. Nayara Lorena/ nº30/3ºMI


    1) O título se refere a uma antiga parábola budista sobre um grupo de cegos.Cada cego examina uma parte do elefante, e arriscam um palpite, sem examinarem o elefante todo, ou seja as vezes não percebemos o tamanho do problema, porque fechamos os olhos para o tamanho do problema.
    2)Os principais temas abordados são liberdade sexual de se expressar em relação a sua opção sexual, racismo,agressões,homofobia e o principal deles o bullying.
    03)O filme retrata o que esta acontecendo na nossa sociedade de hoje,pessoas que sofrem algum tipo de discriminaçao.
    4)Sim, pois retrata tudo o que estamos passando no dia de hoje.
    5)A posição moral do filme é mostrar que essas questões devem ser solucionadas rapidamente, antes que cheguem a situações extremas como essa.Pois apresenta uma atitude de revolta de dois jovens que provoca uma das maiores tragédias dos EUA.
    6)As filmagens não são feitas de um modo muito profissional, passando assim uma ar de realidade, como se fosse imagens tirada das mentes das pessoas.
    7)Continuar fazendo o que estão fazendo agora nas escolas, tentando concientizar todos, mostrando na televisão as concequências do bullying e do preconceuito.

    Nayara Lorena/nº 30/ 3ºMI

    ResponderExcluir
  105. 1. Como uma metáfora de um ditado usado, com o tamanho do problema, mais que não é notado, até que se aconteça algo.
    2.Bullying, violência, preconceito e opção sexual.
    3.O fato que vemos, e que tem crescido nas escolas, como já vimos o mesmo acontecer aqui, o bullyng, o preconceito que tem aumentado a causa de tragedias.
    4.Sim. é o que vemos nas escolas, e é baseado em fatos reais.
    5.A postura moral do filme consiste em abrir os olhos para o alto índice de bullyng e discriminação nas escolas de hoje.
    6. O filme nos remete muitas historias de pessoas que sofrem bullying, as imagens, a iluminação e etc., demonstra que são de amador.
    7.Participação da escola para que isso não aconteça, punição para aqueles que cometerem bullying, e uma boa educação tanto dos pais quanto da escola para que não aja crianças transtornadas no futuro.Para que o problema se torne grande, e não tiver mais como evitar.

    Daniella Faria n°09 3°MI

    ResponderExcluir
  106. Pedro Henrique Rodrigues Magalhaes nº 46/ 3MF

    1)O nome do filme tem haver com o tamanho do animal, é um animal grande, então isso quer disser que se refere a grandes problemas.
    2)O tema abordado é violência e preconceitos em geral.
    3)Mostra a realidade de tais escolas no mundo inteiro e que o problema pode estar muito próximo da gente.
    4)Sim, pois é baseado em fatos reais...
    5)relatar como agem os jovens nas escolas do ensino médio.
    6)Como sao apresentadas as mortes e como as imagens de frustração dos jovens.
    7)Tudo deve se começar como educação, a família deve se manter presente para ver como esta a vida do jovem e também deve vim de dentro de cada um.

    ResponderExcluir
  107. Diana Dantas n°14 3°md

    1- "elefante" retrata as mazelas da juventude totalmente perdida quanto aos seus propositos.

    2- bulling, violencia e preconceito.

    3- O bullying e vivido por todos tantos como brasileiros como americanos e assim vai gerando violência nas escolas e ninguem acaba tendo controle sobre a situação.

    4- Sim, porque mostra fatos reias q realmente acontece na nossa sociedade.

    5- Concentização contra o ato de bullying , pois muitos nao ten o apoio do colégio sobre o assunto.

    6- As filmagens simples que transparece a realidade vivida, e as cenas onde os alunos se descontrolam e onde acontece o massacre.

    7- A sociedade pode ajuda começando dentro das suas proprias casas, dando exemplos de respeito pela as outras pessoas e nao fazendo bullying e nem preconceitos um com os outros.

    ResponderExcluir
  108. Gabriel Santos Meyer, Nº 44 Turma 3ºMM

    1)O termo “Elefante” foi usado para mostrar o tamanho dos grandes problemas sociais e escolares que passam despercebidos,“ tão ignorado quanto um elefante na sala de estar”.

    2)Os principais temas abordados no filme foram o bullying, preconceito, violência entre outros.

    3)O filme retrata bem o que esta acontecendo hoje no mundo, o bullying, a revolta e violência, os problemas nas escolas com os jovens que e muito comum.

    4)O Sim, Pois o filme retrata uma realidade muito presente na sociedade, e é baseado em fatos reais.

    5)O filme tem uma postura Crítica, dramática e de conscientização de fatos que acontecem todos os dias.

    6)O filme tem um jogo de câmeras muito interessante ao mostrar a mesma cena em vários ângulos, com pouca iluminação e som lento, com quase nada de música dando ao filme mais suspense e drama. O tempo realmente parece ser maior que os 80min talvez pelo fato da expectativa criada em quem esta assistindo. As principais cenas são dos alunos morrendo inocentemente e da escola com foco nos corredores.

    7)A base e a educação que deveria ser reforçada em casa e nas escolas, mais atividades que trabalhem os relacionamentos sociais com outras pessoas para aprendermos a conviver e aceitar a diferença do outro. A mídia também influencia muito e ao invés de chamar atenção para as coisas negativas em relação ao bullying deveria ter outros temas que conscientizassem as pessoas a ter respeitos com as outras.

    ResponderExcluir
  109. Gisneillainy de oliveira N 19 3MD

    1- O termo elefante relata o tamanho do problema causado no filme, e o termo também é usado como metáfora.

    2- A discriminação foi um dos principais temas abordados no filme assim veio o preconceito que teve como resultado violência.

    3- O filme traz uma realidade que vem acontecendo nos dias atuais em escolas e na sociedade em que vivemos, um exemplo disso é o bulling.

    4- Sim, pois o filme relata fatos do nosso dia-a-dia.

    5- A postura moral do filme é conscientizar os jovens a nao praticar mais o bulling.

    6- As imagens principais do filme e quando os jovens resolvem se vingar de alguma maneira pelo bulling que foram sofridos pelos seus colegas de escola. Sua duração é de aproximadamente 82:00 minutos e sua iluminação é ótima, o angulo da câmera da um ar de suspense que acaba deixando o filme interessante.

    7- Muitas das vezes as relações de bulling vem de casa, pois a educação começa nela, muitos pais tem acompanhado a formação de seus filhos, deixando apenas por conta da escola, sendo que a escola ajuda na educação. A sociedade pode contribuir fazendo palestras e campanhas educativas.

    ResponderExcluir
  110. Sarah Cristina N°40 3°MF

    1-Ele se refere a grandeza do problema causado pelos alunos, e o termo elefante mostra que só vemos o problema quando ele está grande a ponto de nos destruir.

    2-Bullyng pois é um dos mais citados no tempo de hoje entre eles tem a classe social, diferenças raciais, depressão, bulimia, anorexia e opção sexual.

    3-O filme relata fatos reais, acontecimentos do dia de hoje que tem afetado muito a nossa população principalmente nas escolas com o preconceito em todas as áreas mais especifico o bullyng.

    4-Sim, pois ele é baseado em fatos reais, e o autor so quis relatar a verdadeira situação que esta acontecendo nas escolas.

    5-Abrir a cabeça dos adolescentes e dos jovens de hoje em dia, conscientizar a parar com a pratica do bullyng.

    6-Na minha opinião foi quando os meninos estavam sofrendo Bullyng e quando ouve o massacre na escola.

    7-Conscientizar mais os alunos a não usar produtos ilícitos, a não praticar o Bullyng tomar alguma postura em relação a isso, que na realidade não é o que esta acontecendo nas escolas publicas Brasileiras,eu acho q tinham que mostrar a dimensão da gravidade que isso pode causar na vida de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  111. Eduardo Pereira Matos Nº15 3ºM.D.

    1)O significado do termo “elefante” é uma metáfora usada no sentido de mostrar que os problemas existem, porém, as circunstancias deles são fáceis de ignorar quanto um elefante no meio de uma sala de estar. Por conseguinte, não consegue compreende-lo em sua totalidade ou o ignoramos, pois, vivemos numa sociedade artificial e limitada em visão, em termos de mundo.
    2)O bullying, a violência, o preconceito.
    3)Nas minhas reflexões, as ações de falta de interesse do adolescente e o embrutecimento que se faz presente no filme e na atualidade se dão porque as pessoas estão despreparadas para a vida e não encontram sua cidadania. Essas pessoas agem com egoísmos e atitudes impensadas, não se ajustam até que se perdem em sua própria individualidade. Assim, aqui fica um questionamento: Onde está o amor uns pelos outros? Qual a interação entre um pai com o filho? E na escola: Há interação professores, pais, alunos e ainda, pais e filhos? E o governo? Quais ações ele desenvolve no sentido de preparar e resgatar a cidadania das pessoas como um todo (a família).
    Enfim, percebe-se que a maioria das pessoas estão cegas, não conseguem enxergar o outro em sua verdadeira essência.
    4)Sim. Já que o filme é baseado em fatos reais.
    5)Conscientizar a sociedade de que as soluções para os problemas educacionais devem ser encontradas e realizadas com rapidez. Vale lembrar que as tragédias não estão só na ficção; elas são reais e envolve pessoas inocentes.
    6)Os adolescentes e suas ações no momento do massacre. Quanto à iluminação, o foco normal aparentemente sem efeitos fictícios. Ângulos de câmera, som e o tempo, foi tudo que o autor quis passar para o publico, ou seja, uma imagem real do acontecimento.
    7)Cobrar mais ações do governo para a educação dos jovens e um olhar mais especial dos pais e professores.

    ResponderExcluir
  112. 1-O tema trata de uma coisa grande,assim como o preconceito,o tema abordado no filme.

    2-Liberdade sexual,racismo,agressões,homofobia e o principal deles o bullying.

    3-O filme relata fatos reais, acontecimentos do dia de hoje que tem afetado muito a nossa população,levado a um grande problema.

    4-Sim o filme é verídico, pois é baseado em fatos reais, que nos mostra sua realidade,acontecimentos preocupantes e aspectos sociais diferenciados.

    5- A postura moral do filme é conscientizar os jovens a nao praticar mais o bulling,e relatar como agem os jovens nas escolas.

    6-Como sao apresentadas as mortes e como as imagens de frustração dos jovens.O tempo realmente parece ser maior que os 80min talvez pelo fato da expectativa criada em quem esta assistindo

    7-Alem de concientizar as pessoas de que o bulling é algo muito prejudicial, poderia fazer campanhas contra esse tipo de coisa,conscientizando as pessoas de que isso não leva a lugar nenhum,e que só ocorre tragédias.

    Rauanny Cristina N°:32 3°MI

    ResponderExcluir
  113. SHEILA ALVES AGUIAR 3 MI NUMERO 35



    1)o termo e uma metáfora, o elefante e enorme mas ninguém reconhece como os grandes problemas citados no filme e as pessoas só olham para eles quando acontece algo ruim.

    2)preconceitos,bulimia,homossexualismo,bullying,violência etc.

    3)o filme retrata a nossa sociedade em que existe preconceito.E mostra os grandes problemas que temos mas sendo que ninguém se importa e alguns não veem mas temos que ter atitudes para mudar a realidade do mundo como por exemplo as varias tragédias em escolas.

    4)sim ele e baseado em fatos reais onde mostra as questões sociais.

    6) A câmera foca na altura da cabeça dos personagens nos coloca em posição de igualdade com eles. Utiliza-se o uso de uma luz discreta e natural. A imagem está aí para ser vista sem artifícios.O filme possui também uns ruídos de vozes,passos e os tiros soam secos.

    5)o filme e uma forma de conscientização para a sociedade em que nela ha muitos preconceitos e o que eles podem gerar por causa de uma atitude,brincadeiras,violência como foi o massacre.

    7)uma melhor educação aos filhos para que as gerações futuras respeitem mais e não sejam cheios de preconceitos ter uma mente aberta e nos como cidadães ter consciência do que acontece na nossa sociedade e agirmos de alguma forma coletiva para ajudarmos as pessoas.

    ResponderExcluir
  114. Tamires fernandes
    3MI
    37

    * Respostas


    01)O termo ''elefante'' quer dizer que ha um grande problema no qual pessoas finge esta tudo certo.

    02)Falta de companheirismo, falta de humanismo, preconceito.

    03) o filme relata como as pessoas se sente em relação ao preconceito. E problemas e a pressão para a cabeça desses jovens que acabam vendo uma saída q é a morte ou suicídio.

    04) É sim pois mostra o quanto a sociedade esta despreocupada e esperam acontecer tragedias para tomar providencias em relação ao bullying.

    05) Mostra q um problema como o bullying quando não é resolvido vira uma tragedia.

    06) A iluminação é pouca mas compreensível, mostra vários tipos de pessoas e seus vários problemas. E o filme que dura 80 min, parece durar mais e prender o telespectador por conta das variadas cenas em um ambiente grande escuro.

    07) A solução começa em casa com o apoio dos pais, e os educadores deviam ser mais tolerante procurando entender os alunos trabalhando com a socialização, respeito e diferenças.

    ResponderExcluir
  115. Thais Lana 3M F numero : 42

    1)elefante quer dizer que ha um problema muito grande.

    2)uma serie de preconceitos que se resume ao bullying.

    3)o filme fala sobre o que se passa na cabeça de quem sofre o bullying e de como essas pessoas podem reagir.

    4)claro! Isso e apenas uma retratação do que acontece na vida real.

    5)O filme conscientiza os jovens a não praticarem bullying por que pode resultar em coisas bem ruim e tragicas pra todos.

    6)o filme se passa em um ambiente um tanto escuro, isso cria um ambiente de suspense/ terror e nos ajuda a entender como os "rejeitados pela sociedade" enxergam as coisas.

    7) A soluçåo e tao simples, mas ninguem quer abrir os olhos pra ve-la. Precisamos parar de julgar pra darmos espaço á tolerancia pelomenos!
    Todo mundo deveria se colocar um no lugar do outro pra saberem como é não ser aceito por ser o que é mesmo sem ter feito nada. O preconceito tem que acabar, [por que alem de mecher no emocional e psicologico principalmente de adolescentes, isso pode gerar uma tragedia, assim como no filme.

    ResponderExcluir
  116. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  117. Lenina Ferreira Magalhães Lopes.

    3MF

    1) Elefante, pra mim, pode ter dois significados. Um para simbolizar o tamanho dos problemas enfrentados pela escola e, na minha visão, pode se comparar o comportamento desses jovens com os de um elefante, cujo a personalidade apesar de doce e amigável pode-se transformar em uma fera indomável.

    2)A pratica preconceituosa de alguns alunos para com outros. Temos então um gravíssimo caso de bulliyng

    3)Pra mim essa realidade está muito próxima pois, apesar de identificado o problema e existirem novos métodos pedagógicos para impedir ações como essa o preconceito é algo real e presente.

    4)Sim,é o que realmente acontece em algumas escolas, principalmente em escolas como as nossas que abrigam pessoas das mais variadas classes sociais.

    5)Relatar as consequências daquilo que se acredita, no senso comum, serem simples brincadeiras, mostrando-nos como a situação pode ser grave.

    6)Todos os aspectos visuais e sonoros dão nos remete ao lúgubre. O filme tenta desperta essa melancolia que o bullying pode trazer.O senário principal é o colégio, e as cenas de maior tensão são as que vê-se o ódio sendo despertado lentamente nos adolescentes.

    7) Investir em profissionais da psicologia e integra o ensino ao ideal de igualdade e a princípios morais de humanidade.

    ResponderExcluir
  118. Caroliny Marinho / Nº 05 / 3º MF


    01. Relata o grande problema demonstrado no filme.
    02. Bullying, preconceito, violência
    03. O filme mostra a realidade que estamos vivenciando hoje em dia que é o bullying não só no Brasil mas como no mundo inteiro. Nas escolas é aonde isso ocorre com mais frequência sendo assim onde ocorre as piores tragédias.
    04. Sim, pois mostra o que está acontecendo nos dias atuais.
    05. Que o bullying é uma coisa muito séria, e que pode gerar violência ou uma grande tragédia.
    06. O filme é bem lento, tem personagens que mal falam, pouca iluminação,e o filme prende a nossa atenção. E a principal imagem é a hora em que se começa o massacre.
    07. Aceitar as pessoas como elas são, não julgando-as pelas atitudes ou escolhas.

    ResponderExcluir
  119. Débora Lara Landim 3° MF n°06

    1)O termo "elefante", refere-se a um grande problema, e as pessoas os ignoram com grande facilidade

    2)Liberdade de se expressar em relação a sua opção sexual, o modo de agir, de pensar, de falar, os direitos de cada um, preconceitos de cor aparência física classe social etc. agressões físicas, verbais, depressões psicológicas, bulimia, anorexia, homofobia e o principal deles o bullying.

    3)O filme mostra o que acontece nas escolas, e que muitas pessoas ignoram o problema se esquecendo das futuras consequências.

    4) Sim, por que mostrar de fato o que acontece muito nas escola, na sociedade, enfim, em todos os lugares.

    5) Mostrar os principais motivos que levam jovens a cometer esse tipo de crime, contra aqueles que o feriram de alguma forma.

    6)O filme tem um jogo de câmeras ao mostrar a mesma cena em vários ângulos, com pouca iluminação e som lento, com quase nada de música dando ao filme mais suspense e drama. A duração do filme é de uns 81min. As principais cenas são dos alunos morrendo inocentemente e da escola com foco nos corredores.

    7)Se cada pessoa respeitando ao próximo, provavelmente seria tudo diferente .Mais esse respeito vem principalmente de dentro da própria casa de cada um, a orientação da família seria o primeiro passo pra mudar essa situação.

    ResponderExcluir
  120. Nome:Paulo Sérgio Rochas Pastor.N°:33
    3°MM

    1)O filme quer fazer uma relação entre o "Elefante" que é grande com os problemas que os jovens enfrentam.
    2)Bullying,Violência na escola,as famosas "panelinhas".
    3)O filme mostra a realidade de muitos jovens que acontece em muitas escolas do mundo todo,o jovem acaba ficando rebelde em muitas vezes por causa de conflitos familiares e acabam ficando rebeldes e em muitos casos os pais não estão nem ai.
    4)Sim.Pois o autor mostrou a realidade que os jovens enfrentam.
    5)A postura moral do filme é mostrar os acontecimentos que os jovens apresentam em uma escola,que quando assistem um filme sobre o nazismo ao invés de levar em conta oque aconteceu na história,resolvem seguir meio que as "doutrinas" do nazismo.
    6)Imagens principais,Quando mostra o comportamento dos jovens.É um filme lento mas consegue retratar oque vem acontecendo com os jovens,a iluminação é pouca e o ângulo da câmera
    não é muito bom mas é para mostrar como se foce um documéntario.
    7)É aceitar como todos são e tentar conscientizar as pessoas de que o preconceito não leva a lugar nenhum e deixar que todos se expressem.

    ResponderExcluir
  121. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  122. Nome:João Paulo Vieira N°19
    3°MM
    1)Filme que apresenta o universo de um ponto de vista hora inexistente hora muito presente demostra a fragilidade de um mundo e como grandes problemas são ignorados e passam despercebidos.
    2)Bullying,opção sexual,preconceito,homossexualismo,etc.
    3)Mostra a realidade de hoje,como a violência esta cada vez mais visível nas escolas,mostra que os jovens de hoje estão mais influenciados com a violência.
    4)Sim pois relata a realidade de hoje.
    5)Mostrar a verdade através do filme,para conscientizar os jovens a não fazer o mesmo.
    6)Elefante”, filme do criativo diretor Gus Van Sant vem a público retratar as mazelas da vida de uma juventude totalmente perdida quanto a seus propósitos. Adolescentes que não sabem ao certo qual é ou qual deve ser sua identidade e que se confundem ao assistir documentários sobre o nazismo na televisão.
    7)A sociedade deve se conscientizar em relação aos fatos relatados nesse filme,e não fazer o mesmo para a sociedade não ficar pior.

    ResponderExcluir
  123. 1)é a expressão dada para o tamanho dos problemas vividos pelos jovens
    2)bullying,homosexualismo,racismo etc
    3)mostra a violencia nas escolas e como isso influencia os jovens que estão revoltados por causa das brincadeiras de mau gosto de pessoas da escola e acabam fazendo coisas q sabem q é errado mais faz como uma forma de vingança
    4)sim porem ainda do meu ponto de ver um pouco exagerada, porem se continuar assim vai ficar pior do que o filme relata
    5)a postura é que os jovens pode sim ser influênciado por um filme ou pela midia de modo geral
    6)como mostra o comportamento dos jovens, é um filme em que os fatos demoram a acontecer dando um suspense,a iluminação é a de um ambiente escolar e o ângulo da câmera
    da a sensação de que foce "primeira pessoa"
    7)evitar ações no qual critique uma pessoa ou raça e respeitando todos

    3°MD ADSON MARTINS MAIA N°1

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. Nome: Alex Clayton Nº 03
    Serie/turma: 3m"D"
    1-O Título se refere a uma parábola, que quer dizer que o problema pode estar bem perto de nós,porém não nos damos conta disto e só percebemos quando se torna muito grave.

    2-Bullyng,bulimia,falta de atenção com os filhos e alunos, racismo

    3-A minha percepção foi que muitas vezes o bullyng pode se tornar algo muito sério e até mesmo trágico, e que não é um problema fácil de se resolver e pode afetar a vida de muitos estudantes.

    4-Sim,pois acredito que tenha sido feito de forma bem realista,e de como é a vida na escola.

    5-Para mim a moral do filme é que o bullyng é uma ato muito sério que pode causar traumas muito grandes, em muitos alunos e deve-se tratar esse problema de forma séria, e com atitudes reais.

    6-As cenas são quando eles entram armados na escola,quando matam as pessoas, quando de alguma maneira eles sofrem bullyng,o filme é bem devagar acho que mostra mais ainda a realidade das pessoas que estudavam lá.

    7-Deve-se tomar atitudes mais reais,não deixar o problema de lado, deve-se prestar atenção nos filhos saber o que está acontecendo com eles, e nas escolas não tratar os colegas de turma com desrespeito e exclusão pois isso pode causar sérios problemas no futuro.

    ResponderExcluir
  126. Nome: Maria Eduarda Soares Frota Nº29
    Turma: 3ºMM

    1) O termo significa um grande problema que é ignorado e a sociedade só lhe da atenção após uma tragédia.

    2) Os principais temas abordados no filme são bullying, violência, preconceito e vingança.

    3) O filme nós mostra o estrago que o bullying pode fazer. E que se não for descoberto no começo, pode acabar numa tragédia.

    4) Sim, pois é um tema super atual, que aconteceu em muitas escolas, sendo públicas ou particulares.

    5) Conscientização, pois mostra que o bullying é algo que destrói e pode trazer muitas conseqüências pra quem o sofreu e pra pessoas inocentes.

    6) O momento que eles entram na escola armados e as mortes. O filme é lento e pode chegar a ser entediante, mas nos faz querer prestar atenção até o fim.

    7) Educação em casa é fundamental, pois o caráter é construído em casa desde criança. Os pais devem ensinar aos filhos que as pessoas não são iguais e devem respeitar as diferenças. E mostrar que certas humilhações trazem muitas conseqüências nas vidas das pessoas.

    ResponderExcluir
  127. ALUNA:Larissa N.
    numero:23
    turma:3mi
    1) Elefante, pra mim, pode ter dois significados. Um para simbolizar o tamanho dos problemas enfrentados pela escola e, na minha visão, pode se comparar o comportamento desses jovens com os de um elefante, cujo a personalidade apesar de doce e amigável pode-se transformar em uma fera indomável.

    2--Bullyng,bulimia,falta de atenção com os filhos e alunos, racismo

    3-o filme fala sobre o que se passa na cabeça de quem sofre o bullying e de como essas pessoas podem reagir.

    4-Sim o filme é verídico, pois é baseado em fatos reais, que nos mostra sua realidade,acontecimentos preocupantes e aspectos sociais diferenciados.

    5-a postura é que os jovens pode sim ser influênciado por um filme ou pela midia de modo geral

    6- A câmera foca na altura da cabeça dos personagens nos coloca em posição de igualdade com eles. Utiliza-se o uso de uma luz discreta e natural. A imagem está aí para ser vista sem artifícios.O filme possui também uns ruídos de vozes,passos e os tiros soam secos.

    7-Simples atitudes, como reparar um problema e tentar resolvê-lo, conversando, aconselhando, e claro, respeitar as escolhas de cada um, todos temos liberdade, respeitando uns aos outros.

    ResponderExcluir
  128. Nome: Diogo Araujo filho Nº08
    Turma: 3ºMM

    Resposta:

    1-O tema trata de um plobema grande,assim como o preconceito,o bullyng, entre outros, esses são os temas abordados no filme.
    2-preconceitos,bullying,homossexualismo,violência.
    3-O filme mostra a nossa sociedade atual, cheia de preconceitos.
    4-Sim,pois acredito que tenha sido feito de forma bem realista,e de como é a vida na escola.
    5-é que não se deve julgar as pessoas e aceita-lás do jeio que são.
    6-Um ambiente escuro,sem vida que se tornou cenário de morte de muitos jovens.atos cometido por garotos perdidos.
    7-A sociedade pode até ajudar com campanhas, mais o respeito pelas pessoas tem que vim de dento de casa.

    ResponderExcluir
  129. Aluna: Nágila Andressa S. Reis n°: 35
    Série: 3° MF

    Questões referentes ao filme: Elefante

    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    02) Quais os principais temas abordados no filme?
    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    05) Qual é a postura moral do filme?
    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?


    Respostas:
    01- O título se refere a uma antiga fábula budista sobre um grupo de cegos examinando diferentes partes de um elefante. Nessa fábula, cada cego afirma convictamente que compreende a natureza do animal com base tão-somente na parte que lhe chega ao tato. Ninguém vê ou sente o objeto na sua totalidade, mas todos arriscam um palpite totalizante – e, naturalmente, equivocado.

    02- Os principais temas são: bullying, violência e preconceito.

    03- A meu ver, o filme retrata o que realmente acontece no ambiente escolar, colocando em destaque a questão da variadas desigualdades que os alunos enfrentam e as conseqüências das banalidades de suas atitudes.


    04- Sim, pois relata todos os acontecimentos que ocorrem com vários adolescentes da escola, baseando-se em fatos reais.

    05- É possível que o filme Elefante tenha uma passagem discreta pelo grande público, não raro encontrando detratores pelo caminho. O filme sem dúvida alguma assusta, mas sua verdadeira contribuição é de ordem construtiva, e a construção em jogo é o sentimento de uma geração (com seu modo particular de percepção do tempo, com sua não-historicidade, com seu universo simbólico multifacetado).
    06- O filme Elefante se passa numa high school como outra qualquer. Ao não citar local nem data adquirem uma dimensão importantíssima, que não reduz o problema a nenhuma ordem social específica, a nenhum contexto específico. Na cena no quarto de Alex, um dos dois garotos responsáveis pelos tiros, esclarece-se a postura essencial de Gus Van Sant perante o tema: enquanto Alex toca Beethoven no piano, a câmera gira 360º mostrando tudo que está à volta dele, todo o universo multicultural e multicolorido que o circunda: videogames, quadros e desenhos na parede (um deles, um elefante), roupas espalhadas, televisão.
    07- O filme Elefante, não trata de reproduzir o incidente em Columbine, não se trata de cobrir jornalisticamente o massacre. Trata-se de penetrar num determinado universo munido de sentidos aguçados – e nele transitar com puras impressões.

    ResponderExcluir
  130. Aluna: Nágila Andressa S. Reis n°: 35
    Série: 3° MF

    Questões referentes ao filme: Elefante

    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?
    02) Quais os principais temas abordados no filme?
    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.
    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?
    05) Qual é a postura moral do filme?
    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?
    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?


    Respostas:
    01- O título se refere a uma antiga fábula budista sobre um grupo de cegos examinando diferentes partes de um elefante. Nessa fábula, cada cego afirma convictamente que compreende a natureza do animal com base tão-somente na parte que lhe chega ao tato. Ninguém vê ou sente o objeto na sua totalidade, mas todos arriscam um palpite totalizante – e, naturalmente, equivocado.

    02- Os principais temas são: bullying, violência e preconceito.

    03- A meu ver, o filme retrata o que realmente acontece no ambiente escolar, colocando em destaque a questão da variadas desigualdades que os alunos enfrentam e as conseqüências das banalidades de suas atitudes.


    04- Sim, pois relata todos os acontecimentos que ocorrem com vários adolescentes da escola, baseando-se em fatos reais.

    05- É possível que o filme Elefante tenha uma passagem discreta pelo grande público, não raro encontrando detratores pelo caminho. O filme sem dúvida alguma assusta, mas sua verdadeira contribuição é de ordem construtiva, e a construção em jogo é o sentimento de uma geração (com seu modo particular de percepção do tempo, com sua não-historicidade, com seu universo simbólico multifacetado).
    06- O filme Elefante se passa numa high school como outra qualquer. Ao não citar local nem data adquirem uma dimensão importantíssima, que não reduz o problema a nenhuma ordem social específica, a nenhum contexto específico. Na cena no quarto de Alex, um dos dois garotos responsáveis pelos tiros, esclarece-se a postura essencial de Gus Van Sant perante o tema: enquanto Alex toca Beethoven no piano, a câmera gira 360º mostrando tudo que está à volta dele, todo o universo multicultural e multicolorido que o circunda: videogames, quadros e desenhos na parede (um deles, um elefante), roupas espalhadas, televisão.
    07- O filme Elefante, não trata de reproduzir o incidente em Columbine, não se trata de cobrir jornalisticamente o massacre. Trata-se de penetrar num determinado universo munido de sentidos aguçados – e nele transitar com puras impressões.

    ResponderExcluir
  131. 1- o nome elefante se refere a dimensão dos problemas que pessoas causam a outras que é tão grande quanto o tamanho de um elefante.

    2- revoltas, bullying, violência, opção sexual, homofobia, timidez.

    3-O filme retrata adolescentes que não tem uma idéia formada do que realmente querem para suas vidas,apontando situações como o preconceito presente nas escolas,jovens revoltados com os seus colegas de escola,justamente por conta da indiferença com que são tratados.

    4- sim, pois o filme é o espelho de vários acontecimentos da sociedade.

    5-O filme tem poder de conscientizar as pessoas a não tomarem as mesmas atitudes dos personagens.

    6- Imagens principais: o colégio e os alunos; O filme tem a duração de 81min é como se passasse tudo em câmera lenta, pouca iluminação mas compreensível som é lento, talvez seja para dar a sensação de algo real.

    7- Os pais devem prestar um pouco mais de atenção nos filhos. Não é por que um algo não está sendo problemático agora, que não poderá o ser no futuro.
    Nome :Ana Beatriz Nº:5 3ºMM

    ResponderExcluir
  132. 1- o nome elefante se dá em relação ao tamanho do problema que parece não ser visto pela sociedade.

    2- revoltas, bullying, violência, opção sexual, homofobia.

    3- o filme retrata a realidade de escolas do mundo inteiro, pais pouco participativos na vida de seus filhos m geral. É uma historia baseada em fatos reais de uma das maiores tragédia de todos os tempos.

    4- sim o autor se baseou em uma historia real para mostrar o que aconteceu nos dias d hoje na sociedade.

    5- retrata o mal comportamento dos alunos de uma escola que ao assistirem um filme sobre Nazismo e ao invés de levar como conscientização, fizeram ao contrário, seguiram todos os procedimentos que se passava dando ao inicio de um grande massacre.

    6- Imagens principais: o colégio e os alunos; O filme tem a duração de 81min mas quando passa assistir é como se passasse tudo em câmera lenta, a iluminação é pouca mas compreensível e o som é lento, talvez seja para mostrar detalhadamente o que realmente aconteceu ou para a melhor compreensão e para passar a sensação de algo realmente real.

    7- principalmente a atenção e o apoio dos pais e familiares.
    Nome:Lisandra nº:28 3ºMF

    ResponderExcluir
  133. SIMONE GABRIELA FERREIRA DOS SANTOS N°: 39 3°MM

    1) O título se dá ao fato de que na adolescência os problemas são encarados de forma mais complexa do que realmente são. Sendo tratados de forma mais delicada afim de não os tornar ainda maiores como á um elefante.
    2)O jovens e o drama na escolha de sua orientação sexual, hostilidade, repressão e preconceito. Sempre ocasionando em um transtorno psicológico levado até o climax do filme, que foi a chacina.
    3)O filme mostra o ambiente social do jovens vividos na escola, a divisão dos grupos, a exclusão de alguns destes, levando muitas vezes a repressão consequentemente um distúrbio psicológico. Destacando sempre a questão do bulling.
    4)Sim, ele evidencia muito o ambiente social dos jovens. Vividos a maior parte do tempo na escola, como se interagem, os problemas vividos na adolescência, etc.
    5)O filme denúncia o bulling, e por isso da sua posição moral em relação ao repeito mútuo com relação ás diferenças. Muitas vezes, desrespeitada em ambientes escolares como mostrados no filme.
    6)A cena em que se desenrola a chacina, particularmente é bem forte e dá mais ênfase a trama.
    7) As escolas devem assumir uma postura de apoio e denunciar esse tipo agressão psicológica que querendo ou não influência na vida emocional das pessoas podendo causar danos irreparáveis a este indivíduo. Ocasionando em tragédias como a retratada no filme.

    ResponderExcluir
  134. Robson Barbosa da Silva N:34 / 3"MI"

    1- O termo elefante faz alusão ao tamanho do animal, que no filme pode ser avaliado como um grande problema onde as pessoas não dão atenção, sendo algo de larga proporção e que se passa despercebido.

    2- São vários os problemas relatados no filme e ao assistir o filme você pode perceber como eles estão relacionados diretamente como o bullying, violência, homossexualismo, bulimia entre outros.


    3- Em minha percepção o filme trata de algo real e delicado, retratando um fenômeno de violência que acontece em diferentes cantos do mundo, mostrando como formas de agir deixam uma sociedade doente a ponto de levar a essa tragédia final relatada no filme. Sendo baseada de forma real mostrando até que ponto as coisas podem chegar se não houver uma nova forma de lidar com o problema.

    4- Sim o filme é verdadeiro não é atoa que é baseado em fatos reais.


    5- A postura moral do filme é uma postura de alerta, uma postura de crítica. Relatando fatos reais para dar uma ideia de que ponto atitudes que são tidas como brincadeiras podem causar graves consequências, causando tragédias.

    6- Tudo é mostrado de forma para que se possa analisar cuidadosamente, câmera parece que é lenta iluminação fraca na maioria das vezes pode-se ver as pessoas andando por trás é como se fosse para acompanhar a trajetória de determinada personagem.

    7- O processo formativo do ser humano, em casa os que vem dos pais a proposta pedagógica da escola , uma maior repressão aos que praticam o bullyng.

    ResponderExcluir
  135. Rodrigo neves alves N°38 3°MF

    1- é uma parabola antiga, quer dizer que o problema está na sua frente e você não vê, só quando a tragedia acontece

    2- violencia, bullying, homosexualidade, bulemia

    3-realidade das escolas de ensino médio do mundo todo,agressoões entre os jovens,discriminação que acontece entre alunos

    4-o autor está mostrando como as coisas realmente acontece hoje em dia, a violencia nas escolas

    5-mostrar como muitos alunos se comportam nas escolas,é melhor pensar antes de fazer alguma brincadeira de mal gosto com algumas pessoas, mostrar para o mundo como as coisas estão precisando de ajuda, de mais atenção dos governos, abrir os olhos das pessoas a não fazer a mesma coisa.

    6-o filme é bem lento, tem personagens que mal falam, pouca iluminação,o filme prende a nossa atenção

    7-Os pais precisam se preocupar mais com a vida do filho, ir a escola regularmente, converssar sempre sobre todos os assuntos, o governo tem que investir MUITO na segurança

    ResponderExcluir
  136. Lais alves nº 23 3ºM

    01) Trata o tamanho do problema causado pelas pessoas, "uma juventude totalmente perdida quanto a seus propósitos e que não pensa nas consequências". E também faz menção a uma antiga parábola budista e significa que o problema existe, mas não conseguimos compreende-lo em sua totalidade ou apenas o ignoramos até que ele se apresente de uma maneira mais trágica.
    02) Bullying nas escolas, violências, preconceitos, liberdade sexual, agressões físicas, anorexias e etc.
    03)O filme de uma certa forma passa a realidade que acontece nas escolas , pessoas que não se importam com a opinião dos outros,preconceituosas, que praticam bullying. E nem sempre os grandes problemas são auqueles que estão em evidencia.
    04)Sim. O autor do filme mostrou em fatos reais o que realmente acontece na sociedade, mostrando vários pontos de vista.
    5) A postura do filme é retratar o mal comportamento dos alunos de uma escola High School que ao assistirem um filme sobre Nazismo e ao invés de levar como conscientização, fizeram ao contrário, seguiram todos os procedimentos que se passava dando ao inicio de um grande massacre. No final mostra os reflexos de uma sociedade preconceituosa e oque ela pode gerar.
    06) Imagens principais: o colégio e os alunos; O filme é como se passasse tudo em câmera lenta, a iluminação é pouca mas compreensível e o som é lento, talvez seja para mostrar detalhadamente o que realmente aconteceu ,para a melhor compreensão e o silencio faz com que as cenas pareçam mais longas, transmitindo medo.

    07)Evitando constragimentos nas escola, reipeitando as idéias dos outros.

    ResponderExcluir
  137. Nome: Aline Marinho Firmo / Numero:04
    Serie/Turma: 3°"MM"

    QUESTÕES

    (01) O título do filme elefante vem da parábola cada cego afirma convictamente que compreende a natureza do animal com base tão somente na parte que lhe chega ao tato ninguém vê ou sente o objeto na sua totalidade, mais todos arriscam um palpite totalizante e naturalmente equivocado, ou seja, significa que nós só enxergamos os problemas quando ele está a ponto de destruir algo ou alguém ou até mesmo quando ele esta enorme, ou seja, nós esperamos ele estourar para que vejamos o risco enorme que causa nas pessoas e no ambiente deixamos criar uma bola de neve a ponto de explodir uma questão que podia ser controlada mais nao foi porque esperarmos o elefante se movimenta causando todo o estrago primeiro se antes pensássemos em resolver antes de tudo ocorrer.
    (02) Liberdade sexual de se expressar em relação a sua opção sexual seu modo de agir pensar falar sentir, direitos, preconceitos de cor aparência física classe social etc. agressões físicas, verbais, depressões psicológicas, bulimia, anorexia, homofobia e o principal deles o bullying.
    (3) O filme mostra a realidade que estamos vivenciando hoje em dia que é o bullying não só no Brasil mas como no mundo inteiro. Nas escolas é aonde isso ocorre com mais frequência sendo assim onde ocorre as piores tragédias.
    (4) Sim. Pois nos mostra a realidade que infelizmente está acontecendo em nossa sociedade...
    (5) Dramática. Pois apresenta uma atitude de revolta de dois jovens que provoca uma das maiores tragédias dos EUA.
    (6) As mortes de muitas pessoas inocentes...
    o filme tem duração de aproximadamente 82:00 minutos, a iluminação é ótima, o ângulo da câmera da um ar de suspense que deixa o filme interessante, o som é meio lento mas é compreensível, mas tudo passa meio que em câmera lenta, talvez para dar melhor compreensão do filme...
    (7) Os pais devem conversar e conscientizar seus filhos desde de criança , para que eles possam respeitar e aceitar as diferenças que existem em cada um...

    ResponderExcluir
  138. Mateus brasil/ Nº32/ 3ºMF

    1)trata de um plobema grande social,assim como o preconceito,o bullyng, entre outros, esses são os temas abordados no filme.
    2) Os principais temas abordados no filme são bullying, violência, preconceito e vingança.
    3)Mostra a realidade de hoje,como a violência esta cada vez mais visível nas escolas,mostra que os jovens de hoje estão mais influenciados com a violência.
    4) Sim, por que mostrar de fato o que acontece muito nas escola, na sociedade, enfim, em todos os lugares.
    05. Que o bullying é uma coisa muito séria, e que pode gerar violência ou uma grande tragédia.

    6)o filme se passa em um ambiente um tanto escuro, isso cria um ambiente de suspense/ terror e nos ajuda a entender como os "rejeitados pela sociedade" enxergam as coisas.

    7-Alem de concientizar as pessoas de que o bulling é algo muito prejudicial, poderia fazer campanhas contra esse tipo de coisa,conscientizando as pessoas de que isso não leva a lugar nenhum,e que só ocorre tragédias.

    ResponderExcluir
  139. Mario Lopes dos Santos Filho N°31 3°MF

    01) Qual significado do termo “elefante”, título do filme?

    R - De acordo com Van Sant, esse título se refere a uma antiga parábola budista sobre um grupo de cegos examinando diferentes partes de um elefante. Nessa parábola, cada cego afirmava convictamente que compreende a natureza do animal com base não somente na parte que lhe chega ao tato. Ninguém vê ou sente o objeto na sua totalidade, mas todos arriscam um palpite totalizante – e, naturalmente, equivocado

    02) Quais os principais temas abordados no filme?

    R - Sexualidade, bulling, violência, bulimia, preconceito, direitos e deveres.

    03) Escreva sobre a sua percepção em relação ao filme.

    R- O filme "Elefante" mostra a realidade em que acontece em varias escolas do mundo. O filme retrata, a facilidade da compra de armas letais por jovens, a prática do homossexualismo em escolas, transtornos mentais e a pratica do bulling.

    04) O filme é honesto e verdadeiro com sua própria posição?

    R - Sim... Todos sabemos que esses tipos de acontecimentos ocorrem em escolas. Esse filme é baseado em fatos em que muitas pessoas vivem ou já viveram.

    05) Qual é a postura moral do filme?

    R - É uma postura dramática e violenta. Muitas pessoas que assistiram esse filme devem esta em alerta porque não é só um filme, e sim, uma realidade que o mundo vive.

    06) Quais são as imagens principais do filme? Existe algo interessante em relação à iluminação, ângulos de câmera, som e o tempo que reforçaria um tema em particular?

    R - No filme, o foco principal são nos alunos e na escola. Ao decorrer do filme, algumas cenas passam em slow motion que da um clima de estranhamento, tensão e tempo de duração prolongado.

    07) O que a sociedade pode fazer para que tal fato “massacre”, não ocorra novamente?

    R - Incluam leis que restringem o uso de armas de fogo, campanhas sobre os principais fatores do bulling, educação aplicada pelos pais castigos severos para quem inflige as leis.

    ResponderExcluir
  140. NOME:JEAN ANTONIO / N°:16 / serie e turma:3°MF


    1- quer de uma maneira dar sentido ao enorme problema social e psicologico que é o bullyng.

    2- alem do bullyng, ele aborda a questao psico-social das pessoas em relaçao ao seu proximo, o modo como elas se tratam e tambem o preconceito.

    3- mostra de uma forma geral a violencia para com o proximo, principalmente nas escolas onde os alunos vao para alem de estudar adquirir sua personalidade, e por estarem ainda buscando suas proprias personalidades sao influenciados por um e outro e por isso crimes ediondos acabam acontecendo por nao terem a capacidade de dissernir o que é certo do errado, até por serem jovens e as consequencia nem sempre sao firmes como deveriam ser.

    4- sim, pois mostra nada mais do que a realidade como é na vida e em todo canto.

    5- mostrar o grande problema social que acaba acontecendo em pleno seculo 21, que ao invés de tomarem consciencia desse enorme "elefante" continuam á usar de pouca inteligencia com os chamados pré-conceitos com a sociedade.

    6- sua principal cena é quando os alunos se revoltam e comentem um atentado, as imagens dos angulos filmados passam com clareza e emoçao as açoes dos alunos e o sentimento de repudio para com as imagens do filme.

    7- mais conscientizaçao seria a palavra certa, existem pessoas que nao tem o real conhecimento de suas atitudes.

    ResponderExcluir
  141. FELIPE FERREIRA N:10 3MM

    1-O título elefante faz menção a uma antiga parábola budista e significa que o problema existe, mas não conseguimos compreende-lo em sua totalidade ou apenas o ignoramos.

    2-Os principais temas abordados são bullying, violência e preconceito.

    3-Relata o que está acontecendo. nas escolas em relação ao bullying.

    4- sim ele é honesto.

    5-A cena em que os alunos se revoltam e cometem o atentado.

    6- Na minha opinião principal cena , aquela que eles entram armados na escolaom pouca iluminação e som meiodevagar , quase nada de trilha sonora.

    7-Os pais devem dar uma assistencia aos filhos junto com escola, saber o que ta acontecendo com ele , melhor dizendo acompanhar sua vida escolar>

    7-

    ResponderExcluir
  142. Nayara Barbara Nº37 3°MF

    1.O nome faz referência a uma parábola budista na qual vários cegos tocam um elefante, e cada um o descreve de acordo com a parte que tocou: a pata, a cauda, a orelha ou a romba. Mas nenhum é capaz de imaginar o animal em sua totalidade. A nós, é mostrada a “visão” de todos os cegos (uma de cada vez) da parábola, sendo assim, possível tirar nossas próprias conclusões e entender melhor o elefante. Pois, quando se tem a visão de um só dos lados da história, não é possível compreender o que está acontecendo nem o porquê. Também outra interpretação para este título é a história do elefante instalado na sala de estar que só é notado quando o estrago chega a proporções maiores do que o suportável. Mas o próprio diretor disse que o seu filme está mais para a primeira interpretação do que a para a segunda, mas não que esta última esteja errada.

    2.Bullying, bulinia, anorexia, homofobia ,violência, preconceito e vingança.

    3.A percepção que eu tive do filme é a de que os grandes problemas nem sempre são aqueles que estão em evidencia. O grande problema está nos pequenos atos de preconceito que muitos jovens e crianças hoje sofrem com relação às escolhas que faz.
    4.Em nenhum momento o autor entra em conflito com os responsáveis pelos massacres, ele simplesmente mostra os dois lados, sendo assim, deixando quem está assistindo formar sua própria opinião.
    5.A postura do filme é retratar o mal comportamento dos alunos de uma escola que ao assistirem um filme sobre Nazismo e ao invés de levar como conscientização, fizeram ao contrário, seguiram todos os procedimentos que se passava dando ao inicio de um grande massacre.
    6.As cenas principais do filme, são durante as mortes, pois mostram o prazer que o assassinos sentiam em matar as pessoas.
    7.Deve primeiramente haver o diálogos em casae na escola. Os dois juntos devem dar atenção à problemas recorrentes que muitas vezes são deixados de lado. Se as crianças e os jovens tiverem apoio, orientação e um direcionamento sobre essas situações problemas vão conseguir se portar psicologicamente e haverá consequentemente menos preconceitos e conflitos.

    ResponderExcluir
  143. 1)O termo "elefante" quer significar que há um problema onde niguém consegue ver.
    2)Os principais são Bullying e o preconceito.
    3)O filme retrata o que cada pessoa demonstra em relação ao preconceito.Pois além de muita pressão eles chegam a machucar ou até mesmo matar as outras pessoas.
    4)Sim,pois ele é honesto e verdadeiro ao máximo pois,ele mostra a realidade dos aspectos sociais diferenciados.
    5)Mostra realidade do Bullynig de hoje em dia que em quanto não for tomado as providencias isso pode-se chegar a morte.
    6)As principais imagens são:-Os alunos e o colégio.A iluminação dava um ar de anciedade do que poderia acontecer em seguida juntamete com a camera,pois não mudava de angulo.
    7)A melhor solução e ter dos apoio dos pais,pois a educação vem de casa.é além disso se as previdencias não forem tomadas nesses alunos podem chegar a machucar as outras pessoas ou até levar a morte de quem não tem nada haver.

    micaelle miranda n.29 3MI

    ResponderExcluir
  144. Isadora Lima/ n°16 /3°MM
    1) Refere-se a facilidade de se ignorar um elefante, apesar do seu tamanho. Abrangendo problemas sociais.
    2) Liberdade de expressão, violência , bulling, sexualidade e etc.
    3) Liberdade de se expressar em relação a sua opção sexual, seu modo de agir, pensar, falar, sentir, direitos, preconceitos raciais, aparência física, classe social. O filme mostra um fato que realmente aconteceu e que infelizmente acontece até hoje, pessoas agindo a base da maldade, preocupando-se apenas consigo.
    4) Sim, pois o que está sendo retratado no filme é o que realmente acontece. Retrata uma realidade de acontecimentos preocupantes de aspectos sociais diferenciados.
    5) É a de demonstrar o alto indice de discriminaçao nas escolas de hoje, retratar o mal comportamento dos alunos de uma escola High School. Tendo uma moral dramática.
    6) Os dois jovens assistindo e discutindo sobre as ideias nazistas, isso respondeu o motivo pelo qual os garotos realizaram tal matança.O sincronismo de ações realizado pelo diretor teve papel fundamental para a cronologia.
    7) A sociedade deve se conscientizar de que muitos sofrem por bullying, e vários preconceitos e muitas vezes pela pressão psicológica elas acabam se calando, guardando sua dor e seu sofrimento para si. Os pais deveriam conversar mais com os filhos sobre os conflitos que ocorrem dentro de uma escola, ensinando a eles que existem outras maneiras para resolver os conflitos. E o Estado deveria lançar campanhas de conscientização sobre o bullying na escolas.

    ResponderExcluir
  145. 1)O título elefante se refere aos problemas sociais , como algo que é enorme que necessita de cuidados e quase ninguém dá essa atenção.
    2)A adolescência, Bullying,sexualidade no geral e consequentemente a violência.
    3)O filme nos mostra os problemas de pequeno porte , porém de grande influência, ainda mais quando se retrata algo que acontece nos dias de hoje como o preconceito ,o desrespeito ao próximo, a violência entre outros fatores que deveríamos dar mais atenção.
    4)Sim.O autor apenas quis retratar os problemas da realidade mostrando a visão de cada um.
    5)Mostrar os problemas sociais de outra forma, e como o nosso dia-a-dia é bem influenciado por esses.
    6)Momentos em que câmera retrata expressões faciais ,a ordem cronológica também ficou bem interessante, dando um aspecto mais real.
    7)A sociedade precisa saber educar as novas gerações,comunicação, informação e principalmente conscientização é praticamente tudo para uma melhor relação em sociedade.

    Ariana de C.Vieira número: 06 Turma: 3MD

    ResponderExcluir
  146. 1-Pode se dizer que é o que cada um compreende, diferenciademente de outros, podemos da o exemplo de que as pessoas só procuram soluções para os problemas quando eles já estão em um mponto critico e muitas vezes ficamos esperamos esses problemas "estorarem" para vez qual as consequencias dele, e no ambiente deixamos criar uma bola de neve a ponto de explodir uma questão que podia ser controlada mais nao foi porque esperarmos o elefante se movimenta causando todo o estrago primeiro se antes pensássemos em resolver antes de tudo ocorrer.
    2-Liberadade de expressão, liberade sexual, preconceitos socias, racias e fisicos, depressões e em destaque o bullying.
    3- O filme é bom retrata um pouco da realidade nas escoals amreicanas,mas de uma maneira sutil. E outra coisa interresante é que ele não mostra o motivo o qual os garotos fazem aquilo, deixando um reflexão pessoal,outra coisa bem legal é que a história é vista de vários ângulos, e as cenas se repetem, mas cada vez com o ponto de vista de um aluno diferente.
    4-Sim, pois relata a realidade que estamos vinvenciando hoje em dia.
    5-A postura pode ser que nós temos que solucionar os problemas o quanto mas rapido antes que chegue em um estágio onde nao tenha mas solução, e nesse filme criou-se uma "bola de neve onde acabou ce expludindo", e causando uma das maiores tragédias do EUA.
    6-Mortes de varias pessoas que nao tem nada a ver com a situtação,as câmeras acompanham os garotos com sensibilidade de lhes permitirem espaço, naturalidade, tempo.
    7-A sociedade nem tanto, mas a família pode exercer um papel fundamental, pois havendo o dialogo dos pais com os filhos será muito imporntante, porque as pessoas tem que aceitar desde cedo a lidar com as diferenças das outras pessoas, gostando ou não.

    Edson Júnio 3°MF N°:08

    ResponderExcluir
  147. O filme mostra uma historia bem comovente
    De alunos que sofrem de Bulling, e a escola e seus profissionais nem se importam em ajudá-los, por conta dessa rejeição que esses alunos sofrem ,resolveram comprar armas pela internet , e dizerem que iam matar todos que vissem pela frente
    Esse filme mostra o quanto muitas vezes a sociedade tem sido egoísta ,
    e que as vezes podem fazer algo para mudar as coisas em volta do nosso
    País, ou ate mesmo em nossa cidade, mas nem se quer dão a importância as outras pessoas e acontecimentos ao seu redor.



    thyago santos
    3°mm

    n°42

    ResponderExcluir
  148. Amanda Sthefany 3º MF

    1)O tema trata de uma coisa grande,assim como o preconceito,o tema abordado no filme.

    2)alem do bullyng, ele aborda a questao psico-social das pessoas em relaçao ao seu proximo.

    3)O filme relata fatos reais, acontecimentos do dia de hoje que tem afetado muito a nossa população principalmente nas escolas com o preconceito em todas as áreas mais especifico o bullyng.

    4)O autor está mostrando como as coisas realmente acontece hoje em dia, a violencia nas escolas.

    5)Concientização a não praticar o ato do bullying.

    6)As principais imagens do filme são quando Jared e seu amigo conseguem facilmente comprar uma arma, a tal que usam para exterminar as pessoas na escola. Outra imagem é de quando estão assistindo um tipo de documentario sobre os nazistas e ao invés de serem contra acabam fazendo meio que o mesmo. A iluminação parece ser bem natural, ja o angulo da camera nos faz ver como se fosse a visão dos proprios atores.

    7)Simples atitudes, como reparar um problema e tentar resolvê-lo, conversando, aconselhando, e claro, respeitar as escolhas de cada um, todos temos liberdade, respeitando uns aos outros.

    ResponderExcluir
  149. Natália Ivana nº36 - 3ºMF

    01)O termo "elefante", título do filme, tem o significado relacionado a uma comparação do tamanho de certo problema onde não há uma atenção voltada ao mesmo.
    02)O tema principal abordado pelo filme é o bullying mas põe em discussão preconceitos em geral, violência, bulimia, liberdade sexual...
    03)O filme retrata a realidade em si presente nas escolas de hoje. Problemas causados pela intolerância de certas pessoas para com as outras devido as diferenças, sejam elas sociais, raciais, culturais, sexuais.
    04)Sim, relata fielmente o que se passa em dias atuais, a realidade nua e crua de uma sociedade que fecha os olhos para tal problema.
    05)Uma maneira de abrir os olhos de todos, mostrando que de alguma forma podemos contribuir para a solução desse problema que nos afeta cada vez mais.
    06)Quando o massacre acontece. O que impressiona é a violência e frieza dos adolescentes. A filmagem é de tamanha naturalidade nos dando a impressão de realidade.
    07)Acima de tudo aprender a respeitar qualquer diferença e ter uma visão mais ampla voltada aos jovens que realmente precisam de atenção e cuidado.

    ResponderExcluir
  150. ALEXA PIAZZI nº: o1 , 3ºMI
    o1)O nome elefante é utilizado para representar o tamanho do problema social que existe na escola,e não só na escola.
    o2)Preconceito racial e social,homossexualidade,anorexia,bullyng.
    o3)A realidade dos colégios americanos,mas que também ocorrem em nossas escolas do Brasil.Muito preconceito social,descriminações contra homossexuais e os chamados "nerds",racismo. A falta da liberdade de expressão. Mostra um fato que ocorreu e ao mesmo tempo uma realidade que vivemos sem perceber.
    o4)Sim.Tudo o que é mostrado no filme vêm acontecendo,todo o problema social é real.
    o5)A moral é dramática,com intenção de demonstrar quanta descriminação há entre os alunos de uma High School.
    o6)A cena final é uma das imagens principais,e a cena dos dois jovens assistindo ao documentário sobre o nazismo,a cena que vêm logo a seguir da interação dos mesmos com as armas,tudo mostra o que os levou a cometer a ato final.Também o modo como o filme mostra a mesma cena diversas vezes,mas de ângulos diferentes,como cada pessoa estava vendo.
    o7)A sociedade em geral já vêm mobilizando campanhas contra o bullyng.Que têm sido muito falado nas novelas,em reportagens,na internet.E também cabe aos pais conversarem mais com seus respectivos filhos sobre o que acontece em suas vidas escolares.Entender seus problemas e aconselha-los sobre o que deve ser feito,e claro nunca ensina-los a usar violência para resolver as desavenças.

    ResponderExcluir
  151. ANA PAULA DOS SANTOS VIEIRA//N° ‘’2’’// //3MF//

    1)O termo elefante faz alusão ao tamanho do animal, que no filme pode ser avaliado como um grande problema onde as pessoas não dão atenção, sendo algo de larga proporção e que se passa despercebido, sendo igual ao bullyng.
    2) )O jovens e o drama na escolha de sua orientação sexual, hostilidade, repressão e preconceito. Sempre ocasionando em um transtorno psicológico levado até o climax do filme, que foi a chacina
    3) o filme retrata a realidade de escolas do mundo inteiro, pais pouco participativos na vida de seus filhos m geral. É uma historia baseada em fatos reais de uma das maiores tragédia de todos os tempos
    4) sim, pois o filme é o espelho de vários acontecimentos da sociedade
    5) É possível que o filme Elefante tenha uma passagem discreta pelo grande público, não raro encontrando detratores pelo caminho. O filme sem dúvida alguma assusta, mas sua verdadeira contribuição é de ordem construtiva, e a construção em jogo é o sentimento de uma geração (com seu modo particular de percepção do tempo, com sua não-historicidade, com seu universo simbólico multifacetado).
    6) O filme Elefante se passa numa high school como outra qualquer. Ao não citar local nem data adquirem uma dimensão importantíssima, que não reduz o problema a nenhuma ordem social específica, a nenhum contexto específico. Na cena no quarto de Alex, um dos dois garotos responsáveis pelos tiros, esclarece-se a postura essencial de Gus Van Sant perante o tema: enquanto Alex toca Beethoven no piano,a câmera gira 360º mostrando tudo que está à volta dele, todo o universo multicultural e multicolorido que o circunda: videogames, quadros e desenhos na parede (um deles, um elefante), roupas espalhadas, televisão.
    7)O filme Elefante, não trata de reproduzir o incidente em Columbine, não se trata de cobrir jornalisticamente o massacre. Trata-se de penetrar num determinado universo munido de sentidos aguçados – e nele transitar com puras impressões.

    ResponderExcluir
  152. FELIPE BITTENCOURT RODRIGUES 3ºMI Nº12
    MATUTINO


    01) ''elefante'' relata o tamanho do problema que esta no dia a dia das pessoas e elas não vêem.


    02)Bullying, violências, preconceitos etc.

    03)O filme relata o que esta acontecendo nas escolas, o bullying que vem atrapalhando a vida de muitos estudantes e as vezes provocando reações demonstradas no filme.


    04)Sim, Baseado em fatos reais o filme mostra o cotidiano dos alunos em uma escola.

    05) A moral do filme baseasse em mostrar o qual sério esta sendo esse problema de bullying nas escolas.

    06) Quando eles entram armados na escola, parecendo que estavam indo para uma guerra e que não podiam perder.

    07) Devemos sempre esta aberto a novidades e não descriminar as pessoas, com isso tudo da certo.

    ResponderExcluir
  153. ROGER CÓRDOVA MEDEIRO GOMES 3ºMC Nº39


    1)''elefante'' diz que há um problema bem, grande difícil de se resolver,e de se controlar.

    2)Preconceitos, violência,tudo ligado a pratica de bullying.

    3)O filme retrata como os alunos tem sofrido com as praticas de bullying,que acarreta uma serie de ações e reações, como a serie de assassinatos mostrada no filme.

    4)Sim, apenas um retrato da realidade, até porque estamos cansados de ver mortes em serie, tanto no Brasil como no exterior.

    5)O filme alem de conscientizar os jovens, mostra a ação e reação e o sofrimento do outro lado da moeda.

    6)O filme acaba acontecendo em partes escuras da escola , para mostrar a exclusão que os ''não populares'' sofrem, e o medo que tem de receber criticas dos demais.A visão de varias vezes a mesma cena , mas com protagonistas diferentes mostra o outro lado da moeda, de quem sofre bullying e de quem o pratica.

    7)Antes da solução temos que identificar o problema, entender o que leva um aluno a criticar o outro,a machucar o outro , a partir dai podemos tirar uma solução adequada, como por exemplo campanhas, dinâmicas de grupo para que ocorra a interação dos alunos reduzindo assim os problemas que possam haver entre eles,acompanhamento direto dos pais.

    ResponderExcluir
  154. Bruno Cerqueira da Silva 3°MI N° 05
    01-Significa o tamanho do problema, mas que parece tao inofensivo que nem dão atenção, e quando vão ver é maior do que se espera;

    02-Bullyng, violência , preconceito,sexualidade, educação,transtornos etc.

    03-O filme mostra como se origina e até onde vai um problema que no começo parece sem grandes pretensões mas no final causa grande tragédias;

    04-Sim, pois mostra de uma maneira realista os problemas que são vividos na sociedade atual.

    05-Protestar de maneira indireta o que tem acontecido com grande parte dos jovens do planeta, e tentar conscientizar o público atingido de maneira fácil e inteligente;

    06-As imagens da tragédia,existe os efeitos sonoros que causam de uma forma espontânea naturalidade e originalidade ao filme, com o objetivo de mostrar a mensagem principal.

    07-Os pais dialogar com os filhos, a escola verificar constantemente sobre grupos preconceituosos, enfim,ter uma certa fiscalização contra esses problemas sociais.

    ResponderExcluir
  155. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  156. )o tamanho do sofrimento sofrido pelos jovens.
    2)bullying,racismo e preconceito.
    3)mostra a violencia nas escolas e como isso brincadeiras de mau gosto.
    4)mostra a vida hoje, baseado em fatos reais.
    5)jovens pode sim ser influênciado por um filme ou pela midia de modo geral
    6)como mostra o comportamento dos jovens.
    7)evitar ensinando desde cedo a respeitar o próximo não só em escola mais em casa no dia-dia.


    Gabriel George 3°MH N°10

    ResponderExcluir
  157. )o tamanho do sofrimento sofrido pelos jovens.
    2)bullying,racismo e preconceito.
    3)mostra a violencia nas escolas e como isso brincadeiras de mau gosto.
    4)mostra a vida hoje, baseado em fatos reais.
    5)jovens pode sim ser influênciado por um filme ou pela midia de modo geral
    6)como mostra o comportamento dos jovens.
    7)evitar ensinando desde cedo a respeitar o próximo não só em escola mais em casa no dia-dia.


    Gabriel George. 3°MH N°10

    ResponderExcluir
  158. 1)Refere-se a facilidade de se ignorar algo, apesar do seu tamanho.
    2)Bullying, violência, preconceito e vingança.
    3)Retrata o que acontece no ambiente escolar, até nas melhores escolas pode-se ver o bullying, que por muitas vezes acaba em tragédia.
    4)Sim, o filme é baseado em fatos reais, e mostra extamente como é o dia a dia em uma escola.
    5)Ensinar os jovens a não praticar o ato do bullying, que pode gerar uma tragédia.
    6)A tragédia, o modo como a iluminação ficou escuras, corredores escuros, pouco diálogo isso tudo ajudou para uma melhor compreensão.
    7)Uma boa educação, dada pelos pais e pela escola, investimento em segurança, investimento na area de fiscalizar a distribuição de armas.

    GLAUCO Nº 14 3º MO

    ResponderExcluir
  159. Thiago de Oliveira Dantas 3* MM

    01)"elefante", como o título do filme, tem um significado relacionado a obesidade, um dos motivos que são mais usados pelo preconceito.

    02)O tema principal abordado pelo filme é o bullying pois é abordado a maioria dos tipos de preconceitos causados nos diversos tipos de grupos sociais.

    03)O filme retrata a realidade presente nas escolas de hoje. Problemas causados pela ignorancia de certas pessoas para com as outras devido as diferenças, sejam elas sociais, raciais, culturais, sexuais.

    04)Sim, relata fielmente o que se passa em dias atuais, a realidade nua e crua de uma sociedade que fecha os olhos para tal problema.

    05)Uma maneira de mudar o modo como as pessoas olham o preconceito, mostrando que de alguma forma podemos contribuir para a solução desse problema que nos afeta cada vez mais.

    06)Quando o massacre acontece. O mais impressionante é a violência e a falta de sentimentos dos adolescentes. que nos mostra algo realmente real.

    07)Respeitando qualquer diferença e ter uma visão mais ampla voltada aos jovens que realmente precisam de atenção e cuidado.

    ResponderExcluir
  160. 1)Refere-se a facilidade de se ignorar um elefante, apesar do seu tamanho.
    2)Bullying, violência, preconceito e vingança.
    3)Retrata exatamente o que acontece no ambiente escolar, até nas melhores escolas pode-se ver o bullying, que por muitas vezes acaba em tragédia.
    4)Sim, o filme é baseado em fatos reais, e mostra extamente como é o dia a dia em uma escola.
    5)Concientiza os jovens a não praticar o ato do bullying.
    6)As mortes, o modo em que o filme foi filmado faz com que o filme seja intediante mas ao mesmo tempo interessante, prendendo a nossa atenção.
    7)Uma boa educação, dada pelos pais e pela escola, investimento em segurança para que alunos armados não entrem tão facilmente nas escolas.
    Nayara bárbara / nº 37 / 3ºmf

    ResponderExcluir